Partilhar
Partilhar em:

9 benefícios do jenipapo para a saúde

9 benefícios do jenipapo para a saúde

O jenipapo é uma árvore de fruto cujos frutos de sabor característico podem ser usados para beneficiar a saúde humana. A fruta, geralmente consumida com açúcar, pode ser usada em sucos, compotas, licores, xaropes, doces cristalizados ou vinhos. O jenipapo também é conhecido como jenipa ou janipapo e fornece nutrientes como o ferro e o cálcio e vitaminas do complexo B e C. Toda a planta pode ser aproveitada, sendo possível usar a raiz, a polpa, o suco ou a casca do jenipapo. Por possuir propriedades digestivas, laxantes e tônicas, o seu consumo é altamente recomendado. Continue lendo esse artigo e descubra os 9 benefícios do jenipapo para a saúde!

Também lhe pode interessar: Benefícios do aipo para a saúde

Apetite

Embora muita gente esteja procurando perder peso e queimar gordura, algumas pessoas têm dificuldade em ter vontade de comer. Um dos benefícios do jenipapo para a saúde é o seu poder estimulante de apetite, perfeito para quem tem um peso muito baixo.

O jenipapo também pode ser útil para quem está fazendo uma dieta hipercalórica para obter crescimento muscular (acompanhando, sempre, com exercícios de musculação), uma vez que ajuda a pessoa a comer todos os alimentos previstos para esse objetivo.

Gravidez

O jenipapo oferece, também, benefícios para mulheres grávidas. As gestantes podem sofrer com vômitos e náuseas, o que melhora com o suco desse fruto.

Se você está grávida e está tentando combater esse problema, prepare o suco do jenipapo e cozinhe-o até reduzir para metade. Em seguida, espere um pouquinho até amornar e tome uma colher de sopa a cada duas horas.

Gostaria de saber como aliviar as náuseas na gravidez? Acesse essas dicas!

Bronquite e asma

O jenipapo pode ser um poderoso aliado no combate da bronquite, sendo até usado em xaropes para essa condição. Se você sofre com bronquite, prepare um xarope com os seguintes ingredientes:

  • 3 jenipapos (cortados em pedacinhos)
  • 1 limão galego com casca (em pedacinhos)
  • 2 litros de água
  • Mel

Para fazer o xarope de jenipapo, coloque as frutas e a água em uma panela e cozinhe durante 40 minutos. Em seguida, desligue o fogo, deixe esfriar e junte o mel. reserve o xarope em um vidro esterilizado e tampado.

Para adultos, a dose indicada é de uma colher de sopa 2 - 3 vezes por dia. No caso das crianças, a dose recomendada é de uma colher de chá 2 - 3 vezes por dia. Este tratamento deve ser recomendado e acompanhado por um médico!

Se você ou alguém que você conhece sofre de asma, recomendo que confira esse artigo que ensina a curar a asma com remédios naturais.

Afrodisíaco

O suco do jenipapo pode ser usado para apimentar a vida íntima do casal, aumentando a libido e abrindo o apetite sexual.

Para beneficiar das propriedades afrodisíacas do jenipapo, coloque uma colher de chá de videira da punctura, uma colher de chá de mel, jenipapos a gosto e água no liquidificador. Bata até ficar homogêneo e tome uma vez ao dia.

Plaquetas do sangue

Outro dos principais benefícios do jenipapo para a saúde é o seu auxílio eficiente no controle das plaquetas do sangue, podendo ser usado por pessoas que estão sendo tratadas com quimioterapia. O tratamento pode diminuir o número dessas células, contribuindo para o aparecimento de coceira, feridas, vermelhidão ou sangramentos.

Nesse caso, a recomendação é de 2 copos de suco de jenipapo por dia, batido e coado antes do consumo.

Anemia

O jenipapo é um fruto que possui um alto teor de ferro (100 gramas possuem 3.6 mg). Isso faz com que o fruto seja perfeito para prevenir e tratar a anemia, embora não substitua o tratamento médico essencial para esta condição.

Dica: Confira esse artigo e descubra como se alimentar para curar a anemia.

Digestão

A quantidade de ferro que encontramos no jenipapo não apresenta apenas benefícios para a anemia, uma vez que também promove e o melhora o funcionamento do sistema digestivo. Dentro das suas propriedades, é possível encontrar a ação tônica, laxante e mesmo hepática!

Enterite crônica

Outro benefício do jenipapo para a saúde é seu auxílio aos pacientes que sofrem de enterite crônica, uma inflamação da mucosa do intestino delgado.

Para as pessoas diagnosticadas com esse problema, o ideal é consumir um copo de suco adoçado com mel diariamente.

Dica: Acesse esse artigo e descubra como tratar a enterite crônica.

Elefantíase

A filariose, também conhecida como elefantíase, é uma doença parasitária que provoca uma reação inflamatória nos vasos linfáticos, dilatando a perna afetada. Pessoas com elefantíase também podem aproveitar os benefícios do jenipapo para a saúde, uma vez que um copo de 200 ml do suco do fruto podem melhorar a sua condição.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 9 benefícios do jenipapo para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre 9 benefícios do jenipapo para a saúde

O que lhe pareceu o artigo?

9 benefícios do jenipapo para a saúde
1 de 2
9 benefícios do jenipapo para a saúde