Partilhar

Por que tenho dor de cabeça

 
Por Sara Viega. Atualizado: 10 maio 2018
Por que tenho dor de cabeça

A dor de cabeça é uma das condições mais comuns e frequentes que podemos sentir, principalmente no caso das mulheres que são bem mais propensas a sofrer de enxaquecas devido ao ciclo menstrual ou ao consumo de anticoncepcionais. Uma cefaleia ocasional não costuma ser motivo de preocupação, mas quando os incômodos aparecem com frequência, é importante identificar a sua causa para diagnosticar o problema subjacente e aplicar o tratamento oportuno. Apesar de serem muitas as possíveis causas, em umComo.com.br explicamos a você por que tem dor de cabeça, incluindo as razões mais frequentes.

Também lhe pode interessar: Como tratar a dor de cabeça

Problemas de vista

Um dos desencadeantes mais habituais das dores de cabeça são os problemas de vista não diagnosticados, que normalmente aparecem em quem passa muitas horas trabalhando na frente do computador. Se há séculos você não faz uma revisão oftalmológica e ultimamente tem notado os seus olhos muito cansados, a vista levemente turva ou problemas para distinguir as letras de perto ou de longe, é muito provável que essas dores de cabeça frequentes sejam devido a problemas oculares.

Consulte um oftalmologista para descartar essa hipótese.

Por que tenho dor de cabeça - Problemas de vista

Má postura ao dormir ou bruxismo

É frequente acordar com dor de cabeça? Existem dois suspeitos habituais que poderiam ser a causa das cefaleias nestes casos: um descanso inadequado ou bruxismo.

  • Dormir mal: descansar em um colchão velho em que as costas não estejam cômodas, dormir com um travesseiro inadequado ou optar por uma má postura em que zonas delicadas como as cervicais sejam pressionadas, pode conduzir a essas dores de cabeça frequentes. Revisar os seus hábitos de sono e o estado de sua cama ajudará a melhorar a sua saúde.
  • Bruxismo: o hábito inconsciente de apertar a mandíbula enquanto dormimos e inclusive quando estamos acordados realizando tarefas cotidianas pode causar dores de cabeça frequentes, dores nos ouvidos e problemas dentais. No nosso artigo como saber se tenho bruxismo revelamos a você os seus principais sintomas.
Por que tenho dor de cabeça - Má postura ao dormir ou bruxismo

Problemas cervicais

Se sofre das costas e estiver se perguntando por que sente dor de cabeça, a resposta pode ser mais simples do que pensa. Os problemas nesta zona, especialmente na cervical, podem causar uma tensão incrível nos nervos, produzindo dores de cabeça frequentes.

Se suspeita que este pode ser o detonante de suas dores, então é hora de consultar um ortopedista.

Por que tenho dor de cabeça - Problemas cervicais

Enxaqueca não diagnosticada

Existem diferentes tipos de dores de cabeça, mas sem dúvida que a enxaqueca é um dos mais temidos. Se as suas cefaleias se caracterizam por serem agudas e intensas, com dores pulsantes, além de outros sintomas como náuseas e sensibilidade à luz ou ao ruído, é possível que esteja sofrendo desta condição.

A enxaqueca é bem mais comum em mulheres do que em homens e foi demonstrado que existe um componente genético que aumenta a nossa probabilidade de sofrer dela; se suspeita que esse é o seu problema, visite um neurologista para um diagnóstico.

Se esse é o seu caso, confira também o artigo Pontadas na cabeça lado direito em cima da orelha, o que pode ser?

Por que tenho dor de cabeça - Enxaqueca não diagnosticada

Hidratação inadequada

Beber pouca água durante o dia é um dos detonantes mais comuns da dor de cabeça. O nosso corpo precisa de líquido para realizar adequadamente muitos processos e evitar a desidratação, por isso se recomenda ingerir 2 litros de água diários aumentando a quantidade no caso de realizar atividade física, trabalhar ao ar livre ou suar muito.

Veja também: Por que tenho dor de cabeça depois de comer doce?

Por que tenho dor de cabeça - Hidratação inadequada

Descanso inadequado

Se não dormir adequadamente, sofrer de insônia, pesadelos frequentes ou qualquer outro transtorno do sono, está claro que esta poderia ser uma das causas da sua dor de cabeça. Regular o seu sono será imprescindível para acabar com estas dores, por isso convidamos você a ler o nosso artigo sobre as causas da insônia para descobrir como as solucionar.

Perante qualquer transtorno de sono agudo é importante visitar um neurologista para o encaminhar à solução do problema.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra - Dor em cima da cabeça, o que pode ser?

Por que tenho dor de cabeça - Descanso inadequado

Outras causas da dor de cabeça

As causas da dor de cabeça podem ser variadas e inclusive multifatoriais, por isso, visitar um especialista é muito importante para um diagnóstico correto. Além das mencionadas anteriormente, outras razões que podem potenciar as cefaleias são:

Lembre-se que diante de dores de cabeça frequentes deverá visitar seu médico para uma revisão completa. Se suspeita que alguma das causas mencionadas anteriormente podem estar causando as dores, não hesite em informar o seu especialista.

Dica: Consulte também esse artigo e descubra - dor de cabeça do lado direito, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho dor de cabeça, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Por que tenho dor de cabeça

O que lhe pareceu o artigo?

Por que tenho dor de cabeça
1 de 7
Por que tenho dor de cabeça

Voltar ao topo da página