Outros A dor

Dor em cima da cabeça, o que pode ser?

Dor em cima da cabeça, o que pode ser?

A dor de cabeça é, sem dúvidas, um dos sintomas mais comuns de se sentir por ser sintoma de diversas doenças. Pode ser causada tanto por fatores momentâneos como uma ressaca após ingestão de bebidas alcoólicas até por doenças diretamente relacionadas ao cérebro, por isso, caso você esteja com dor de cabeça constante é recomendado que procure a origem. Um dos fatores que ajudam a encontrar a origem da dor de cabeça é sua localização, afinal, nosso cérebro é dividido em regiões e cada uma elas é afetada diferentemente de acordo com a doença. Se você está sentindo dor em cima da cabeça e se pergunta o que pode ser, esse artigo do umCOMO te ajuda a localizar a fonte de sua dor e dá dicas de como aliviá-la: dor em cima da cabeça, o que pode ser?

Índice

  1. Dor no topo da cabeça, o que pode ser?
  2. Dor em cima da cabeça por enxaqueca
  3. Dor em cima da cabeça: tensional
  4. Dor em cima da cabeça por cefaleia cervicogênica
  5. Dor em cima da cabeça por sinusite
  6. Dor no topo da cabeça após atividade física
  7. Dor acima da cabeça após trauma físico
  8. Dor em cima da cabeça por encefalite
  9. Como aliviar dor de cabeça

Dor no topo da cabeça, o que pode ser?

Dentre as possíveis causas da dor em cima da cabeça e na nuca, as mais prováveis são:

  • Enxaqueca
  • Dor tensional
  • Cefaleia cervicogênica
  • Sinusite
  • Dor de cabeça após atividade física
  • Dor após trauma físico
  • Encefalite

Continue lendo para saber mais sobre cada uma dessas causas.

Dor em cima da cabeça por enxaqueca

Dor em cima da cabeça e na testa é sinal de enxaqueca, ela costuma aparecer apenas de um lado, então, se você está com dor de cabeça do lado direito ou dor de cabeça do lado esquerdo repare em outros fatores na sua vida pois essa dor é mais comum em mulheres e costuma ter causas comuns como a tensão pré-menstrual (TPM), privação de sono, ingestão de bebidas alcoólicas, desidratação e estresse. Em caso de enxaqueca é comum que o paciente também sinta sensibilidade a odores fortes e luzes, cansaço e vômitos. As enxaquecas costumam durar até 3 dias e nesses casos é recomendado apenas que se tome um remédio para dor e que se resolva a origem da dor em casos de desidratação e privação de sono e comida.

Se você está sofrendo com esse problema, confira também esse artigo e descubra como aliviar enxaquecas de forma natural.

Dor em cima da cabeça: tensional

A dor de cabeça tensional, diferentemente da enxaqueca, aparece em ambos lados da cabeça e causa sintomas parecidos como a sensibilidade aos odores e luzes, além do enjoo que pode provocar vômitos. Nesses casos a dor de cabeça é causada por razões mais psicológicas do que físicas, como o estresse e ansiedade, por isso é comum que pessoas com distúrbios psicológicos como a Síndrome do Pânico e a ansiedade sofram desse mal. Por ter causas psicossomáticas, após uma noite mal dormida é possível que se tenha a dor de cabeça tensional, se você costuma acordar com dores de cabeça veja nesse artigo as causas da dor de cabeça ao acordar.

Dor em cima da cabeça por cefaleia cervicogênica

Se você está sentindo dor de cabeça e na nuca, provavelmente está sofrendo de cefaleia cervicogênica, ela pode aparecer de forma unilateral (de um só lado) mas também pode ser bilateral (aparecendo dos dois lados). É comum que pessoas com fotofobia sofram desse mal, que também pode causar vertigens.

Dor em cima da cabeça por sinusite

Quando se tem sinusite, a dor de cabeça chega aos olhos e nuca, os outros sintomas da doenças são obstrução nasal, inflamação na garganta, cansaço, enjoo e dores de ouvido. Caso você também esteja com febre, consulte um médico pois febre não é um dos sintomas da sinusite e você pode estar com algo a mais do que pensou. Para tratar da sinusite geralmente remédios para gripe como descongestionantes e nebulização devem resolver, além disso, é bom evitar entrar em contato com ambientes onde há muita luz pois as dores de cabeça podem piorar.

Dica: Confira esse artigo e descubra como tratar a sinusite com remédios naturais.

Dor no topo da cabeça após atividade física

Dores do tipo são extremamente preocupantes pois indicam problemas vasculares na região cerebral, já que surgem justamente após o aumento da pressão. Nesses casos, procure um especialista urgentemente.

Dor acima da cabeça após trauma físico

Se você passou por um acidente e está tendo dores de cabeça, é necessário consultar um médico para que sejam realizados exames cerebrais visando encontrar o dano causado pelo trauma. Nesses casos é possível até mesmo que uma fissura no crânio esteja gerando a dor assim como danos no sistema vascular do cérebro, ou seja, são problemas urgentes que não podem esperar.

Dor em cima da cabeça por encefalite

A encefalite, como o nome sugere, é uma inflamação aguda no cérebro que tem como sintoma, além da dor de cabeça, febre, fotofobia, enjoo e até mesmo convulsões e alucinações graves, afinal, é nosso cérebro que controla a interpretação de todos nossos sentidos. A encefalite pode ser detectada através de uma ressonância magnética e costuma ter cura quando o tratamento é feito de forma adequada. Dor em cima da cabeça no centro é comum após trauma.

Como aliviar dor de cabeça

A dor de cabeça, além de incômoda, também pode nos atrapalhar a realizar tarefas básicas e necessárias, pois isso reunimos dicas para de ajudar a controlar a dor e viver com mais tranquilidade:

  • Evite luzes: Quando estamos com dor de cabeça nossa visão fica mais sensível, sendo quase impossível sair na luz do dia sem sentir o baque da luz entrando nos olhos. Por isso, caso seja necessário encarar o dia, use chapéus com aba e também óculos escuros.
  • Tome bastante água: Ainda que você não esteja desidratado, quedas na hidratação do corpo podem aumentar sua dor de cabeça, por isso, mantenha sempre uma garrafa de água por perto e beba em média 2 litros por dia.
  • Opte por alimentos leves: Comidas pesadas e com muita gordura aumentam a dor de cabeça, por isso, em dias de crise coma alimentar leves como peixes, frango, frutas e folhas verdes.
  • Tome analgésicos: Muitas pessoas preferem evitar tomar remédios que não tratam da doenças mas sim de sintomas, como é a dor de cabeça, mesmo assim, em casos de dor de cabeça não vale a pena sofrer quando se pode facilmente aliviar a dor.

As dicas acima estão sendo dadas apenas para casos comuns de dor de cabeça, caso sua dor tenha origens mais sérias como a encefalite, não se automedique pois isso pode piorar sua situação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor em cima da cabeça, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Natalya Mara
vista cansada pode causar dor na testa?
Dor em cima da cabeça, o que pode ser?