Benefícios do caqui


O caqui é uma das frutas típicas da temporada de outono. Caracteriza-se pelo sabor doce, a polpa suculenta e a cor atraente. Também se destaca pelo alto valor nutritivo, já que consumir apenas uma unidade dessa fruta cobre as quantidades diárias de ferro, magnésio e cálcio que o organismo necessita.
Além disso, o caqui é rico em antioxidantes, o que ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas e a prevenir doenças degenerativas. Para saber mais sobre os benefícios do caqui e contraindicações para a saúde, recomendamos que continue lendo este artigo do umCOMO.
Propriedades do caqui
O nome científico desta fruta é Diospyros kaki, cujo significado é "fruta do fogo divino" e revela a importância do caqui no Oriente. Suas propriedades fazem com que seu consumo seja recomendado para atletas, jovens, idosos, gestantes ou mulheres em período de amamentação.
A composição do caqui varia conforme a espécie consumida, pois existem três variedades distintas dessa fruta. No entanto, todas contêm um alto teor de água (cerca de 80%). Aproximadamente 2,5% do peso total do caqui é de fibras, contribuindo para a melhoria da flora digestiva e evitando que o intestino reabsorva o colesterol.
Outra propriedade destacada do caqui é o alto teor de vitamina A, que auxilia na melhoria da visão e na formação de substâncias importantes para a pele, ossos e mucosas. Por isso, é uma fruta recomendada para crianças, gestantes e pessoas em tratamento com medicamentos.
Os caquis também são uma fonte rica em vitamina C, que participa da formação dos ossos e do colágeno, além de auxiliar no processo de absorção de ferro dos alimentos. Esta fruta contém quantidades significativas de potássio, que contribui para a geração do impulso nervoso e a atividade muscular, ajudando a prevenir cãibras.

Benefícios do caqui para a saúde
As propriedades nutricionais do caqui trazem vários benefícios à saúde, entre os quais estão:
- Melhoria do sistema imunológico: os caquis são uma excelente fonte de vitamina A e C, dois antioxidantes que ajudam a fortalecer as defesas naturais e a reduzir o risco de doenças;
- Combate à prisão de ventre: quando o caqui está maduro, seu consumo melhora o trânsito intestinal devido ao seu efeito laxante, pois diminui o teor de taninos;
- Proteção da saúde ocular: os caquis são ricos em zeaxantina e luteína, dois antioxidantes que ajudam a prevenir a perda de visão associada à degeneração relacionada à idade;
- Cuidado com o sistema cardiovascular: seu alto teor de fibras e potássio ajuda a reduzir a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas;
- Prevenção da anemia: o consumo de caquis ajuda a prevenir a anemia devido ao seu alto teor de ferro;
- Melhora a aparência da pele e do cabelo: essa fruta é rica em vitamina C, que favorece a formação de colágeno;
- Ajuda na perda de peso: as fibras presentes nos caquis dissolvem-se em água e criam um tipo de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e prolongando a sensação de saciedade ao longo do dia. Dessa forma, ajuda a controlar a fome, reduzindo a ingestão de alimentos e, consequentemente, promovendo a perda de peso.
Como comer caqui para aproveitar os melhores benefícios
Para aproveitar os benefícios dos caquis, é importante consumir uma quantidade adequada dessa fruta. Embora não haja uma quantidade diária exata recomendada, é fundamental lembrar que a recomendação mínima de frutas diárias varia entre 2 e 3 porções, o que equivaleria a aproximadamente entre 160 e 240 gramas de caqui.
Os caquis podem ser consumidos frescos ou utilizados em uma grande variedade de receitas, como em saladas, sorvetes, sucos, geleias e tortas. Quer descobrir algumas receitas saudáveis com esta fruta? No umCOMO, ajudamos com a seguinte lista:
- Salada de rúcula com alface e caqui;
- Suco de caqui com capim-limão;
- Flan de caqui;
- Carpaccio de caqui com presunto ibérico, frutas secas e burrata;
- Suco de laranja, maçã e caqui;
- Salada de brócolis com maionese de caqui.

Contraindicações do caqui
As propriedades e os múltiplos benefícios do caqui fazem dessa fruta um alimento muito saudável e recomendado. No entanto, seu consumo deve ser moderado, especialmente em alguns casos devido a certas contraindicações:
- Diabéticos não devem comer caqui em excesso devido ao alto teor de açúcares da fruta. É fundamental consultarem um endocrinologista para saber se podem consumi-lo em cada caso específico;
- Por ser rico em potássio, o consumo de caqui deve ser controlado em pessoas com insuficiência renal;
- Aqueles que foram submetidos a uma cirurgia de úlcera estomacal também devem ter cuidado com o consumo de caqui, pois pode causar obstruções intestinais.
Agora que você já conhece as propriedades do caqui e seus benefícios, não perca estes artigos: "Como cozinhar batata doce" e "Como fazer abóbora assada".
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do caqui, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.