Partilhar

Sensibilidade nos dentes após clareamento, o que fazer?

 
Por Redação umCOMO. 20 setembro 2017
Sensibilidade nos dentes após clareamento, o que fazer?

Estudos de especialistas em saúde dental provaram que 80% das pessoas que fazem clareamento dos dentes sofrem de sensibilidade dental nos dias que sucedem o tratamento. Isso acontece porque o tratamento pode ser um pouco agressivo com o esmalte dental, o que varia de acordo com o tratamento e com o estado de saúde prévio do paciente.

Em umCOMO, sabemos que a sensibilidade dental é desagradável, podendo até chegar a ser bastante dolorosa. Se você está sofrendo com este problema, continue lendo e descubra os melhores conselhos e soluções: Sensibilidade nos dentes após clareamento, o que fazer?

Também lhe pode interessar: Quanto custa fazer um clareamento dental

Dor nos dentes depois de clareamento - Causas

É cada vez mais comum ouvir alguém dizem que os seus dentes doem após um clareamento dental. Isso acontece porque cada vez mais pessoas se submetem a tratamentos estéticos que oferecem resultados mais eficazes do que a limpeza ou higiene bucal, simplesmente porque desejam dentes mais brancos ou porque têm problemas bucais complexos.

No tratamento usado para clarear os dentes, é usado peróxido de carbamida e peróxido de hidrogênio ou água oxigenada, já que costumam eliminar resíduos e penetrar no esmalte, branqueando. O problema surge quando as substâncias penetram demasiado o esmalte, quer seja por excessos na fórmula ou por se usar o tratamento com muita frequência ou demasiadas vezes. Além disso, algumas pessoas são mais afetadas do que outras, o que depende da qualidade do seu esmalte.

Desse jeito, é produzida a sensibilidade dental após o tratamento feito para clarear os dentes. Em seguida, explicamos detalhadamente como aliviar dor de dente após clareamento - siga os conselhos e elimine a sensibilidade.

Sensibilidade nos dentes após clareamento, o que fazer? - Dor nos dentes depois de clareamento - Causas

Limpar a boca corretamente

Para saber como eliminar a sensibilidade dos dentes após o clareamento, a primeira coisa a ter em conta é que é essencial continuar cuidando bem da boca para que a recuperação seja o mais rápida possível. Uma correta higiene da boca e dos dentes é essencial para tratar este problema. Siga os mesmos passos habituais, ou seja, use uma escova de cerdas suaves, pasta especial para sensibilidade dentária, enxágue para gengivas sensíveis ou próprio para sensibilidade e fio dentário, sempre suavemente.

Pasta dentífrica para dentes sensíveis

Enquanto esta condição perdurar, recomendamos que você substitua a sua pasta dos dentes por uma específica para tratar sensibilidade dental. Você deve usar o produto três vezes por dia, ou seja, cada vez que escovar os dentes. Evite pastas com gostos muito refrescantes ou com efeito clareador.

Esta pasta vai ajudar a selar os poros dentais que comunicam através dos túbulos dentais diretamente com o interior do dente ou dentina e o nervo, onde você sente a dor.

Gel dessensibilizante dental

Este tipo de gel é formulado expressamente para combater a sensibilidade dessa zona da boca com rapidez, causando um efeito analgésico ou levemente anestésico. Não é uma solução definitiva, mas sim um remédio para melhorar a situação enquanto é tratada com a ajuda do dentista.

Sensibilidade nos dentes após clareamento, o que fazer? - Limpar a boca corretamente

Evitar o tratamento de clareamento dental por algum tempo

Se este problema surge sempre que você faz um clareamento dental profissional, o mais provável é que você tenha de deixar o tratamento branqueador, pelo menos por algum tempo até recuperar e fortalecer os seus dentes.

Como alternativa menos agressiva, você pode usar pasta dentífrica com efeito clareador. Estas pastas são específicas para que, com uso diário, o esmalte vá ficando cada vez mais limpo e claro. Existem várias marcas no mercado, experimente algumas e decida qual é mais eficaz para o seu caso.

Protetor de boca para sensibilidade

A férula de descarga ou protetor de boca ou dental é uma das melhores soluções para aliviar a dor provocada pela sensibilidade dental. Com esta proteção, você evitará que os dentes rocem uns nos outros, sentindo menos desconforto e evitando acordar durante a noite com dor. Esta dica é particularmente importante para quem sofre de bruxismo. Procure evitar os nervos e a ansiedade, já que as duas condições aumentam a sensibilidade dental.

Sensibilidade nos dentes após clareamento, o que fazer? - Protetor de boca para sensibilidade

Alimentos que causam sensibilidade nos dentes

Existem vários tipos de comida e bebida de aumentam este problema e que, caso você sofra dele regularmente, o pioram consideravelmente. Por esse motivo, é necessário evitar alimentos que causam sensibilidade nos dentes, como os seguintes:

  • Alimentos ácidos.
  • Doces e alimentos mais açucarados.
  • Alimentos muito frios.
  • Alimentos muito quentes.

Tanto as temperaturas extremas como os açúcares e os ácidos provocam, de forma imediata, uma sensação de dor aguda nos dentes afetados. Por isso, evite estes alimentos durante a sua recuperação.

Remédios caseiros para sensibilidade nos dentes após clareamento

Além de seguir todos estes conselhos eficazes para cuidar de dentes sensíveis após clareamento dental, também recomendamos alguns remédios naturais para a sensibilidade nos dentes:

Óleo de cravo da Índia

Esta planta contém eugenol, um componente com grandes propriedades antibacterianas, calmantes, anti-inflamatórias e até anestésicas quando é usada de forma tópica e localizada. Por esse motivo, é um dos melhores remédios contra a dor de dentes do siso, sensibilidade nos dentes e feridas na boca. Prepare uma infusão poderosa e use como enxágue bucal ou aplique o óleo diretamente nos dentes e gengivas afetados. Repita o procedimento 2 ou 3 vezes por dia.

Óleo de gergelim

É outro óleo com grande capacidade para desinflamar e combater as bactérias, sendo perfeito para tratar este problema e evitar que desenvolva uma infeção. Dilua 10 gotas de óleo de sésamo em um copo grande de água morna e use como enxágue bucal 2 a 4 vezes por dia.

Raiz de gengibre

Esta planta é muito conhecida em todo o mundo pelos seus grandes benefícios para a saúde, sendo também uma excelente solução contra este problema dental. É um grande analgésico e anti-inflamatório, duas propriedades perfeitas para eliminar a dor nos dentes após clareamento. Prepare uma infusão e, quando estiver morna, use como enxágue 3 vezes por dia. Se você preferir, também pode ralar um pouco da raiz de gengibre e colocar os pedaços diretamente sobre os dentes e gengivas mais sensibilizados. Confira mais sobre os benefícios desta planta no artigo: 8 benefícios do gengibre.

Sensibilidade nos dentes após clareamento, o que fazer? - Remédios caseiros para sensibilidade nos dentes após clareamento

Muita dor após clareamento, o que fazer?

Se, após uma sessão de clareamento dental, você estiver sentindo algo mais do que sensibilidade com muita dor, recomendamos que você consulte o mesmo dentista de novo para que ele avalie o estado da sua boca e recomende o que fazer no seu caso. É provável que você tenha de esperar algum tempo até poder retomar o tratamento, o que também deve ser indicado pelo odontólogo. Mesmo assim, é possível que você tenha de optar por outras opções para clarear os seus dentes, como pastas ou remédios caseiros para clarear os dentes.

Se o seu dentista não estiver disponível no horário da dor, consulte um serviço médico de urgência.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensibilidade nos dentes após clareamento, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Sensibilidade nos dentes após clareamento, o que fazer?

O que lhe pareceu o artigo?

Sensibilidade nos dentes após clareamento, o que fazer?
1 de 5
Sensibilidade nos dentes após clareamento, o que fazer?

Voltar ao topo da página