Outros A dor

O que pode ser dor no umbigo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 março 2018
O que pode ser dor no umbigo

A dor abdominal pode compreender uma ampla lista de causas, mas quando conseguimos detectar que o incômodo inicia ou se encontra maioritariamente na zona do umbigo é bem mais fácil para os especialistas determinar as possíveis causas deste problema. A presença de uma dor umbilical é sinal de que devemos visitar um médico o quanto antes, pois pode ser sintoma de condições que requerem atenção imediata. Em umComo.com.br explicamos a você as possíveis causas de o que pode ser dor no umbigo ao mesmo tempo que convidamos você a consultar um especialista para determinar a sua origem de forma definitiva.

Também lhe pode interessar: Dores abdominais, o que pode ser?

Índice

  1. Hérnia umbilical
  2. Apendicite
  3. Condições intestinais e gástricas variadas

Hérnia umbilical

A hérnia umbilical pode ser um dos causadores da dor de umbigo. Esta condição, mais comum nos bebês, pode ocorrer também na vida adulta em pessoas acima do peso, em mulheres que acabam de sair de uma gravidez ou naquelas que tiveram muitas gestações.

Esta condição se caracteriza pela formação de um nódulo ao redor do umbigo que vem acompanhado de sensibilidade, pressão e dor ao tato. Perante estes sinais é importante consultar um médico para um diagnóstico.

O que pode ser dor no umbigo - Hérnia umbilical

Apendicite

Uma das principais causas da dor de umbigo é a apendicite, que costuma se iniciar com uma leve dor umbilical que vai aumentando e se espalhando à medida que a inflamação do apêndice fica mais importante.

Os sintomas da apendicite costumam ser intensos e avançar rápido; neste cenário deve ir com urgência ao médico pois o único tratamento é a remoção do apêndice com uma cirurgia.

O que pode ser dor no umbigo - Apendicite

Condições intestinais e gástricas variadas

Diversos problemas intestinais e gástricos também podem dar lugar à dor de umbigo ou a dores abdominais que incluam também a zona umbilical. Algumas destas condições são:

  • Obstruções intestinais;
  • Diverticulite;
  • Prisão de ventre crônica;
  • Úlceras.

Em qualquer destes cenários a visita a um especialista é imprescindível para garantir o nosso bem-estar.

Veja também: Dor no umbigo pode ser gravidez?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser dor no umbigo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que pode ser dor no umbigo