Dentes do Siso

Cuidados após a extração do dente do siso

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 27 julho 2017
Cuidados após a extração do dente do siso

Os dentes do siso são chamados assim porque costumam doer desde que começam a sair, ao redor dos 16 anos, até que acabam de o fazer, às vezes até 10 anos depois. Devido à mudança da dieta dos humanos há uns 5000 anos atrás ou mais, existe uma tendência de um crescimento menor das mandíbulas, dificultando ainda mais o crescimento dos dentes, que muitas vezes devem ser extraídos já que amontoam para à frente (em 44% dos casos) ou não saem completamente pela gengiva (38% dos casos).

A extração dos dentes do siso pode ser realizada devido a vários fatores, mas é preciso observar sempre o impacto que teve ou pode ter em uma dentadura. O principal motivo é o desvio dos dentes anteriores, seguido de problemas de cáries devido à dificuldade gerada para escovar um dente sem ter saído completamente; é por isso que a extração sempre será objeto de uma profunda análise por parte do odontólogo. A extração dos dentes não costuma ser dolorosa, mas deve considerar alguns detalhes para não ter nenhuma surpresa. Neste artigo de umComo conhecerá mais sobre o assunto e sobre o cuidado da sua boca quando já tiver retirado o dente.

Índice

  1. A extração do dente do siso dói?
  2. O que devo fazer após a extração?
  3. O que comer após uma extração de dentes?
  4. Outros cuidados

A extração do dente do siso dói?

A extração de dentes é feita após a aplicação de anestesia local. Se o profissional for cuidadoso, só sentirá uma pequena picada da anestesia e depois mais nada. Por isso, a extração normal dos dentes do siso não dói.

No geral, é mais o medo cultural de dentista devido aos velhos métodos utilizados (felizmente hoje é outra história) que outra coisa, e se sentir algo é só isso, uma sensação; mas dor, nenhuma.

Existem casos nos quais se extrai mais de um dente (às vezes até 4 dentes do siso juntos) e aplica-se anestesia geral. Obviamente estes são casos especiais e precisam de um tratamento pós-operatório bem mais cuidadoso.

 

Cuidados após a extração do dente do siso - A extração do dente do siso dói?

O que devo fazer após a extração?

Obviamente que deverá seguir as recomendações do profissional, que é a pessoa mais indicada para isso. Essas recomendações é provável que sejam as mesmas que vamos listar abaixo, pois são fundamentais para o cuidado após a extração.

Gelo para a inflamação: se o lado da extração estiver inflamado, é uma boa ideia apoiar suavemente um saco com gelo por 30 minutos a cada 3 horas. Isso fará com que a inflamação reduza mais rápido.

Se houver sangramento: o sangramento leve depois da extração é normal nas 24 horas posteriores. O "leve" significa basicamente algum coágulo, não um sangramento constante. Para diminuir o mesmo é recomendável morder levemente com a gengiva uma gaze antisséptica molhada em água bem fria por 45 minutos. Isso ajudará a acelerar a cicatrização.

Não fume nem beba: a fumaça do cigarro irrita muito as feridas bucais e o álcool não permite que os antibióticos façam efeito.

Não enxaguar a sua boca até que passem 12 horas: Por mais que sinta um gosto ruim, precisa que a ferida se feche; enxaguando rapidamente tirará da sua saliva as enzimas que aceleram a cicatrização. Por isso, é recomendável enxaguar a boca apenas depois de 12 horas após a cirurgia. Um enxágue suave de água morna com sal e bicarbonato é uma boa opção.

A escovação sobre a zona deve ser feita no segundo dia e tem que ser feita muito, mas muito suavemente e com cuidado. Deve esquecer obviamente o palito de dentes por várias semanas.

Cuidados após a extração do dente do siso - O que devo fazer após a extração?

O que comer após uma extração de dentes?

A dieta depois de uma extração deve ser baseada em alimentos muito triturados e purê. Devem ser evitados os alimentos duros e que possuam sementes que possam entrar no lugar da extração. Uma boa ideia é ingerir caldos, gelatina, iogurte e purê. Lembre-se de consultar o seu dentista perante qualquer dúvida.

Dica: Saiba o que comer depois de tirar o siso com mais detalhe nesse artigo do umCOMO.

Outros cuidados

Uma forma de aliviar sutilmente a dor do dente do siso é mascar chiclete. Outra opção é tentar bochechar água quente salgada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cuidados após a extração do dente do siso, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cuidados após a extração do dente do siso