Como se recuperar após a extração do dente do siso


Os molares, mais conhecidos como os dentes do siso, são os últimos molares a aparecer na nossa boca, normalmente entre os 17 e os 21 anos. Quando não temos espaço suficiente na boca, ou quando os molares estão inclinados, estes originam diversos problemas que afetam a nossa saúde dental, e devem ser extraídos. Trata-se de um procedimento cirúrgico que deve ser realizado por um cirurgião dentista, e requer alguns cuidados por parte do paciente. Em umComo.com.br explicamos como se recuperar apos a extração do dente do siso.
Passos a seguir:
Primeiro e também o mais importante para se recuperar da extração dos molares, é seguir todas as indicações de seu médico, especialmente no que diz respeito aos medicamentos que deve tomar, a frequência de ingestão e a dieta que você deve fazer nos próximos dias.
Ao terminar a cirurgia, é conveniente deixar uma gaze durante meia hora pressionando a área ou áreas da extração, isto ajudará a controlar o sangramento de forma eficaz. Não se recomenda que cuspa o sangue, mas que controle a hemorragia deste modo.
Para se recuperarda extração dos molares é muito importante repousar, especialmente quando foram extraídos os quatro dentes do siso. Por isso, o mais recomendável é não realizar atividades físicas de impacto nem que sejam cansativas, durante pelo menos uma semana, deste modo, com certeza os pontos não se desprenderão.
Depois de uma extração dos dentes do siso, e depois da anestesia passar, é normal sentir dor. Por isso é importante que tome os calmantes e anti-inflamatórios receitados por seu médico, seguindo as instruções dadas. Estes medicamentos ajudarão você a sentir-se melhor.
Também é normal que nos dias seguintes à operação seu rosto fique inflamado. Para controlar a inflamação, aplique uma bolsa de gelo ou uma compressa fria de gelo no rosto, na área inflamada. O frio ajudará a acalmar a dor, repita este procedimento várias vezes ao dia.
Também é recomendável dormir com a cabeça um pouco elevada, desta forma a inflamação diminuirá.
A alimentação é um aspecto bastante importante para recuperar a extração dos molares, por isso recomendamos:
- Manter-se bem hidratado bebendo especialmente água. Café, chá, refresco ou bebidas alcoólicas não são recomendados.
- Beber sempre líquidos à temperatura ambiente ou frios e evitar as bebidas quentes que aumentarão a dor.
- Manter uma dieta leve durante cerca de uma semana. As sopas à temperatura ambiente, compota, purê, iogurte e os alimentos batidos são as melhores alternativas.
A higiene também é importante durante a recuperação de uma extração de molares. Não evite a escovação, pelo contrário é muito importante escovar os dentes, com delicadeza. No mesmo dia da cirurgia não escove a área em que estão os pontos.
Também é importante:
- Escovar os dentes depois de cada refeição.
- Usar o fio dental.
- NÃO usar o enxague dental, já que o álcool pode irritar as feridas.
- Enxague a boca com água morna e sal, isto ajudará a controlar a inflamação e reduzir a possibilidade de infecção.
Para garantir a recuperação de uma extração dos dentes do siso, há algumas coisas que devem ser evitadas, por exemplo:
- Não coma alimentos duros, crocantes, picantes ou muito condimentados durante pelo menos duas semanas.
- Não fume durante uma semana.
- Não consuma bebidas alcoólicas durante uma semana.
- Não tome bebidas ou alimentos muito quentes durante pelo menos uma semana.
Se seguir estas indicações você conseguirá se recuperar sem o menor inconveniente. Porém, é recomendável que consulte seu médico se:
- Apresentar sangramento excessivo;
- Sentir muita dor;
- A inflamação da área não baixa após vários dias;
- Reagir de forma negativa perante algum analgésico ou anti-inflamatório.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se recuperar após a extração do dente do siso, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.