Demasiada cafeína

Café faz bem ou mal?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 27 fevereiro 2023
Café faz bem ou mal?

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, sobre a qual quase tudo já foi dito, desde o fato de ter propriedades benéficas, até o fato de poder ser muito prejudicial à saúde. As suas propriedades estimulantes tornam-o, para muitos, essencial para começar o dia com bastante energia e sabe-se que na sua composição existem compostos que podem ser eficazes contra várias doenças, desde que ingeridos nas quantidades certas.

As dúvidas continuam porque existem muitos estudos a favor e também contra esta bebida aromática e se você também vive se perguntando se tomar café faz bem ou mal? Neste artigo do umCOMO revisamos o que se sabe até agora, tentando encontrar a resposta.

Também lhe pode interessar: Faz mal tomar muito café?

Índice

  1. Café faz bem ou mal?
  2. Benefícios do café
  3. Qual é a dose diária recomendada de café
  4. As melhores horas para ingerir café

Café faz bem ou mal?

Não é possível afirmar com total certeza se o café faz bem ou se o café faz mal, pois é preciso entender que sua ação benéfica ou prejudicial dependerá de dois fatores principais:

  • As quantidades ingeridas.
  • As características (idade, constituição, atividade física...) e possíveis patologias que uma pessoa pode apresentar.

Deve-se levar em conta que o café é um produto natural, que provém de grãos torrados e moídos (sementes) fornecidos por diferentes plantas, grãos que contêm micronutrientes importantes, na forma de minerais como potássio, fósforo ou magnésio, juntamente com outros substâncias alcaloides, principalmente a cafeína.

É justamente a cafeína a responsável por muitos dos efeitos do café e pelo fato de, em alguns casos, ser considerado benéfico ingeri-lo e, em outros, não. Por exemplo, a cafeína pode promover uma boa concentração mental, proporcionando vitalidade e nos ajudando a manter nosso sistema nervoso ativo. Em princípio, é uma boa qualidade, mas em quantidades muito altas ou no caso de uma pessoa com tendência a sofrer de insônia ou episódios de nervosismo, o café seria muito desfavorável.

Durante décadas, o café foi considerado um possível gatilho para doenças e acidentes cardiovasculares. Esse é um dos principais motivos pelos quais tem sido classificado como 'ruim', mas, nesse sentido, devemos destacar os inúmeros estudos recentes, inclusive os da American Heart Association, que destacam as propriedades cardioprotetoras que teria o café em pessoas saudáveis. Alguns desses estudos, dos quais participaram especialistas de diferentes áreas da Organização Mundial da Saúde (OMS), destacam que o café, em doses adequadas, pode favorecer a redução da mortalidade e pode ser benéfico para prevenir (ou melhorar) o aparecimento de doenças como diabetes tipo 2, Parkinson e até alguns tipos de câncer.

Você pode estar interessado neste artigo sobre Como fazer um café gostoso.

Café faz bem ou mal? - Café faz bem ou mal?

Benefícios do café

Depois de considerá-lo culpado de múltiplas doenças e de não contribuir para hábitos de vida saudáveis, pesquisas recentes têm colocado as coisas no seu lugar, deixando claro que o café tem lugar em uma dieta variada e equilibrada como um todo, desde que não haja patologia prévia que desaconselhe o seu consumo.

Entre os benefícios que se considera ter o café, destacam-se:

  • É um poderoso antioxidante natural capaz de interromper a ação dos radicais livres e o envelhecimento prematuro que eles podem causar a nível celular.
  • A cafeína tem um efeito vasodilatador, algo que favorece o ritmo correto do fluxo sanguíneo, gerando um efeito cardioprotetor.
  • O café é um tônico natural, uma bebida que favorece a atividade física, especialmente importante para os esportistas, e também para a atividade mental.
  • É também um excelente diurético que faz aumentar o metabolismo basal e com ele o gasto calórico, tornando-se um bom aliado para dietas de emagrecimento.

Neste artigo ensinamos Quais são os benefícios do café.

Qual é a dose diária recomendada de café

Não se pode dizer que o café seja prejudicial à saúde, desde que estejamos nos referindo a adultos saudáveis, mas é verdade que, tomar muito café faz mal, e pode acabar por desencadear ou agravar múltiplas patologias, desde nervosismo, insónia ou taquicardia, a problemas digestivos.

A dose sempre dependerá de cada pessoa, mas, em geral, os especialistas concordam que não se deve ultrapassar aproximadamente 3-4 xícaras por dia, pois uma quantidade superior a 400 miligramas de cafeína seria excessiva para o organismo, assim como sinaliza a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA). Lembre-se de que a cafeína não está apenas no café, mas em outros alimentos que também a contêm.

Recomendamos este artigo onde você pode descobrir O que acontece se eu tomar muito café?

Café faz bem ou mal? - Qual é a dose diária recomendada de café

As melhores horas para ingerir café

Não existe um horário específico mais ou menos favorável para a ingestão de um bom café. Alguns não conseguem enfrentar suas tarefas diárias sem tomar uma boa xícara e outros o ingerem horas antes de dormir sem ter problemas para adormecer.

É uma questão de preferência e da sensibilidade que cada um apresenta à cafeína. Mesmo assim, especialistas apontam que o horário ideal para o café não é o momento exato em que você acorda, mas após um tempo mínimo, aproximadamente duas horas após acordar, pois é nessa hora que caem os níveis de cortisol (hormônio do estresse e aquele que nos faz acordar). É então quando tomar um café fará você se sentir melhor, e será mais eficaz e benéfico. Claro, especialmente se você tiver problemas de insônia, o café da tarde deve ser suprimido.

Agora que você já sabe se tomas café faz bem ou mal, também pode se interessar por este artigo sobre Como fazer café coado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Café faz bem ou mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Café faz bem ou mal?