Outros Saúde dentária

O que comer se não posso mastigar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 junho 2019
O que comer se não posso mastigar

Muitas vezes, você se depara com a problemática de não poder mastigar após uma operação bucal ou de uma visita ao dentista para tirar um molar. É então quando se questiona que alimentos pode ingerir sem aumentar a dor e que possam ser engolidos facilmente. É por isso que em umComo queremos dar-lhe alguns conselhos a respeito do que comer se não pode mastigar.

 

Também lhe pode interessar: O que posso comer com aparelho ortodôntico

Índice

  1. Purês e cremes
  2. Sopas e caldos
  3. Sucos
  4. Sorvetes.
  5. Alimentos macios

Purês e cremes

Uma das opções mais recomendáveis para comer quando não podemos mastigar são os purês e cremes, já que são fáceis de engolir e não nos gerarão dor na boca ao serem ingeridos. Deste modo, pode optar por alguns dos mais clássicos elaborados a base de vegetais, mas também pode acrescentar outros grupos de alimentos como lácteos -leite ou creme de leite- ou proteínas - carne, peixe, ovo...- para garantir uma dieta rica em todo tipo de nutrientes.

A seguir deixamos os links de alguns de nossos artigos com receitas de cremes e purês:

 

O que comer se não posso mastigar - Purês e cremes

Sopas e caldos

Do mesmo modo, as sopas e os caldos podem ser uma alternativa para comer se não pode mastigar. Será recomendável que estejam mornos e não muito quentes para não aumentar a sensação de dor ou inclusive queimar a boca ao engolir. Existem diversos tipos de caldos, bem como também pode optar por preparar um consomê acrescentando ovo ao caldo ou comer sêmola.

O que comer se não posso mastigar - Sopas e caldos

Sucos

Como café da manhã, lanche ou entre as refeições, pode optar por tomar sucos para saciar a fome. Ainda que não possa mastigar, poderá beber sem problema, inclusive com a ajuda de um canudinho.

Recomendamos a você que aproveite as frutas e verduras da estação para preparar seus sucos para que sejam bem mais ricos e nutritivos. Aqui mostramos a você algumas ideias:

O que comer se não posso mastigar - Sucos

Sorvetes.

Os alimentos frios serão benéficos para aqueles casos nos quais não puder mastigar devido a uma operação bucal, porque tirou um molar, etc. É que o frio ajudará a aliviar a dor e diminuir o inchaço, por isso os sorvetes serão uma boa opção, ainda que sempre com moderação pelo fato de que a maioria é rica em açúcares.

Do mesmo modo, cabe destacar que deverá optar por sorvetes que não contenham pedaços ou recobertos de algum outro alimento duro como, por exemplo, de chocolate ou com bolacha, já que não poderia mastigá-los. Os potes de sorvete e os elaborados em casa serão os mais recomendáveis, por isso aqui deixamos algumas receitas:

O que comer se não posso mastigar - Sorvetes.

Alimentos macios

À medida que a dor na boca vá melhorando e comece a se sentir melhor, ainda que não possa mastigar muito, poderá ir acrescentando à sua dieta alguns alimentos macios. Deste modo, poderá tentar comer:

  • Iogurtes ou flans.
  • Biscoitos molhados no leite.
  • Gelatinas.
  • Queijos cremosos.
  • Pão de forma.
  • Frango desfiado.
  • ...
O que comer se não posso mastigar - Alimentos macios

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer se não posso mastigar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
O que comer se não posso mastigar