Dentes do Siso

Como escovar os dentes após extração do siso

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 27 julho 2017
Como escovar os dentes após extração do siso

Vem com dor, inchaço, impedimento mandibular e tempo de recobro. É, o siso é um dente tramado. O pior é que vem tudo isso e mais alguma coisa quando a gente vai no dentista para extrair ele. Só há um problema, como escovar os dentes após a extração do siso? Para esse e outros problemas basta ver essas dicas do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Cuidados após a extração do dente do siso

Índice

  1. Extrai um siso, e agora?
  2. A importância das primeiras 24 horas
  3. Não há dois sem três
  4. Uma semana evitando males
  5. Hora de retirar esses pontos
  6. Outros cuidados e avisos

Extrai um siso, e agora?

Bem, agora há que esperar um pouco. Afinal de contas acabou de sofrer uma pequena intervenção na boca, onde um dente bem fundo de raízes saiu, o dentista teve de coser o buraco e colocar anestesia para tudo isso. No final aplicou uma gaze que vai ajudar a estancar o sangue por isso o melhor é permanecer quieto nos próximos 30 a 45 minutos. Não se arme em forte e fique descansado. Antes de sequer pensar em comer ou beber convêm se certificar que o coágulo se instalou na ferida para estancar o sangramento. Se for preciso mude a gaze, no entanto se o problema persistir contacte o seu dentista.

Veja também o nosso artigo sobre como aliviar a dor dos dentes do siso.

Como escovar os dentes após extração do siso - Extrai um siso, e agora?

A importância das primeiras 24 horas

Após a extração do siso as primeiras 24 horas são muito importantes. Nesse período é essencial:

  • Evitar esforços físicos;
  • Comer alimentos macios ou mesmo líquidos;
  • Evitar comidas quentes e que necessitem de mastigação;
  • Evitar cuspir, bochechar ou outro tipo de atividade das bochechas.
  • Evitar escovar os dentes, parece mal mas o melhor é mesmo nem colocar a escova na boca.
  • Faça uma mistura de água com sal e coloque na boca, incline a cabeça fazendo água salgada passar pelos dois lados da boca, após a refeição ajuda a limpar a sujidade da boca. Não cuspa, incline a cabeça e deixe a água escorrer da boca.
  • Beba água, muita água.

Dica: Saiba o que comer depois de tirar o siso com mais detalhe nesse artigo do umCOMO.

Como escovar os dentes após extração do siso - A importância das primeiras 24 horas

Não há dois sem três

Entre o segundo e terceiro dia após a extração dos sisos pode começar a escovar os dentes com uma escova de fios macios, e sem nunca escovar diretamente o local onde estão os pontos da extração. Pode acabar por quebrar eles e começar a sangrar ou provocar uma infeção. Escove o resto da dentição de forma cuidada e gentil, e não cuspa nem bocheche, a cicatrização ainda não está concluída.

Se quiser pode continuar a usar a solução salina para ir evitando o acumular de bactérias no local da extração. Utilize um cotonete umedecido e superficialmente vá limpando os pontos, não aplique pressão quando fizer isso. Mas não vale a pena ficar maluco por não poder escovar os dentes. Afinal de contas ainda deve doer e boca ainda deve estar inchada por isso o melhor é nem esforçar muito.

Como escovar os dentes após extração do siso - Não há dois sem três

Uma semana evitando males

No início deste artigo eu falei no que devia fazer e não fazer durante as primeiras 24 horas após a extração do siso. No entanto há outros males que deve evitar e bens que deve procurar. Durante esse tempo de recuperação é de evitar o consumo de álcool e tabaco. Por um lado porque muito provavelmente o dentista receitou um anti-inflamatório e um antibiótico para ajudar a cicatrização do local e evitar infeção. Por outro porque o tabaco atua sobre a mucosa da gengiva e promove a inflamação além da infeção que estamos tentando evitar. Por isso é aconselhável não fumar até a retirada dos pontos.

Como escovar os dentes após extração do siso - Uma semana evitando males

Hora de retirar esses pontos

Normalmente e se tudo tiver corrido da melhor forma, ao final de uma semana é hora de voltar no dentista para retirar os pontos. Por essa altura já estamos perfeitamente adaptados à falta do siso, isso porque após o quarto dia começamos a escovar a dentição completa sempre de forma gentil, tomamos as devidas precauções e estamos prontos para liberar nossa boca. Após essa consulta podemos retornar às nossas vidas.

Como escovar os dentes após extração do siso - Hora de retirar esses pontos

Outros cuidados e avisos

Durante esse tempo de recobro pode utilizar compressas para aliviar o inchaço da cara, leve os medicamentos até ao fim, mesmo que retire os pontos, se ainda tiver antibióticos pergunte ao dentista se deve parar ou continuar tomando, mais vale prevenir do que remediar.

Atenção se a qualquer momento pós-cirurgia você tiver alguma dúvida, se surgir algum problema contacte sempre o seu dentista para ele o informar da melhor forma de agir.

Veja também o nosso artigo em que lhe mostramos os vários cuidados que deve ter após a extração do dente do siso.

Como escovar os dentes após extração do siso - Outros cuidados e avisos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escovar os dentes após extração do siso, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Como escovar os dentes após extração do siso