Dentes do Siso

O que comer depois de tirar o siso - alimentos proibidos e permitidos

 
Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. 27 julho 2017
O que comer depois de tirar o siso - alimentos proibidos e permitidos

Tirar o siso é um dos maiores desconfortos que qualquer um pode passar na vida. A dor do dente do juízo é insuportável e em certos momentos acabamos por necessitar de uma cirurgia para acabar logo com os incômodos odontológicos que o siso pode causar, como o deslocamento ds dentes e muita dor em toda a região maxilar. A cirurgia de retirada do siso é bastante comum, no entanto, é preciso ter alguns cuidados no pós operatório, especialmente alimentares, para que não hajam complicações em sua boca e também para evitar dores e desconfortos. Nesse artigo te diremos o que comer depois de tirar o siso, além de dar outras dicas para esclarecer e ajudar o seu tratamento. Continue lendo para saber mais.

Também lhe pode interessar: O que comer após a extração de um dente

Siso - pós operatório: alimentação

A alimentação depois de tirar os sisos deve ser cuidadosa para que não haja excesso de dores na boca e também para que não haja infecções ou inflamações na região da cirurgia. No entanto, sabemos que geralmente quem tira o siso está naquela idade em que adora comer besteiras. A missão é difícil, mas o fim da dor valerá a pena.

Caldos e sopas te farão bem

Na primeira semana, busque tomar caldos e sopas: canjiquinha, caldo verde, sopa de legumes, sopa de fubá, caldinho de feijão, de ervilha. Se possível, tudo batidinho no liquidificador para facilitar o trabalho de engolir. É importante que você resfrie esses caldos e sopas para que a cicatrização não acabe sendo prejudicada. As temperaturas abaixo de 45ºC são recomendadas, pois não irão estragar a cicatrização tampouco irão causar sangramentos possíveis. Esse é o recomendável para os primeiros quatro dias de pós operatório, podendo variar um pouco no que se refere ao tempo.

Sorvete hoje, amanhã, sempre!

Ok, talvez não para sempre. Mas durante todo o processo que vem depois da cirurgia de retirada do siso, o sorvete é um ótimo recurso. Por ser gelado e altamente palatável, o sorvete não sera doloroso de ser consumido, e, além de saboroso, reduzirá a probabilidade de inchaço, aumentará a capacidade de cicatrização e acabará se tornando uma compressa de gelo saborosa que você pode comer quando quiser. Além disso, recomendamos iogurtes bem gelados e gelatina na recuperação.

Legumes cozidos vão te ajudar

Claro que muita gente não gosta de legumes. Mas isso não quer dizer que eles não sejam uma ótima alternativa para quem precisa começar a comer algo sólido. Após uma semana de caldos, sopas e sorvete, os seus dentes vão estar malucos para começar a trabalhar. E é com os legumes que você irá começar. Cozidos, o chuchu, a cenoura, a abóbora, a abobrinha. Outra coisa que te fará bem são os purês de cará, mandioquinha, batata, batata doce e inhame. Com esses purês você poderá ter uma boa injeção de carboidrato sem precisar agredir muito a sua boca com mastigação pesada.

Sucos variados

Não precisa tomar suco só na feira ou no restaurante... Sucos de fruta natural vão ser deliciosas alternativas, ainda mais se gelados, para o tratamento no pós operatório do siso. Eles te darão uma ótima recarga de nutrientes, além de serem muito gostosos.

Leia também: Como aliviar a dor dos dentes do siso

Extrair siso - quantos dias de repouso?

O tempo médio de repouso recomendado pela comunidade médica para quem faz a extração do siso dura geralmente cerca de 7 dias. No entanto, de acordo com a recuperação do cliente esse número pode aumentar. Em caso de inflamações, infecções e complicações pós-operatórias mais graves, o número de dias pode aumentar consideravelmente. No entanto, após cinco dias em média a maior parte das dores já acaba e o paciente já esta estabilizado.

No entanto, existem alguns cuidados que todos os pacientes que passaram pela cirurgia de extração do siso. São eles os seguintes:

  • Não beber bebidas alcoólicas sob qualquer hipótese
  • Não fumar qualquer tipo de fumígeno, seja tabaco, maconha ou cumbayá
  • Manter a higiene dos dentes de maneira igual a anterior, com cuidado nos dentes posteriores
  • Não fazer enxágue bucal no primeiro dia de recuperação
  • Dormir com a cabeça inclinada em 45º graus nos primeiros dias
  • Manter regularmente uma compressa de gelo no local para que a cicatrização seja mais rápida.

Leia mais sobre nos nossos artigos Cuidados após a extração do dente do siso e Como escovar os dentes após a extração do siso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer depois de tirar o siso - alimentos proibidos e permitidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que comer depois de tirar o siso - alimentos proibidos e permitidos