Partilhar
Partilhar em:

Como aliviar a dor dos dentes do siso

Como aliviar a dor dos dentes do siso

Os dentes do siso, também chamados de terceiros molares, são os últimos dentes da dentição definitiva a sair e, muitas vezes, trazem consigo problemas e dores de cabeça. Estes dentes têm a localização mais posterior de todos e a idade habitual de erupção é entre os 17 e os 21 anos podendo, em casos raros, sair muito mais tarde.

Como a erupção destes dentes é frequentemente incômoda e dolorosa, no umCOMO preparamos algumas dicas para que você consiga aliviar esse desconforto. Nem todo o mundo sofre aquando da erupção destes dentes e tem quem só descubra que ganhou 4 novos dentes (um por cada quadrante) quando visita o Médico Dentista para fazer uma consulta de rotina e revisão geral da saúde oral. Se você não é desses sortudos e está agora passando mal com a erupção dos dentes do siso, continue lendo este artigo e descubra como aliviar a dor de dentes do siso.

Também lhe pode interessar: Como aliviar dor de dente
Passos a seguir:
1

Antes de recorrer a outros métodos, você deve agendar uma consulta com o seu Dentista caso sinta dor constante ou grave. A dor severa, ou a dor que não desaparece depois de alguns dias, pode indicar um problema grave nesse dente ou nos vizinhos provocado pela erupção, necessitando de ser ser avaliado pelo seu Dentista, que indicará o tratamento necessário.

2

Modifique temporariamente a sua alimentação para comidas mais moles, pastosas e tépidas, evitando alimentos duros ou que exijam esforço na mastigação, tal como as chiclets e os torrões.

Por vezes as dores e o incômodo são provocados pela rasgadura da gengiva necessária para que o dente faça o seu trajeto para o exterior do osso e, por isso, devemos evitar lesar ainda mais a gengiva já dolorida.

3

Experimente usar um anestésico tópico. Medicamentos orais para diminuir a sensibilidade local podem ser comprados sem receita em qualquer farmácia. Basta aplicar uma pequena quantidade sobre a zona afetada para calmar um pouco a dor do dente do siso.

Gel com clorohexidina também pode ser útil pelo seu efeito desinfetante e refrescante na gengiva, trazendo algum alívio.

4

Experimente fazer gargarejos com água quente salgada. Aqueça água, tendo o cuidado de não exagerar para evitar queimaduras, e adicione algumas pedras de sal de cozinha. Faça bochechos com a mistura durante 30 segundos e logo cuspa. Tome cuidado para não engolir a água salgada.

O efeito do calor e do sal ajudarão a aliviar a dor moderada por diminuírem a inflamação da gengiva. Contudo, não são curativos no caso de haver uma infecção instalada.

5

Use analgésicos e anti-inflamatórios de venda livre. O paracetamol (acetominofeno) ou o ibuprofeno podem ajudar a aliviar a dor associada aos dentes do siso. Siga a dosagem e as instruções da embalagem para aliviar a dor.

6

Para aliviar a dor do dente do siso e para reduzir a sua inflamação, você também pode colocar uma bolsa de gelo no rosto, no local da dor, por cerca de 15 minutos, podendo repetir o procedimento mais que uma vez por dia.

Tome cuidado para não queimar a pele do rosto com a bolsa de gelo. Esta deve estar sempre envolta numa toalha ou pano.

7

É fundamental que você mantenha uma boa higiene do local, mesmo que isso possa ser um pouco doloroso. Se você deixar acumular restos alimentares entra num ciclo vicioso de: inflamação da gengiva, esta fica inchada e acaba por prender mais os alimentos, proporcionando ainda mais inflamação.

A higiene daquele local, bem como de toda a boca, deve incluir fio dentário, seguida de escovagem com dentífrico adequado e bochecho com colutório sem álcool.

Atenção: Os remédios caseiros que contêm álcool podem provocar algum alívio imediato graças à ação entorpecedora do álcool. Contudo, eles são completamente desaconselhados uma vez que o álcool é lesivo para a gengiva sendo, inclusivamente, um fator de risco para câncer oral.

8

Finalmente, é importante relembrar que, mesmo que a erupção do seu dente do siso não traga desconforto, é muito importante manter uma rotina de avaliação num Odontologista para manter uma ótima saúde oral.

Por vezes, o dente do siso não tem espaço para sair e pode lesar os dentes adjacentes sendo necessária a sua extração.

Assim sendo, consulte o seu dentista para que este possa avaliar o seu caso e indicar o melhor plano de tratamento.

Conselhos

  • Depois dos dentes do siso saírem completamente, a dor deve desaparecer. Se isso não acontecer, visite o seu dentista.
  • Consulte de imediato o seu dentista se você tem dificuldade em abrir ou fechar completamente a boca, se não consegue tocar na zona afetada sem sentir dor ou se tiver febre sem outro foco de infecção possível.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor dos dentes do siso, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Depois dos dentes do siso saírem completamente, a dor deverá desaparecer. Se isso não acontecer, visite o seu dentista.
  • Algumas pessoas não têm espaço suficiente na boca para que os dentes do siso saiam e isto pode fazer com que os dentes se movimentem e torçam cada vez mais. Consulte o seu médico.
  • Chame de imediato o seu dentista se tem dificuldade em fechar completamente a boca ou se não consegue tocar na zona afetada sem sentir dor.

Escrever comentário sobre Como aliviar a dor dos dentes do siso

74 comentários
Marcia Regina copple
Tô com medo de arrancar meu dente do siso ele nasceu ao contrário dói muito mas não fui no dentista tenho medo
A sua avaliação:
GABRIELA
COMO SARA UM DENTE S ISO
Osmar
Neste exato momento meu dente está doendo muito. Tenho apenas 15 anos.
Luciana Rocha
Meu dente ja saiu quase todo mais a 3 dias to sentindo dor no dente quero saber se pode ter o risco de tirar ele ?
A sua avaliação:
Maria Eduarda
Eu tenho 11 anos e o meu dente cico já ta nascendo
A sua avaliação:
Tatielly
Tenho 34 anos e agora que esta nascendo um dos sisos...não to suportando a dor! Cada vez que eu como, se eu encosto até a lingua entre ele o outro dente, quase morro de dor de latejar...tenho que extrair né? Morro de medo...
A sua avaliação:
Onazes Mendes
Nossa essas dicas me ajudaram bastante.... Obrigado
A sua avaliação:
claudio cesar cardoso cruz
Gostaria de saber como faço para aliviar as dores dos dentes.Foram extraidos dois dentes()sisos)
A sua avaliação:
DEMAN COSTA
Que dor absurda! ninguém merece isso. Meu Deus! obrigado pelas dicas 2/3/5 principalmente!
A sua avaliação:
luciana ferreira santos
água morma com sal;;;não pode engolir a água com sal

Como aliviar a dor dos dentes do siso
1 de 6
Como aliviar a dor dos dentes do siso