Benefícios da fruta

Água de berinjela: conheça os benefícios para saúde

 
Juliana Arreguy
Por Juliana Arreguy. Atualizado: 7 novembro 2019
Água de berinjela: conheça os benefícios para saúde
Imagem: empazcomabalanca.com.br

Existem muitos mitos em torno da água de berinjela, nova tendência entre as pessoas que buscam alternativas saudáveis para emagrecer. No entanto, como diferenciar o que é lenda urbana do que realmente é benefício da fruta para a saúde do nosso corpo? De olho nas vantagens que uma dieta saudável pode propiciar ao organismo, o umCOMO optou por escrever o artigo Água de berinjela: conheça os benefícios para saúde para informar os leitores sobre os prós do consumo da água de berinjela.

Também lhe pode interessar: Como fazer água de berinjela
Passos a seguir:
1

Um dos benefícios para saúde mais conhecidos que a água de berinjela oferece é o baixo teor calórico. A fruta é ideal para quem busca perder peso de forma saudável, funcionando como um bom complemento alimentar e exercendo um efeito saciante no organismo.

Preparar a água de berinjela é muito simples. Basta cortar uma berinjela média (com casca) em rodelas ou cubos pequenos e colocar em uma jarra com um litro de água. A jarra deve permanecer na geladeira durante toda a noite e ser consumida apenas no dia seguinte, depois de coada. Embora seja comum ver receitas que recomendam a ingestão do líquido em jejum, o recomendável é beber a água de berinjela antes de realizar as refeições sem deixar que ela substitua outros alimentos.

Acrescentar limão na receita também pode ser perigoso, principalmente se você já for propenso a irritações no estômago ou sofrer de gastrite. Algumas das consequências incluem azia e queimações.

Água de berinjela: conheça os benefícios para saúde - Passo 1
2

Mais de 90% da composição da berinjela é feita de água, fator que explica o efeito diurético como um de seus benefícios para saúde. A função diurética ajuda a diminuir o inchaço do corpo, contribuindo, em muitos casos, para a perda de peso. Outros benefícios da água de berinjela incluem o melhor funcionamento dos rins, graças à hidratação conferida pela composição da fruta, e o combate às celulites.

3

Os componentes antioxidantes da berinjela trazem benefícios ao coração, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo o colesterol e os triglicerídeos. A ação não se aplica ao colesterol ruim, conhecido como LDL. Portanto, apesar dos benefícios da água de berinjela, é sempre indicado procurar um médico para avaliar o controle do colesterol.

Água de berinjela: conheça os benefícios para saúde - Passo 3
4

Os flavonoides, compostos químicos responsáveis pelo tom roxo da berinjela, colaboram na redução de complicações cardíacas. Sua ação no metabolismo também ajuda a controlar a pressão arterial e reduzir a ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce das células. Em geral, os flavonoides estão presentes em frutas de coloração avermelhada, como uva, maçã, framboesa e morango.

Uma dica para aproveitar melhor os benefícios dos flavonoides é consumir alimentos de origem orgânica para evitar que sua ação fique comprometida pelos efeitos de agrotóxicos e pesticidas. Desta forma, sua água de berinjela ficará ainda mais rica e cheia de benefícios para saúde.

Água de berinjela: conheça os benefícios para saúde - Passo 4
Imagem: cookeatdelicious.com
5

Rica em fibras, a berinjela é muito útil para regular o intestino. Quem sofre de constipação pode encontrar uma solução para seus problemas por meio da mudança de hábitos alimentares. A ingestão de fibras aumenta o bolo fecal e retém maior quantidade de água no processo.

No caso da água de berinjela, os benefícios para saúde são redobrados: as fibras, quando hidratadas, atuam de maneira mais incisiva no organismo, dando fim às prisões de ventre.

Água de berinjela: conheça os benefícios para saúde - Passo 5
Imagem: steptohealth.com
6

A água de berinjela possui a capacidade de reduzir os níveis de ácido úrico. No nosso corpo, isto significa a diminuição das dores nas articulações, pois o excesso de ácido úrico em nossa corrente sanguínea pode se agrupar em forma de cristais e gerar dor em determinados locais. Para quem gosta de treinar e fazer exercícios, a notícia parece muito boa, não?

No entanto, apesar dos benefícios para saúde, a água de berinjela não deve ser utilizada para tratar casos extremos, como o reumatismo. É sempre aconselhável buscar a orientação de um médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Água de berinjela: conheça os benefícios para saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: empazcomabalanca.com.br
Imagem: cookeatdelicious.com
Imagem: steptohealth.com
1 de 5
Água de berinjela: conheça os benefícios para saúde