Dentes do Siso

Como se recuperar após a extração do dente do siso

Como se recuperar após a extração do dente do siso
Imagem: plasticplaza.com

Os molares, mais conhecidos como os dentes do siso, são os últimos molares a aparecer na nossa boca, normalmente entre os 17 e os 21 anos. Quando não temos espaço suficiente na boca, ou quando os molares estão inclinados, estes originam diversos problemas que afetam a nossa saúde dental, e devem ser extraídos. Trata-se de um procedimento cirúrgico que deve ser realizado por um cirurgião dentista, e requer alguns cuidados por parte do paciente. Em umComo.com.br explicamos como se recuperar apos a extração do dente do siso.

Também lhe pode interessar: O que comer após a extração de um dente
Passos a seguir:
1

Primeiro e também o mais importante para se recuperar da extração dos molares, é seguir todas as indicações de seu médico, especialmente no que diz respeito aos medicamentos que deve tomar, a frequência de ingestão e a dieta que você deve fazer nos próximos dias.

Ao terminar a cirurgia, é conveniente deixar uma gaze durante meia hora pressionando a área ou áreas da extração, isto ajudará a controlar o sangramento de forma eficaz. Não se recomenda que cuspa o sangue, mas que controle a hemorragia deste modo.

2

Para se recuperarda extração dos molares é muito importante repousar, especialmente quando foram extraídos os quatro dentes do siso. Por isso, o mais recomendável é não realizar atividades físicas de impacto nem que sejam cansativas, durante pelo menos uma semana, deste modo, com certeza os pontos não se desprenderão.

3

Depois de uma extração dos dentes do siso, e depois da anestesia passar, é normal sentir dor. Por isso é importante que tome os calmantes e anti-inflamatórios receitados por seu médico, seguindo as instruções dadas. Estes medicamentos ajudarão você a sentir-se melhor.

4

Também é normal que nos dias seguintes à operação seu rosto fique inflamado. Para controlar a inflamação, aplique uma bolsa de gelo ou uma compressa fria de gelo no rosto, na área inflamada. O frio ajudará a acalmar a dor, repita este procedimento várias vezes ao dia.

Também é recomendável dormir com a cabeça um pouco elevada, desta forma a inflamação diminuirá.

5

A alimentação é um aspecto bastante importante para recuperar a extração dos molares, por isso recomendamos:

  • Manter-se bem hidratado bebendo especialmente água. Café, chá, refresco ou bebidas alcoólicas não são recomendados.
  • Beber sempre líquidos à temperatura ambiente ou frios e evitar as bebidas quentes que aumentarão a dor.
  • Manter uma dieta leve durante cerca de uma semana. As sopas à temperatura ambiente, compota, purê, iogurte e os alimentos batidos são as melhores alternativas.
6

A higiene também é importante durante a recuperação de uma extração de molares. Não evite a escovação, pelo contrário é muito importante escovar os dentes, com delicadeza. No mesmo dia da cirurgia não escove a área em que estão os pontos.

Também é importante:

  • Escovar os dentes depois de cada refeição.
  • Usar o fio dental.
  • NÃO usar o enxague dental, já que o álcool pode irritar as feridas.
  • Enxague a boca com água morna e sal, isto ajudará a controlar a inflamação e reduzir a possibilidade de infecção.
7

Para garantir a recuperação de uma extração dos dentes do siso, há algumas coisas que devem ser evitadas, por exemplo:

  • Não coma alimentos duros, crocantes, picantes ou muito condimentados durante pelo menos duas semanas.
  • Não fume durante uma semana.
  • Não consuma bebidas alcoólicas durante uma semana.
  • Não tome bebidas ou alimentos muito quentes durante pelo menos uma semana.
8

Se seguir estas indicações você conseguirá se recuperar sem o menor inconveniente. Porém, é recomendável que consulte seu médico se:

  • Apresentar sangramento excessivo;
  • Sentir muita dor;
  • A inflamação da área não baixa após vários dias;
  • Reagir de forma negativa perante algum analgésico ou anti-inflamatório.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se recuperar após a extração do dente do siso, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
Alberto coelho
extrai (1) dente do siso hoje pela manhã 10:00 está tudo bem , não sinto dor tranquilo, posso fazer atividade física, exemplo corrida? A Dra Não recitou nenhum medicamento, é normal?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alberto! Se você tiver levado pontos, não convém fazer atividade física até os tirar. É normal que ela não tenha receitado nenhum medicamento, mas se você sentir dores pode tomar ibuprofeno. Veja como tomar este medicamento aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tomar-ibuprofeno-10962.html Obrigada pelo seu comentário!
THAYSSA Sales
Olá eu fiz a extração na quarta feira hoje ja faz 7 dias esta doendo muito meu rosto está muito enchado e esta enfequisionado ja tomei de tudo e nada até na emergência ja fui 2 vezes tomei injeção e nada como que eu Fasso para pode melhora ?
Lucas souza
Fiz a extracção de um dente na sexta feira a tarde, ele estava com canal e td quebrado. Hj na segunda feira voltei ao dentista e ele disse q esta bem infeccionado. Porem quero muito ir a academia ainda hj, posso? Se não, quando poderei?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucas! Se você não sentir qualquer desconforto, então não tem problema, pode ir na academia. Agora se você estiver com dores, talvez seja melhor ficar em casa, pois não iria ser muito confortável estar se exercitando com dores. Obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras!
Cláudia
Arranquei o meu sábado e ocorreu tudo bem só está um pouco inchado. É normal?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cláudia! A inflamação é normal após extrair o dente do siso, o que deverá fazer para minimizar essa inflamação é aplicar gelo no lado da extração. Pode aplicar durante cerca de 30 minutos a cada 3 horas. Obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras!
Eliane Carvalho
Extrai um siso inferior há 10 dias. Não tive sangramento, senti muita dor e tirei os pontos em 5 dias. Estou tomando antibiótico (amoxilina) e tomei 30 comprimidos de Tandrilax, mais Tylex. No momento só estou com o antibiótico. Ainda tenho dor, como se fosse dente cariado, dá fisgadas, muito irritante. Isso é normal, após 10 dias.
Claudia rocha
Fiz uma extração do dente a cinco dias e agora apareceu um caroço na bochecha e está duro é normal ? Alguém me responde por favor ? Estou apavorada
Daliria
Meu marido fez uma extração e sentiu Muitas dores de cabeça e no corpo depois disso, na remoção o dentista afetou muito os nervos já fazem 5 meses e ele ainda sente sensibilidade nos dentes próximos, isso é normal? É comum que a imunidade baixe pois o médico falou que ele estava com baixa imunidade após a extração
larissa
meu DEUS oque eh isso
FRANCISCA
a quatro dias retirei o dente do siso inferior lado esquerdo mas esta saindo sangue com pus tenho essa secreção de pus a aNOS E POR ISSO DA RETIRADA DO DENTE MAS APOS QUATRO DIAS DE ANTIBIOTICO E NORMAL TE ESSA SECREÇÃO.
Imagem: plasticplaza.com
Como se recuperar após a extração do dente do siso