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Por que sinto dor de cabeça depois de comer doce?

Por Letícia Lima. Atualizado: 11 junho 2018
Por que sinto dor de cabeça depois de comer doce?

Poucas são as pessoas que conseguem resistir a uma sobremesa após a refeição. Doces são muito agradáveis ao nosso paladar e frequentemente associados a memórias positivas - essa é uma das razões pelas quais cortar o açúcar da dieta é tão difícil. Um dos grandes problemas hoje é que o açúcar está escondido até em quase todos os alimentos industrializados, ou seja, das batatinhas chips aos refrigerantes. Algumas pessoas têm o organismo mais sensível aos efeitos dos doces e podem enfrentar problemas na hora de consumi-los, como fortes dores de cabeça, por exemplo. Neste artigo do umCOMO vamos responder a pergunta “Por que sinto dor de cabeça depois de comer doce?', dúvidas relacionadas e dicas para controlar a vontade de comer doce.

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Por que sinto dor de cabeça depois de comer doce?

Para entender o porquê de sentir dor de cabeça depois de comer doce é necessário entender como é feito o metabolismo do açúcar no organismo. Quando se come uma fatia de bolo, por exemplo, os carboidratos, gorduras e proteínas presentes nessa fatia são processados no sistema digestivo. O açúcar da fatia de bolo se transforma em glicose e é carregado pela corrente sanguínea. Enquanto isso, o pâncreas produz insulina para ajudar as células do corpo a absorver essa glicose que acabou de entrar no organismo.

Esse é um processo normal, e até aí não temos muitos problemas. No entanto, caso você tenha hipoglicemia ou tendência à hipoglicemia, seu corpo funciona de forma diferente - não deixe de conferir quais são os sintomas da hipoglicemia. Esse distúrbio faz com que o pâncreas produza muito mais insulina do que seria necessário, dessa forma, as taxas de açúcar em seu organismo caem muito rápido, levando as tão conhecidas dores de cabeça.

Como seu cérebro é uma região muito irrigada e que precisa de muita energia para funcionar, quedas repentinas de glicose no sangue são um pesadelo. É como um carro tentando andar sem gasolina, por exemplo. Confira nosso artigo Por que tenho glicose baixa para compreender melhor os motivos dessa condição de saúde física.

Ou seja, as dores de cabeça após comer doce são provocadas por uma queda nos níveis de açúcar do sangue, devido a uma excessiva produção de insulina por parte do pâncreas. Nesse tipo de caso é interessante suspender doces e demais alimentos com açúcar da dieta para ver como seu organismo reage. Também é importante consultar um médico e realizar exames que comprovem que você realmente tem hipoglicemia. Confira como prevenir a hipoglicemia.

Dor de cabeça e vontade de comer doce

Na parte anterior deste artigo, abordamos as possibilidades da dor de cabeça após comer doce. Mas e se você sente dor de cabeça e vontade de comer doce? Esse é um sinal de que alguma coisa em seu organismo não vai bem e precisa ser averiguada com cautela. Esse pode ser um forte indício de algum problema nutricional ou até mesmo de desidratação.

Se você se alimenta mal (alimentos pouco nutritivos como os feitos com farinha de trigo branca) ou passa muito tempo sem comer, seu corpo começa a ter que buscar energia em outras fontes (normalmente quebrando as moléculas de gordura que foram armazenadas). Isso gera dor de cabeça, pois seu corpo está trabalhando demais. Uma vez que os carboidratos e os açúcares são a fonte mais simples de energia, ou seja, aquelas mais fáceis de serem quebradas e absorvidas pelo organismo, seu corpo começa a mandar sinais pedindo por açúcar: é aí que entra a vontade de comer doce.

A associação entre dor de cabeça e vontade de comer doce também pode ser motivada por um quadro de desidratação. A água é fundamental para que seu organismo funcione de maneira adequada, logo, quando ela está em falta seu organismo começa a mandar diversos sinais: a dor de cabeça é um deles. Portanto, na próxima vez que você sentir dor de cabeça e vontade de comer doce, procure tomar alguns copos de água e esperar para ver se a sensação passa. Lembre-se também de consumir ao menos dois litros de água por dia, e aumentar essa quantidade nos dias quentes de verão. Veja dicas de como beber mais água diariamente.

Se o incômodo persistir, procure um médico. O profissional da saúde irá ser capaz de avaliar as peculiaridades do seu caso e tratá-lo corretamente. Marque uma consulta de check up pelo menos uma vez ao ano, ou quando sentir um mal estar persistente. Cuide da sua saúde sempre!

Por que sinto dor de cabeça depois de comer doce? - Dor de cabeça e vontade de comer doce

Como controlar a vontade de comer doce - Hábitos

Os doces provocam uma sensação de prazer e satisfação, por isso eles podem se tornar quase tão viciantes como uma droga. Se você tem muita vontade de comer doce, é importante que você entenda que não existe remédio para tirar vontade de comer doce específico, mas existem hábitos e truques que ajudam a tirar a vontade de comer doce:

Pratique atividades físicas

Praticar exercício físico pelo menos durante 30 minutos 4 vezes por semana pode ajudá-lo a reduzir a vontade de comer doces. Estudos demonstram que as pessoas têm menos vontade de consumir alimentos ricos em açúcar, carboidratos e gorduras depois de praticarem exercício físico. Isso pode acontecer porque após ter realizado todo aquele esforço, você não vai querer estragar tudo comendo doces. Para além disso, é bastante benéfico para a saúde e estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, sensação produzida também ao comer doces.

Muita vontade de comer doce deve ser controlada aos poucos

Você deve deixar de consumir doces gradativamente, pois se o fizer de uma só vez pode levar a um abuso posterior de açúcar. O vício dos doces é semelhante ao vício da droga, por isso comece a diminuir uma unidade na primeira semana, duas na segunda semana e assim sucessivamente.

Comer a cada 3 horas

Estabeleça um horário para as refeições e evite ficar muitas horas sem comer. Com fome, a vontade de comer açúcar e carboidratos aumenta. O ideal é comer de 3 em 3 horas e comer pouco mas muitas vezes.

Coma com regularidade. Coma de cinco a seis refeições pequenas durante o dia para reduzir a ansiedade. Escolha alimentos ricos em proteínas e fibra para manter o corpo nutrido e completo. Uma alimentação consistente manterá os níveis de açúcar estáveis no sangue.

Evite ter muitos doces em casa

Se você tem esse vício dos doces, então o melhor é nem olhar para eles pois isso vai despertar no seu organismo o desejo de comer guloseimas. Também deve evitar tê-los em casa, pois isso será mais uma tentação e tentar não passar nos corredores dos doces quando vai ao supermercado.

Hábitos de alimentação para controlar o desejo por doces

O café da manhã é a principal refeição do dia sendo o responsável por nos fornecer energia para o resto do dia, por isso você não deve pular esta refeição. Se você pular esta refeição, o seu organismo vai buscar outras fontes de energia como o doce.

Se não conseguir controlar o desejo por doces, então o mais recomendável é ingeri-los logo após a refeição ou esperar até à sobremesa da próxima refeição. Isto porque, no final da refeição você já estará praticamente saciado e não terá vontade de comer uma grande quantidade de doces.

Estresse e ansiedades controlados

Olhe para além da ansiedade. Preste atenção às emoções que sente quando tem a necessidade de comer doces. É nos momentos de estresse? Tristeza? Solidão? Reconheça quando o desejo está chegando e explore maneiras mais saudáveis de lidar com estas emoções (esporte, sair para passear, ler, etc.)

Como os doces fornecem uma sensação de bem-estar, eles acabam sendo consumidos muitas vezes como antidepressivos. Por isso, é essencial que você controle o estresse e a ansiedade para conseguir diminuir a vontade de comer doces.

Truques para tirar a vontade de comer doce

O açúcar produz um pico a curto prazo, mas com consequências a longo prazo. Não só deteriora o esmalte dental, mas também sua saúde. O açúcar pode baixar seu sistema imunológico, incrementar a obesidade e inclusive levar à depressão. Aqui ensinamos alguns truques simples para reduzir os caprichos do açúcar e manter a sua saúde alerta:

Escove os dentes regularmente

Escove os dentes. O sabor mentolado distrai os surtos e ajuda a dominar a vontade. Além disso, escovar os dentes regularmente manterá sua boca livre de cáries.

Folhas mascáveis

Mastigue uma folha. O extrato de folha de Gymnema Sylvestre, ou Gurmar, diminui o paladar doce e bloqueia sua absorção no corpo. A Gymnema Sylvestre tem uma estrutura molecular parecida à do açúcar. No consumo, a Gymnema enche os receptores do gosto de açúcar e evita que eles se ativem por substâncias açucaradas. A Gymnema também diminui o sabor da sacarina, edulcorantes artificiais e ciclamato.

Alimentos que ajudam a controlar a vontade de comer doces

Aumente o consumo de alimentos ricos em proteínas e fibras. Estes alimentos ajudam a prolongar a sensação de saciedade no organismo e, se você não sente fome não vai sentir vontade de comer doces.

Sempre que sentir vontade de comer doces, coma uma fruta. Os doces são compostos por sacarose, que tem uma absorção rápida pelo organismo, enquanto que as frutas são compostas por frutose, que demora mais para ser absorvida. Por isso, sempre que possível escolha uma fruta ao invés de um doce.

Chocolate amargo

Ainda sente a vontade? Coma um pequeno pedaço de chocolate amargo. O chocolate amargo, consumido com moderação, pode ser uma boa fonte de antioxidantes e pode baixar a pressão arterial. Só lembre de não exagerar!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sinto dor de cabeça depois de comer doce?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

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Fernanda
finalmente entendi pq tenho dor de cabeça depois de comer chocolate

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