Quais são os níveis normais de colesterol
O colesterol é um lípido que encontramos de forma natural no organismo humano e que é necessário para o seu normal funcionamento. Mas podemos diferenciar entre o colesterol bom e o ruim, no entanto é fundamental ter claro que o excesso desta desta substância pode provocar problemas para a saúde obstruindo as artérias e aumentando as chances de sofrer de doenças cardíacas. Sendo assim, é necessário controlar os níveis de colesterol através de análises de sangue e seguir uma dieta equilibrada que nos ajude a mantê-lo nos valores ideais. Neste artigo de umComo explicamos-lhe com mais detalhes quais são os níveis normais de colesterol.
Passos a seguir:
Em primeiro lugar, devemos salientar que existem dois tipos de colesterol:
Colesterol de lipoproteína de densidade alta (HDL)
É o chamado colesterol bom, a sua função é recolher o colesterol que o nosso corpo não utilizou e levá-lo até ao fígado, onde será posteriormente eliminado. É produzido naturalmente pelo nosso organismo, aumentando os seus níveis graças a uma alimentação adequada rica em fibra, peixes azuis e nutrientes, a uma dieta baixa em gordura e à realização de exercício físico.
Embora exista um limite para os lípidos HDL, na verdade quanto maior for o seu nível, melhor.
Colesterol de baixa densidade (LDL)
O chamado de colesterol ruim ou mau. Quando este se encontra em níveis adequados não representa um problema, no entanto no momento em que aumenta a sua presença na nossa corrente sanguínea, o corpo não está capacitado para o eliminar por completo, pelo que os lípidos irão se acumular nas nossas artérias, fazendo com que as mesmas endureçam e, no pior dos casos, se obstruam, o que dificulta a passagem do sangue ao coração e possa dar lugar a acidente vasculares cerebrais e importantes doenças cardíacas.
Uma alimentação rica em gordura saturada é a principal responsável desta condição, por isso devem ser evitados alimentos como as frituras, as gorduras trans, os embutidos, as carnes muito ricas em lípidos, os bolos e doces e o consumo de lácteos integrais. Manter o colesterol LDL controlado e nos níveis adequados é muito importante para garantir o bem-estar do nosso coração.
Mas para levar a cabo todas estas medidas que beneficiem a nossa saúde, devemos começar por saber quais são os níveis normais de colesterol. Você pode saber estes valores através de uma simples análise de sangue onde se calcularão os níveis de colesterol HDL, LDL e colesterol total.
Por isso, os valores normais devem ser:
- HDL ou bom: superior a 60 mg/dl, embora quanto mais lípidos bons se encontrem no sangue, melhor.
- LDL ou ruim: abaixo dos 100 mg/dL e, como máximo, a um nível de 160 mg/dL. Acima deste valor considera-se alto.
- Colesterol total: o recomendável é que os níveis se encontrem abaixo dos 200 mg/dL.
Quando os níveis de colesterol ultrapassam os 200 mg/dL considera-se hipercolestermia, ou seja, o colesterol está demasiado alto. Pelo que entre os 200 e os 240 mg/dL é um colesterol normal-alto e quando ultrapassa os 250 mg/dL já supõe um risco importante.
No caso de contar com o colesterol alto é fundamental realizar uma mudança de hábitos que lhe permita reduzi-lo a um nível ótimo, pois a saúde do nosso coração depende disso. Por isso recomendamos-lhe:
- Eliminar da sua alimentação todo os alimentos que aumentam o colesterol como frituras e snacks fritos, os embutidos como o chouriço, as salsichas ou o patê, as carnes ricas em gordura, confeitaria como biscoitos, bolos e doces e também os lácteos integrais, especialmnte aqueles muito ricos em gordura, como os queijos curados ou cremosos.
- Adicionar à sua alimentação aqueles ingredientes que, pelo contrário, aumentam a presença de lípidos HDL, que lhe ajudariam a eliminar melhor o colesterol ruim. A fibra e certos tipos de gordura são ideais, para conhecer estes ingredientes convidamos você a consultar o nosso artigo com alimentos que aumentam o colesterol bom.
- Realizar exercício físico frequente pois a atividade é uma das melhores formas de diminuir eficazmente o colesterol e manter o nosso colesterol saudável.
- Ir a consultas médicas para monitorizar os seus níveis de colesterol e fazer progressos na dieta que lhe permitam estar mais saudável.
Se quer reduzir o seu nível de lípidos no sangue, então não pode perder estes artigos úteis que lhe ajudarão a consegui-lo:
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os níveis normais de colesterol, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.