Los cepillos de dientes

Como limpar escova de dente

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 18 maio 2023
Como limpar escova de dente

Um dos itens essenciais de higiene em todas as casas é a escova de dentes, que é necessária para manter nossos dentes e nossa boca saudáveis. A partir do momento em que somos pequenos, devemos nos acostumar a ter uma rotina de higiene oral que nos impeça de ter cáries e grandes problemas orais.

Para isto, temos escovas de dentes manuais ou elétricas, com cerdas duras ou macias, também adaptadas para as diferentes partes da boca ou todas elas, entre outras ferramentas e adaptações das mesmas para uma boa higiene. De tempos em tempos devemos renovar nossa escova de dentes, mas para mantê-la nas melhores condições possíveis e prolongar sua vida útil, devemos limpá-la e desinfetá-la com frequência.

Se você estiver se perguntando como limpar escova de dente elétrica ou manual, tenha em mente que os conselhos são os mesmos e elas podem ser limpas da mesma maneira, pois o importante é limpar e desinfetar a cabeça, a parte de cerdas com a qual escovamos nossos dentes, gengivas e língua. É por isso que, neste artigo do umCOMO, lhe daremos uma série de dicas sobre como limpar sua escova de dentes para que ela permaneça funcional e em bom estado por mais tempo.

Também lhe pode interessar: Como limpar dentes implantados

Índice

  1. Enxaguante bucal
  2. Água fervente
  3. Vinagre
  4. Bicarbonato e vinagre branco
  5. Outras formas de limpar escova de dente
  6. Quando trocar a escova de dentes

Enxaguante bucal

Começamos a explicar como desinfetar uma escova de dente, pois não só é preciso limpá-la superficialmente, mas também desinfetá-la, usando enxaguante bucal. Isso mesmo, não só cuida diretamente de sua boca, mas também é uma das maneiras mais fáceis e rápidas de limpar sua escova de dentes. Graças à sua composição, ela também eliminará todas as bactérias e outros germes que sua escova de dentes possa ter acumulado. Siga estas instruções:

  1. É aconselhável usar um enxaguante bucal normal ou com clorexidina, um componente muito eficaz para desinfecção.
  2. Você deve colocar uma parte do enxaguante em um copo e mergulhar sua escova de dentes nela por pelo menos uma hora.
  3. Após este tempo, você deve enxaguar com bastante água e sua escova de dentes sairá limpa e desinfetada.

Água fervente

Outra fórmula, muito mais natural e caseira, é ferver a escova de dentes. Embora a clorexidina seja muito eficaz, com água fervente você obterá muito bons resultados, pois as bactérias morrem com a alta temperatura. Para fazer isso, basta seguir estes passos:

  1. Ferver água em uma panela.
  2. Enquanto ainda estiver fervendo, despeje-o em um copo ou tigela.
  3. Mergulhe a escova de dentes inteira ou apenas as cerdas.
  4. Deixar repousar por dois minutos. Só este calor será suficiente para desinfetar sua escova de dentes.
Como limpar escova de dente - Água fervente

Vinagre

Outra maneira fácil de limpar escova de dentes é usar um dos desinfetantes naturais mais conhecidos e eficazes: o vinagre. Este ingrediente é um dos remédios domésticos mais comuns quando se trata de eliminar bactérias e germes, assim como odores desagradáveis. Para desinfetar sua escova de dentes com vinagre, siga estas instruções:

  1. Primeiro é preciso dar-lhe um tratamento térmico. Para fazer isso, você pode deixá-lo por alguns minutos sob água quente corrente em seu banheiro ou torneira da cozinha.
  2. Mergulhe-a em um copo de vinagre branco.
  3. Deixe repousar por até 2 horas.
  4. Enxague com água fria e deixe secar ao ar.

Este produto é muito útil para a limpeza e desinfecção de uma variedade de objetos e superfícies. Aqui explicamos mais sobre como limpar com vinagre.

Bicarbonato e vinagre branco

Se quisermos deixar nossa escova de dentes como nova com um remédio caseiro mais potente do que o explicado acima, o que devemos fazer é preparar um poderoso desinfetante natural à base de vinagre branco e bicarbonato de sódio.

  1. Misture bicarbonato de sódio com vinagre branco em um copo, uma pequena quantidade será suficiente para cobrir a cabeça da escova de dentes com cerdas.
  2. Mergulhe a escova de dentes na mistura.
  3. Deixar repousar e limpar por 1 hora (2 horas no máximo).
  4. Enxague bem a escova de dentes com bastante água fria para remover todos os restos.

Esta combinação de produtos é uma das mais eficazes para a limpeza não apenas de escovas de dentes, mas de uma variedade de superfícies e objetos. Portanto, aqui explicamos como limpar com bicarbonato de sódio.

Como limpar escova de dente - Bicarbonato e vinagre branco

Outras formas de limpar escova de dente

Se você quer ter mais ideias de como desinfetar escova de dente, tome nota destes outros conselhos:

  • Você pode desinfetar sua escova de dentes com peróxido de hidrogênio. Basta mergulhá-la em um copo de peróxido de hidrogênio, o suficiente para cobrir as cerdas, e deixá-la por alguns minutos. Você pode fazer isso até mesmo uma vez por semana.
  • Você pode comprar um produto desinfetante para escovas de dentes, ou seja, um produto específico para elas. É fácil encontrar este tipo de produto em consultórios de dentistas ou em farmácias
  • Você pode comprar um desinfetante para próteses odontológicas, tais como pastilhas desinfetantes para limpeza de protetores bucais, próteses dentárias ou outras próteses. Coloque água em um copo, coloque a escova com as cerdas submersas e adicione a pastilha desinfetante. Deixe por vários minutos e depois enxague bem com água.

Quando trocar a escova de dentes

Mesmo que sejamos responsáveis e cuidemos bem de nossas escovas de dentes, é inevitável que o material se deteriore com o tempo. Seja de plástico ou madeira, o contato constante com a umidade faz com que as escovas de dente envelheçam. Além disso, o uso diário recorrente fará com que as cerdas se dobrem, se dividam e amoleçam, tornando sua escovação ineficaz. Quando isto acontece, nenhuma quantidade de limpeza e desinfecção pode salvá-la; é hora de trocar as escovas.

Pensando em um tempo aproximado, estima-se que as escovas de dente devem ser trocadas a cada 3 meses. No entanto, tudo depende de como você a utiliza. Se a escovação tende a ser muito forte, a escova de dentes deve ser trocada antes de três meses.

Mesmo assim, é recomendável não exceder 4 meses, pois realmente perde sua capacidade e não faz mais seu trabalho adequadamente. Atualmente, existe uma ampla gama de escovas e produtos no mercado, desde modelos econômicos até modelos mais profissionais que podem garantir três meses de eficácia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar escova de dente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como limpar escova de dente