Pão na sua dieta

Quais são os benefícios do pão de centeio

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são os benefícios do pão de centeio
Imagem: blogs.glamour.es

O centeio é um cereal usado, entre muitos outros usos, para a elaboração de farinha que por sua vez é utilizada para fazer pão. Deste modo, o pão de centeio é de cor escura com um sabor relativamente amargo e de textura esponjosa. Além disso, é importante destacar que conta com uma grande quantidade de propriedades benéficas para o organismo, pelo que em umComo queremos explicar a você com maiores detalhes quais os benefícios do pão de centeio.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do palmito

Passos a seguir:

1

Do mesmo modo que o pão feito com o resto dos cereais, o pão de centeio representa uma contribuição de hidratos de carbono de liberação lenta, de modo que dá muita energia. Mas destaca-se que neste caso concreto também dá ao organismo nutrientes como as vitaminas E e B, o fósforo, o zinco ou o magnésio.

2

Um dos benefícios de maior destaque do pão de centeio é o fato de agir como laxante e ajudar a regular o trânsito intestinal, devido ao seu alto teor em fibra. Deste modo, será ideal para as pessoas com problemas de constipação.

3

Do mesmo modo, destaca-se que o pão de centeio diminui a absorção de açúcares simples, pelo que é aconselhável para as pessoas diabéticas. Se for o seu caso, neste outro artigo de umComo você encontrará o que comer se tem diabetes tipo 2.

4

Entre as propriedades do pão de centeio também é importante assinalar sua capacidade para controlar os níveis de colesterol no sangue, já que ajuda a eliminar o colesterol excedente através do intestino.

5

Por outro lado, o pão de centeio contribui para melhorar a circulação do sangue, devido ao ácido linoleico que contém. Do mesmo modo, ajuda a fortalecer e flexibilizar os vasos sanguíneos, pelo que será indicado em casos de hipertensão e doenças cardiovasculares.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do pão de centeio, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: blogs.glamour.es
Quais são os benefícios do pão de centeio