Benefícios da fruta

Quais os benefícios do caqui

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 12 dezembro 2019
Quais os benefícios do caqui
Imagem: linha42.com.br

O caqui é uma fruta apreciada por muitas pessoas devido ao seu sabor doce. Porém, além disso, é também fonte de nutrientes e, assim, as suas vantagens para o organismo são inúmeras. Dessa forma, o umComo.com.br vai mostrar quais os benefícios do caqui para a saúde.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios do noni

Passos a seguir:

1

Além de minerais, o caqui possui antioxidantes que, entre outros benefícios para a saúde, está o de neutralizar os radicais livres, evitando as chances de serem desenvolvidas doenças degenerativas, como o câncer, a catarata e a degeneração macular (que ocorre na retina).

2

Os radicais livres também são os responsáveis pelos danos nas células da pele, os quais estimulam o envelhecimento precoce. Porém, ao ingerir o caqui, o organismo vai receber mais antioxidantes e fitonutrientes, revertendo os efeitos dos radicais livres.

3

Para a saúde dos olhos, o caqui é um grande aliado porque possui alta concentração dos antioxidantes como as vitaminas A, C, K e zeaxantina, nutrientes esses que são fundamentais para a proteção dos olhos.

4

Para a prevenção do câncer, o caqui possui, além dos antioxidantes, os fitonutrientes, os quais protegem o organismo dos radicais livres, além de prevenir danos ao DNA. Uma vez que as células do DNA danificadas se tornam células cancerosas, essa fruta pode combater a doença.

5

O caqui é também rico em água, sendo constituído de 70 a 80% pelo líquido, além de ser fonte de proteínas, cálcio, ferro, potássio, fósforo e licopeno. Esse último é uma das substâncias anticancerígenas, além de ser anti-inflamatório, ambas as propriedades evitam doenças crônicas.

6

Quem deseja perder peso também ganha ao saber quais os benefícios do caqui, pois como se trata de uma fruta riquíssima em fibras e outros nutrientes, é uma ótima opção para um cardápio saudável e equilibrado que visa o emagrecimento.

Quais os benefícios do caqui - Passo 6
Imagem: natelinha.ne10.uol.com.br
7

Enquanto alimentos ricos em fibra saciam por mais tempo, o seu sabor doce desvia o desejo por doces. As fibras também são responsáveis pelo bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso, a fruta previne casos de constipação.

8

O caqui pode ainda combater resfriados e gripes, uma vez que possui vitaminas que fortalecem o sistema imunológico e assim reduzem as chances do corpo adoecer. As unhas, cabelos e ossos também se beneficiam com esta fruta, devido aos seus nutrientes.

9

Outra doença que a fruta previne e pode combater é o câncer de cólon, uma vez que ela funciona como um alimento desintoxicante, eliminando as substâncias tóxicas que se armazenam no cólon.

10

Algumas espécies de caqui também possuem tanino, substância essa que tem propriedades cicatrizante, antidiarreica, antisséptica e antioxidante. Por outro lado, também é antinutritivo, ou seja, reduz a capacidade de absorção de ferro. Por isso, a fruta não deve ser ingerida em excesso.

11

Além da fruta fresca, o caqui pode ser consumido de outras formas, como geleias e passas, além de integrar receitas de shakes, vitaminas, saladas de frutas e mesmo como recheio de panquecas.

Quais os benefícios do caqui - Passo 11
Imagem: marialopes-maria.blogspot.com
12

O caqui é uma fruta do outono e, no Brasil, as suas variedades mais conhecidas são o caqui Rama Forte, de coloração vermelha; caqui Taubaté, também avermelhado, mas menos gelatinoso; o caqui Giombo, chamado de chocolate, que é alaranjado e mais firme; e o caqui Fuyu.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do caqui, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: linha42.com.br
Imagem: natelinha.ne10.uol.com.br
Imagem: marialopes-maria.blogspot.com
1 de 3
Quais os benefícios do caqui