O bruxismo

Como saber se tenho bruxismo

Como saber se tenho bruxismo
Imagem: americadentalcr.com

Há algumas pessoas que durante as horas de sono ou durante o dia, apertam sua mandíbula de forma involuntária, com maior força do que o habitual, o que pode levar os dentes a ranger. Esta condição é conhecida como bruxismo, um hábito que pode chegar a afetar de forma grave a saúde de nossos dentes, ocasionando sintomas muito incômodos para o paciente. Como pode ocorrer enquanto descansamos, muitos pacientes não são conscientes desta condição, mas alguns sinais podem detectar sua presença. Em umComo.com.br, explicamos como saber se você tem bruxismo.

Também lhe pode interessar: Por que meus dentes doem
Passos a seguir:
1

Ainda que o bruxismo possa ser um hábito do qual o paciente não está consciente, pois ocorre durante o sono, muitas pessoas sofrem de bruxismo durante o dia, especialmente perante situações de tensão. E o estresse é a principal causa de uma pessoa apertar com maior força do que o necessário a mandíbula, podendo ou não ranger também os dentes. Por isso é importante detectar se esta condição ocorre enquanto estamos acordados, deste modo poderemos ir a um dentista para encontrar uma solução adequada.

2

Um dos principais sintomas do bruxismo é a dor na mandíbula, produto da tensão exercida na zona devido à mordida forte por um tempo prolongado. Este sintoma é comum em quem sofre de bruxismo noturno, e costuma causar um grande desconforto na zona ao acordar.

3

Apertar com força os dentes e rangê-los durante um período prolongado pode trazer também outras consequências que são sinais de que sofremos de bruxismo:

4

Ao chegar neste ponto, as dores ocorrem com muita frequência e intensidade, então o paciente procura ajuda médica. Um dentista é o profissional adequado para tratar o bruxismo, que pode ser diagnosticado com uma simples revisão.

Esta condição produz desgaste e fraturas no esmalte dental, além de perda óssea, o que em casos mais graves pode afetar de forma intensa os nossos dentes, ocasionando a perda de peças completas. Por isto é importante aplicar o tratamento oportuno indicado por um especialista para eliminar este hábito e reduzir seu impacto em nossa saúde dental e geral.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho bruxismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Laura
Oi tudo bom estou com dor ouvindo pescoço garganta a um dois meses fui ao otorrinolaringologista ele fez exame estou com siso nascendo e ele aja que bruxismo também é normal isso não sei o que fazer mais e ajude
Imagem: americadentalcr.com
Como saber se tenho bruxismo