Outros Saúde dentária

O que não se pode comer com aparelho fixo

O que não se pode comer com aparelho fixo

Quando coloca aparelho você quer corrigir uma deformação nos dentes. Significa que você quer cuidar da sua boca e do seu sorriso. Para que o resultado seja o desejado você vai ter de tomar cuidados durante o tratamento. Saber o que comer é muito importante. O aparelho aumenta a área de acumulação de placa bacteriana, então os cuidados de limpeza têm de ser redobrados. Além disso, ele é composto por braquetes e fios ortodônticos, que sem cuidados, facilmente se podem quebrar e danificar. Isso vai atrasar o seu tratamento e pode provocar dores que não vai gostar. Existem alguns alimentos que você vai ter de evitar, ou pelo menos tomar alguns cuidados com eles. No umComo vamos mostrar-lhe o que não se pode comer com aparelho fixo.

Índice

  1. Alimentos grudentos
  2. Refrigerantes
  3. Alimentos Fibrosos
  4. Cereais
  5. Alimentos duros e crocantes
  6. Frutas e Legumes

Alimentos grudentos

As guloseimas são um perigo para quem usa aparelho. Se elas já podem grudar facilmente nos dentes, imagine nos seus braquetes. Por serem pegajosas elas facilmente se grudam no seu aparelho e olhe que remover vai ser bastante complicado. Evite comer balas, caramelos, chicletes e outros alimentos que fiquem colados ao aparelho. Se quiser comer faça-o quando estiver em casa e lave os dentes logo de seguida. Use escovas interdentais, que ajudam você a remover melhor os resíduos que se juntam no braquete e nos fios.

O que não se pode comer com aparelho fixo - Alimentos grudentos

Refrigerantes

Os refrigerantes são bebidas açucaradas e ácidas e, por isso, são fortes agressores para os dentes de qualquer um. Para quem usa aparelho as chances de cárie são maiores, uma vez que a acumulação de placa bacteriana é maior. Além disso, a pigmentação dos refrigerantes pode alterar a cor das borrachas do seu aparelho.

O que não se pode comer com aparelho fixo - Refrigerantes

Alimentos Fibrosos

Alguns alimentos têm um alto teor fibroso, o que não é simpático para quem usa aparelho nos dentes. Fruta como o abacaxi e a manga devem ser evitados, assim como algumas carnes e o bacalhau. Não tem de deixar de comer estes alimentos, mas você precisa ter cuidado, pois eles podem provocar cáries e inflamar as suas gengivas. Passe fio dentário depois de comer, com alimentos propícios a acumular sujidade todos os cuidados são poucos.

Cereais

Cereais como granola e aveias são ótimos para a saúde, ajudando a equilibrar as suas funções gastrointestinais. Mas eles têm um alto teor em fibra, o que não é bom para o seu aparelho. Os pedacinhos não vão demorar a se fixar nos braquetes e já sabe que a limpeza não vai ser fácil. Mas tem soluções, você não precisa deixar de comer os seus cereais. Experimente triturá-los um pouco e misturar com iogurte ou fruta. Vai ver que é delicioso e não coloca em perigo o seu aparelho.

O que não se pode comer com aparelho fixo - Cereais

Alimentos duros e crocantes

Todos os alimentos duros e crocantes, como é o caso do torresmo e algumas cascas do pão, são perigosos para quem usa aparelho e você deve evitá-los. Basta uma mordida mais forte para o braquete ou o frio quebrarem. Além de constrangedor você vai ter de reparar o aparelho, o que não é barato. No pão não é só a casca, o miolo do pão pode grudar nos dentes, por isso o melhor é evitá-lo quando está fora de casa. Deve evitar também frutos secos, pipocas, milho verde, assim como todos os alimentos muito rijos.

O que não se pode comer com aparelho fixo - Alimentos duros e crocantes

Frutas e Legumes

As frutas e os legumes são alimentos bastante fibrosos, além disso muitos deles são duros. Para comer estes alimentos deve corta-los em pedaços, protegendo a estrutura do seu aparelho. Não coma fruta à dentada. Você não vai querer ficar com o braquete na sua maça, por isso não se esqueça de fatiar a fruta antes de comer.

Veja também: O que comer depois de colocar aparelho

O que não se pode comer com aparelho fixo - Frutas e Legumes

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não se pode comer com aparelho fixo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Davi
Resumindo, não tem 1 alimento tirando pastosos ou liquidos que pode comer kkkkk
A sua avaliação:
ana clara de sousa
quais os legumes especificos que quem usa o aparelho não deve consumir ???
Editor umComo.com.br
Oi Ana! Você pode comer todos os tipos de legumes, pois afinal eles são essenciais para a sua saúde. A única diferença é que convém parti-los em pedaços pequenos, nunca trincar com os dentes da frente nem comê-los duros. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
1 de 6
O que não se pode comer com aparelho fixo