Partilhar

Como escovar os dentes depois de uma extração

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escovar os dentes depois de uma extração

Quando nos extraem um dente ou um molar precisamos de tempo para nos recuperar, e todas as ações realizadas após a intervenção podem facilitar ou dificultar o processo de recuperação local. Felizmente, a boca é uma das áreas que mais rápido se cura, no entanto devemos ter cuidado no momento da escovação para evitar machucar a área sensível, retirar sem querer o coágulo que se formou ou causar qualquer outro incômodo.

Se estiver se perguntando como escovar os dentes depois de uma extração, neste artigo da umComo.com.br vamos explicar com detalhes.

As primeiras 24 horas depois da extração

As primeiras 24 horas depois de uma extração são muito importantes, porque durante esse tempo o corpo está trabalhando ao máximo para gerar um coágulo na zona que impeça o sangramento, ao mesmo tempo em que o processo de cicatrização vai começando. Para garantir que tudo isso ocorra da forma adequada, é importante que após a intervenção e até 3 ou 4 dias depois, não escove a zona da extração, e também as áreas próximas.

A escovação poderia arrancar o coágulo que se formou ou os pontos do local, complicando muito a cicatrização. No entanto, pode escovar o resto dos seus dentes desde que possa abrir a boca com normalidade, algo que é difícil de fazer se retiraram os dentes do siso, por exemplo.

Se puder, opte por uma escova de cerdas suaves com um pouco de pasta de dentes, realizando movimentos circulares muito suaves nos dentes que se encontram afastados da zona de extração, não se esqueça também de escovar a língua. Para retirar a pasta de dentes é fundamental que não cuspa nem enxágue com muita força ou poderia arrancar o coágulo formado. Ao invés disso, mova suavemente a sua cabeça de um lado para o outro para que a água limpe bem a boca e depois incline sua cabeça para que o líquido saia.

Se não puder abrir a boca e escovar, continue lendo porque abaixo explicamos o que deve fazer.

Como escovar os dentes depois de uma extração - As primeiras 24 horas depois da extração

Enxágues de água com sal ou colutório

No dia seguinte à extração poderá começar a enxaguar a boca com um colutório receitado pelo seu médico ou com água morna com sal, que costuma ser o líquido recomendado pelos especialistas pois, além de favorecer a limpeza, ajuda a reduzir notavelmente a inflamação e impedir as infecções. Deve adicionar meia colher de chá de sal em um copo com água morna, enxágue sua boca com suavidade e mova a cabeça de um lado para o outro para garantir que limpa bem a cavidade bucal. Não engula o líquido, para jogar fora incline sua cabeça e deixe que o mesmo saia.

Deve enxaguar a sua boca com água e sal 4 vezes por dia durante pelo menos os 4 primeiros dias. Em relação ao uso do colutório, siga as recomendações do médico. É importante não enxaguar de forma brusca ou poderia retirar o coágulo, continue com este procedimento após as refeições para garantir uma limpeza melhor.

Não posso abrir a boca para escovar os dentes

Se lhe extraíram 2 ou mais dentes é provável que tenha dificuldades para abrir a boca e escovar os seus dentes, nesse caso deverá:

  • Esperar que passem as primeiras 24 horas sem enxaguar ou limpar a boca para não interferir na coagulação.
  • No dia seguinte à extração poderá começar a usar os enxágues com água morna e sal ou o colutório. Faça-o seguindo as indicações anteriores, sempre após as refeições para limpar a sua boca e eliminar a sujeira.
  • Entre 3 e 4 dias após a intervenção poderá começar a abrir a boca pouco a pouco, nesse momento pode começar a escovar ou a usar uma gaze úmida para limpar a sujeira dos dentes.
Como escovar os dentes depois de uma extração - Enxágues de água com sal ou colutório

Gaze para limpar a zona ao redor da extração

Ao escovar os dentes após uma extração devemos ser delicados, no entanto, durante os primeiros 3 ou 4 dias não se recomenda passar a escova pela área da cirurgia, portanto a recomendação é usar uma gaze molhada com água para limpar os dentes próximos à extração.

A limpeza deve ser feita com suavidade, com cuidado para não romper o coágulo ou causar qualquer dano.

Outras recomendações para curar rapidamente

Uma extração dentária implica um tempo de cura que oscila entre 3 dias e duas semanas no caso de intervenções maiores; para melhorar logo, recomendamos que:

  • Aplique uma compressa de gelo na zona da extração durante 15 minutos, várias vezes por dia, isso ajudará você a reduzir a inflamação.
  • Durma com a cabeça elevada para favorecer a circulação do sangue e reduzir os incômodos durante o sono.
  • Tome bebidas frias para reduzir a inflamação, não beba nada quente.
  • Mantenha uma dieta macia, evitando qualquer alimento duro ou com sementes que possam entrar na zona da extração.
  • Não puxe líquidos com canudinho, isso poderia fazer com que o coágulo se desprenda afetando a cicatrização.
  • Enxágue sua boca com cuidado para evitar danos.
  • Se apresentar dor intensa ou inflamação que não diminui após 3 dias da intervenção, se tiver febre ou um sangramento importante, consulte seu médico o quanto antes.
Como escovar os dentes depois de uma extração - Outras recomendações para curar rapidamente

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escovar os dentes depois de uma extração, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como escovar os dentes depois de uma extração

O que lhe pareceu o artigo?

Como escovar os dentes depois de uma extração
1 de 4
Como escovar os dentes depois de uma extração

Voltar ao topo da página