Chá de gengibre para dor de cabeça - como fazer?
O gengibre, também conhecido com o nome de Zingiber officinale, é uma planta perene que pertence à família das Zingiberáceas. Atualmente, é cultivado principalmente nas regiões quentes da Jamaica e em outros países como a China, Índia, Tailândia e Nepal, entre outros.
Esta planta, especialmente a sua raiz, é conhecida como um bom remédio natural para diferentes condições e incômodos, além de ser usada como condimento para muitas comidas. Isso acontece porque ela possui vários benefícios saudáveis como o seu poder anti-inflamatório e a sua capacidade analgésica. Por esse motivo, este artigo do umCOMO explica como fazer chá de gengibre para a dor de cabeça, já que esse é um dos seus usos mais comuns. Continue lendo para aliviar este sintoma e conhecer os usos mais comuns desta planta!
Composição nutricional e benefícios do gengibre
O gengibre é usado como tratamento para diferentes condições, uma vez que conta com vários princípios ativos na sua composição que oferecem muitos benefícios:
- Shogaol: esta substância faz com que a raiz da planta possua propriedades analgésicas, anti-histamínicas, antiespasmódicas, sedativas, antioxidantes e antipiréticas.
- Gingerol: a presença deste composto proporciona excelentes propriedades anti-inflamatórias, anti-ulcerosas, nematicidas, sedativas, hipertensoras e antitussivas.
O zingiber officinale também conta com a seguinte composição nutricional:
- Aminoácidos: arginina, histidina, leucina, lisina, ácido aspártico e ácido glutamínico.
- Vitaminas: ácido ascórbico e niacina.
- Minerais: boro, cobalto, manganês, alumínio, zinco, silício e fósforo.
- Outros componentes como fibra, flavonoides, ácido oxálico e curcumina.
Dica: Acesse esse artigo para conhecer 8 benefícios do gengibre com mais detalhe.
Benefícios do gengibre para a dor de cabeça e outros usos
Graças à sua composição e princípios ativos, podemos aproveitar os seguintes benefícios do gengibre para a dor de cabeça e outras condições:
- Possui um grande poder anti-inflamatório, analgésico e sedante, o que faz do gengibre um aliado perfeito para aliviar dores de cabeça, enxaquecas e outras condições que resultam do estresse.
- É um excelente remédio para diversos problemas digestivos como flatulências, gases e inchaço abdominal, já que conta com propriedades estimulantes que aumentam a produção de enzimas encarregues do funcionamento digestivo.
- Também combate outros distúrbios digestivos como úlceras e diarreia, já que conta com propriedades antibacterianas.
- Previne infecções intestinais, já que funciona como um antibiótico natural que combate as bactérias que provocam este tipo de problemas.
- O gengibre também é utilizado para cortar o vômito, quer seja durante a gravidez, a quimioterapia ou o pós-operatório, pois atua como um antiemético natural.
- Por último, esta planta combate diferentes doenças e problemas respiratórios como gripes, resfriados, dor de garganta e sinusite através do seu poder anti-inflamatório.
Receita de gengibre pata dor de cabeça
O chá, infusão ou água de gengibre é a forma mais apropriada de tratar as dores de cabeça frequentes naturalmente. Para fazer chá de gengibre para dor de cabeça, você apenas necessita dos seguintes ingredientes:
- 5 colheres ou 50 gramas de gengibre ralado ou em pó
- 3 copos de água
- 2 colheres de mel natural
- Suco de meio limão
Preparação e tratamento
- Lave um pedaço de raiz de gengibre e rale com um ralador até virar pó.
- Coloque os três copos de água em uma panela e deixe ferver. Quando levantar fervura, adicione a raiz de gengibre ralada.
- Em seguida, deixe ferver em fogo baixo por 2 minutos e apague o fogo.
- Esprema o suco de meio limão para dentro da panela com o gengibre. usamos estes dois ingredientes pois ambos contam com excelentes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas ideais para este tipo de condição.
- Adicione duas colheres de mel e mexa tudo até ficar homogêneo.
- Depois de misturar, espere que a infusão de gengibre esfrie para tomar em seguida. A água de gengibre para reduzir a dor de cabeça está pronta!
Para notar resultados com o chá de gengibre, tome entre 2 e 3 xícaras por dia. Se você tomar este remédio para a dor de cabeça por uma semana sem notar melhoras ou caso o problema piore, não hesite em consultar o médico para que ele recomende um tratamento mais adequado ou completo.
Contraindicações e efeitos colaterais do gengibre
Embora esta planta conte com benefícios maravilhosos para a saúde, o gengibre está contraindicado nos seguintes casos, sobretudo quando é tomado em excesso:
- Úlceras gástricas: um consumo adequado e recomendado pelo médico não está contraindicado. Contudo, se as pessoas com este problema tomam remédios de gengibre em excesso, podem sofrer de irritações devido ao seu teor de piperina.
- Também não é recomendado para pessoas que tomam os seguintes medicamentos: anticoagulantes, tratamentos para a hipertensão e diabetes, antiplaquetários.
- O gengibre também está contraindicado durante a gravidez e a lactância, já que pode provocar efeitos negativos como acidez estomacal e sonolência. Se você deseja consumir esta planta, consume o seu médico habitual para que ele recomende a dose correta.
- Pedras nos rins: este remédio pode provocar cólicas em pessoas com cálculos biliares.
- Problemas digestivos: deve ser ingerido com moderação em casos de gastrite, colite ulcerosa e síndrome do intestino irritável.
Dica: Acesse também esse artigo e descubra como fazer chá de barbatimão.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Chá de gengibre para dor de cabeça - como fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.