Benefícios da fruta

Benefícios da berinjela

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. 2 abril 2025
Benefícios da berinjela

A berinjela é um legume que se destaca por seu alto teor de fibras e antioxidantes, tornando seu consumo muito benéfico para a saúde. Sua origem está na Índia, e chegou à Europa através da Península Ibérica, principalmente graças aos árabes.

Este vegetal é um dos mais consumidos no mundo devido ao seu valor nutricional e grande versatilidade na culinária. Seu conteúdo de fibras, antioxidantes e compostos bioativos a transforma em um alimento saudável. Para saber mais sobre os benefícios da berinjela, suas propriedades e contraindicações, recomendamos que você continue lendo este artigo no umCOMO.

Índice
  1. Propriedades da berinjela
  2. Benefícios da berinjela para a saúde
  3. Como preparar berinjela de forma saudável
  4. Contraindicações da berinjela

Propriedades da berinjela

  • A berinjela tem um alto teor de minerais, especialmente potássio, fósforo e ferro;
  • Também possui vitaminas A, B1, B2 e C. Por isso, ajuda a melhorar a digestão e a aumentar a produção de bile;
  • Sua grande quantidade de fibras (2,5 gramas de fibra a cada 100 gramas de berinjela) contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo, revitaliza a flora intestinal e previne o intestino preso. Também age como prebiótico, alimentando as bactérias benéficas do intestino e promovendo um microbioma intestinal saudável;
  • Além das fibras e dos minerais, a berinjela se destaca por seu conteúdo de antioxidantes, que trazem muitos benefícios à saúde.
Benefícios da berinjela - Propriedades da berinjela

Benefícios da berinjela para a saúde

  • A berinjela contém nasunina, um antioxidante que ajuda a combater o estresse oxidativo no organismo;
  • Ela tem uma ação protetora sobre as membranas das células, principalmente as dos neurônios, o que pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, além de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer;
  • O consumo frequente de berinjela pode beneficiar a saúde do coração, pois os antioxidantes e compostos fenólicos ajudam a reduzir os níveis de colesterol "ruim" (LDL) no sangue, evitando seu acúmulo nas artérias. Assim, diminui-se o risco de doenças cardiovasculares;
  • O potássio presente na berinjela também auxilia no controle da pressão arterial;
  • Graças ao alto teor de fibras e ao baixo índice glicêmico, a berinjela é benéfica para diabéticos ou pessoas com resistência à insulina. Suas fibras retardam a absorção de açúcares no intestino, ajudando a manter níveis estáveis de glicose no sangue.

Como preparar berinjela de forma saudável

Você gosta de berinjela e quer aproveitar seus benefícios, mas não sabe como prepará-la? No umCOMO, ajudamos você com estas ideias:

  • Berinjelas em molho de soja: corte as berinjelas em rodelas grossas e coloque-as em uma tigela com água fria e sal. Deixe descansar por 15 minutos para eliminar o amargor. Em outra tigela, misture suco de limão, molho de soja e gengibre. Depois, mergulhe as berinjelas já escorridas nessa marinada. Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite e cozinhe as rodelas de berinjela por 15 minutos. Adicione um pouco da marinada de soja e deixe reduzir até caramelizar;
  • Almôndegas de berinjela: refogue meia berinjela, um pedaço de alho-poró, cebola e alho. Coloque em uma tigela e adicione linhaça moída, aveia em pó, pimenta, gengibre em pó, tahine e uma pitada de sal, até formar uma massa homogênea. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos e, ao retirar, modele as almôndegas. Asse a 180 °C até ficarem douradas;
  • Berinjela recheada: corte duas berinjelas e leve ao micro-ondas por 5 minutos. Depois, insira os outros ingredientes nos gomos (queijo, tomate e atum). Tempere com ervas de provence e sal. Por fim, asse por 15 minutos a 180 °C;
  • Berinjela à parmegiana: em uma panela de cozimento lento (crockpot), faça camadas de berinjela fatiada, mussarela, tomate, manjericão e parmesão. Repita de 3 a 4 vezes e cozinhe por 4 horas. Na última hora, retire a tampa para evaporar o excesso de líquido. Você também pode se interessar em "Como fazer berinjelas à milanesa".

Além dessas, não perca outras receitas: "Como fazer lasanha de berinjela" e "Como fazer berinjelas recheadas".

Benefícios da berinjela - Como preparar berinjela de forma saudável

Contraindicações da berinjela

Apesar dos grandes benefícios da berinjela, em alguns casos seu consumo deve ser moderado. Isso porque ela pertence à família das solanáceas, assim como a batata e o tomate, e contém solanina, um alcaloide tóxico se consumido em excesso.

No entanto, berinjelas maduras têm baixa concentração de solanina e não representam risco para a maioria das pessoas. Alguns podem desenvolver alergia à berinjela, com sintomas como inchaço nos lábios, coceira na boca ou desconforto digestivo. Em casos raros, as reações alérgicas podem ser mais graves.

Embora a berinjela seja rica em fibras, o excesso pode causar inchaço, gases ou indigestão em pessoas com intestino sensível. Nesses casos, recomenda-se consumi-la cozida e em porções moderadas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da berinjela, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Benefícios da berinjela