Reduzir as dores de cabeça

Alimentos que causam dor de cabeça

Alimentos que causam dor de cabeça

As causas da dor de cabeça são muito variadas e podem ser um sintoma de algum outro problema oculto, de visão, sinusite, pressão alta, ou devido a coisas quotidianas, como por exemplo a alimentação. Quem é propenso a sofrer de cefaleias ou sofre delas com frequência, além de ir a um especialista para determinar as causas deste incômodo, deverá revisar a sua dieta e eliminar os alimentos que, potencialmente, possam causar as dores. Não sabe quais são? Então continue lendo porque em umComo.com.br revelamos a você quais são os alimentos que causam dor de cabeça.

Também lhe pode interessar: Por que tenho dor de cabeça

Índice

  1. A importância de ir ao médico
  2. Queijos curados
  3. Álcool
  4. Alimentos com cafeína
  5. Produtos de soja
  6. Frutos secos
  7. Embutidos
  8. Outros alimentos que causam dor de cabeça

A importância de ir ao médico

Como as dores de cabeça frequentes podem ter muitas causas, consultar um especialista é muito importante para determinar se estamos com alguma doença ou se são os nossos próprios hábitos e a nossa propensão genética.

Se sofre de enxaqueca ou cefaleias frequentes, cuidar da sua dieta é imprescindível, pois muitos alimentos aumentarão notavelmente as possibilidades de sofrer dores de cabeça. Preste atenção e modere a ingestão dos seguintes ingredientes.

Queijos curados

Devido ao seu alto conteúdo em tiramina, um aminoácido que provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, os queijos curados estão entre os principais alimentos que produzem dor de cabeça e portanto a sua ingestão deve ser limitada durante as dores de cabeça e enxaquecas; também deve ser evitado quando estamos mais sensíveis a sofrer essas dores, por exemplo em momentos de muito estresse, insônia ou durante o ciclo menstrual no caso das mulheres.

Queijos como o cheddar, o manchego, os azuis, o gorgonzola ou parmesão devem ser evitados, sendo preferível ingerir queijos frescos e não curados.

Alimentos que causam dor de cabeça - Queijos curados

Álcool

O álcool é um conhecido vasodilatador, mas bebidas como o vinho, a cerveja ou o vermute também contêm tiramina e favorecem as dores de cabeça. Perante um episódio de enxaqueca ou dor de cabeça, as bebidas alcoólicas devem ser limitadas por completo pois favorecem a desidratação, o que aumenta a dor.

Alimentos que causam dor de cabeça - Álcool

Alimentos com cafeína

A cafeína, além de ser um potente estimulante, também é um vasodilatador, por isso quando temos ou somos propensos a ter dores de cabeça, todos os ingredientes que a contenham aumentarão o nosso mal-estar.

Por isso se recomenda limitar a ingestão de:

  • Café;
  • Chá;
  • Refrigerantes com cafeína;
  • Chocolate;
  • Chá mate;
  • Guaraná.

Veja também: Por que sinto dor de cabeça depois de comer doce?

Alimentos que causam dor de cabeça - Alimentos com cafeína

Produtos de soja

A soja e os produtos derivados deste vegetal também entram na lista de alimentos que causam dor de cabeça devido ao seu conteúdo em nitritos, outra substância que favorece o mal-estar. Por isso se recomenda controlar o consumo de:

  • Molho de soja;
  • Bebidas de soja;
  • Tofu;
  • Soja seca ou fresca.
Alimentos que causam dor de cabeça - Produtos de soja

Frutos secos

À exceção das passas, os frutos secos têm tiramina portanto não se recomendam para pacientes com dores de cabeça frequentes. Apesar de terem muitos benefícios gerais para a saúde, as nozes, amendoins, nozes de macadâmia, avelãs e amêndoas podem aumentar as dores causadas pela cefaleia, sendo recomendável manter a dieta na linha!

Alimentos que causam dor de cabeça - Frutos secos

Embutidos

Devido ao seu conteúdo em conservantes e sal, assim como acontece com os queijos curados, os embutidos não são recomendáveis quando sofremos de enxaqueca e dores de cabeça pois podem aumentar o mal-estar, portanto é melhor limitar a sua ingestão ao máximo.

Alimentos que causam dor de cabeça - Embutidos

Outros alimentos que causam dor de cabeça

Além dos ingredientes mencionados anteriormente, outros que causam dor de cabeça são:

  • Alimentos em conserva e em molho;
  • Alimentos pré-cozidos;
  • Temperos e sopas em pó;
  • Adoçantes.

Agora já sabe quais os alimentos que deve manter distantes quando não estiver bem; além disso em umComo damos a você algumas sugestões para se desfazer rapidamente das dores, por isso convidamos você a ler estes artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que causam dor de cabeça, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
berinjela frita
gostei da ideia
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 7
Alimentos que causam dor de cabeça