Instrumentos Odontológicos

Como comer depois de colocar aparelho - Conselhos práticos

 
Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. 17 agosto 2017
Como comer depois de colocar aparelho - Conselhos práticos

O aparelho ortodôntico tem como função corrigir o posicionamento dos dentes na boca. Desde antes de Cristo existem registros de tentativas de correção do posicionamento ortodôntico. Ao longo dos anos da humanidade, diversas tentativas foram aproximando a correção da aparência bucal do aparelho ortodôntico ao que conhecemos hoje. Foi com Edward Angle, dentista americano, que concebeu o aparelho ortodôntico fixo como o conhecemos hoje.

Sua popularização ao longo dos anos ficou mais evidente nos anos mais recentes, em que milhões de pessoas, especialmente no mundo ocidental, utilizam de diversos tipos de aparelhos ortodônticos. No entanto, por se tratar da boca e de um processo dolorido, a alimentação pode ser dificultada devido ao novo intruso bucal. Nesse artigo desenvolvido por umCOMO, iremos explicar Como comer depois de colocar aparelho, com alternativas para reduzir dores, dificuldades e incômodos no período posterior a colocação do aparelho bucal fixo.

Também lhe pode interessar: Como escovar dentes com aparelho

Índice

  1. O que comer quando coloca aparelho ortodôntico
  2. Como comer depois de apertar o aparelho
  3. Colocar aparelho ortodôntico emagrece?
  4. Como beijar de aparelho fixo

O que comer quando coloca aparelho ortodôntico

No início, quem colocou o aparelho sente muita dor em todas as regiões da boca. E comer se torna um ato dificultoso, especialmente o ato de mastigar. Portanto, nos primeiros dias com aparelho nos dentes, os alimentos mais recomendáveis são os de fácil ou nula mastigação, bastante cozidos e macios, como por exemplo, iogurtes, sopas, massas como macarrão, carnes processadas e sem ossos, como salsicha, além de ovos, pudins, purês, sorvetes, panquecas, geleias e gelatina.

Coloquei aparelho hoje: o que eu posso comer?

Você pode comer exatamente o dito acima. Sabemos que a dor irá te impedir da abrir a boca, mas você vai superar as dificuldades. Recomendamos que coma as coisas menos mastigáveis possíveis, como as sopas e sorvetes, especialmente esses últimos, pois o gelado pode acabar sendo um anestésico interessante para a dor. Sopinhas quentes aliviam durante poucos momentos, mas depois, por incentivarem a circulação de sangue no local podem fazer doer mais. Na dúvida, sabemos que é mais gostoso, vá pelo sorvete.

Quando colocar aparelho: dói quantos dias?

Bem, a quantidade de tempo em que a dor permanecerá na sua boca varia do quão apertado está seu aparelho. Se o doutor apertou muito, vai doer por muito tempo, se apertou levemente, a dor dura alguns poucos dias. Digamos que em média, a dor do aparelho dura por uma semana, que é o período de adaptação da boca ao tal do aparelho, no entanto, para pessoas que não estejam acostumados.

Como comer depois de apertar o aparelho

As dicas para quem acabou de apertar o aparelho são as mesmas para quem acabou de colocar pela primeira vez. Os alimentos que você comer não irão mudar ou prejudicar o aparelho, simplesmente irão dificultar pela dor. Siga a mesma dieta que você utilizou quando colocou o aparelho, evitando comidas duras, grudentas e aproveitando o máximo sabor possível das comidas simples, macias e cozidas. Nos primeiros dias com o aparelho nos dentes mais apertado, você também deve evitar refrigerantes, comidas grudentas, como balas e chicletes também, pois isso fará com que sua boca doa mais do que o normal.

Receitas de comida para quem usa aparelho

Como já comentado, não existem restrições alimentares para quem usa aparelho fixo apenas alguns alimentos que podem incomodar menos quando você ajusta os bráquetes ou então pratos que têm menos possibilidade que você passe um tempo exibindo um espinafre enquanto sorri. Na dúvida, escove os dentes após todas as refeições e carregue um espelhinho na bolsa.

Algumas receitas gostosas e nutritivas para dias em que as sua boca está doendo são:

Colocar aparelho ortodôntico emagrece?

É importante que se mantenha a mesma qualidade da alimentação com a reposição adequada dos nutrientes enquanto se está nas semanas de adaptação do aparelho ortodôntico. Se você ficar se entupindo de sorvete, é claro que não vai emagrecer. No entanto, se você colocar equilibrar a sua alimentação com a quantidade adequada de proteínas, gorduras e carboidratos, é possível que no início do tratamento ortodôntico, por comer menos, acabe emagrecendo. No entanto, depois que a dor passa e a dieta é estabilizada, você volta a ter seu peso normal. Então, resumindo, não, aparelho ortodôntico não emagrece.

Como beijar de aparelho fixo

Muitos jovens e adolescentes colocam aparelhos ortodônticos porque, segundo o que apontam os estudos da odontologia, quanto mais cedo feito o tratamento para correção dos problemas dentais, mais eficazes eles são. Portanto, adolescentes de todas as idades, que estão descobrindo seus corpos, namorando, curtindo baladas ou até mesmo jovens adultos que estão em relacionamentos sérios desejam saber: como beijar de aparelho fixo? A resposta é simples: do mesmo jeito de sempre. A diferença é que agora dói um pouco, mas logo se torna normal, é sério. Mas enquanto a dor não passa, é melhor beijar de boca fechada.

Leia mais artigos nossos sobre aparelhos ortodônticos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer depois de colocar aparelho - Conselhos práticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como comer depois de colocar aparelho - Conselhos práticos