Arroz e saúde

Benefícios do arroz integral cateto

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 2 julho 2018
Benefícios do arroz integral cateto

O arroz integral de todos os tipos é muito mais saudável do que as versões refinadas, uma vez que quando o grão está branco significa que todos os seus nutrientes já foram removidos, sobrando apenas o carboidrato simples, que é pouco nutritivo e bastante calórico. Por isso, a versão integral é mais escura e quer dizer que passou por menos processos industriais. Entre os tipos integrais, o cateto é um deles. Saiba quais são os benefícios do arroz integral cateto com as informações que o umComo.com.br reuniu a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do arroz vermelho

Passos a seguir:

1

Os benefícios do arroz integral cateto são bastante parecidos com as vantagens que o grão integral possui de forma geral, seja ele o arroz integral normal, o vermelho, o negro ou o selvagem. O cateto se caracteriza principalmente por ser mais curto e arredondado do que as outras espécies do grão. Além disso, é uma versão mais calórica, uma vez que possui mais amido.

Benefícios do arroz integral cateto - Passo 1
2

Por conta disso, na hora de cozinhar precisa permanecer no fogo por um pouco mais de tempo e, assim, consegue ganhar uma textura bastante macia e cremosa. Devido a essa característica, é o tipo de arroz mais indicado para fazer risotos. Outra dica, que serve para todos os arrozes integrais é deixá-los de molho por algumas horas antes de entrar na panela para ser cozido. Dessa forma, o seu cozimento será menos demorado, o que ajuda ainda na economia de gás.

3

Na versão integral, o arroz cateto é rico em vitaminas do complexo B e minerais, entre eles, ferro, cálcio, magnésio e uma substância chamada orizanol, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, ajuda a reduzir as taxas do colesterol ruim do organismo e possui ainda efeito anti-inflamatório.

4

Além disso, o arroz cateto integral conta com alto teor de fibras, o que ajuda a saciar a fome por mais tempo, sendo um alimento muito importante no cardápio mesmo de quem deseja emagrecer. Por causa das fibras, esse alimento também ajuda o bom funcionamento do intestino, o que é importante a quem deve perder peso, mas também a todo mundo que quer ter uma melhor qualidade de vida.

5

O arroz cateto pode ser usado em todos os tipos de receitas, tanto nas doces quantas nas salgadas. Desse modo, pode ser cozido de forma simples e ser consumido com outros alimentos, ser preparado como risoto com vários sabores, além de entrar na receita de sopas, arroz de forno e mesmo ser usado para preparar arroz de leite e outras receitas deliciosas.

Benefícios do arroz integral cateto - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do arroz integral cateto, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Benefícios do arroz integral cateto