Partilhar

Comer ovo cru faz mal à saúde?

 
Por Paula Cassandra. Atualizado: 18 julho 2018
Comer ovo cru faz mal à saúde?

Existem algumas receitas que indicam o uso de ovos crus, como a gemada, maioneses caseiras e alguns doces, como glacê e marshmallow, além de receitas para curar a ressaca e mesmo para quem deseja aumentar a massa magra. Porém, existe a dúvida: comer ovo cru faz mal à saúde? A verdade é que é melhor evitar e para entender o porquê veja as informações e dicas que o umComo.com.br tem para dar a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Shoyu faz mal para a saúde?
Passos a seguir:
1

Comer ovo cru não faz mal à saúde pelo fato de estar cru, mas sim, porque pode estar contaminado. Assim, o mais indicado é sempre cozinhar os ovos antes de consumi-los. O mesmo serve para quem gosta da gema mole, mais uma vez, o melhor é que ela esteja dura para então ser consumida. Claro que se o ovo integra uma receita na qual todos os ingredientes serão cozidos ou assados o alimento pode ser acrescido à mesma ao estar ainda cru.

2

O cuidado em relação ao consumo de ovos crus se dá ao fato de existir o risco dele conter a famosa salmonella, uma bactéria que pode causar vômito, diarreia, febre e em alguns casos pode até mesmo levar à morte, de acordo com a gravidade do problema. Muitos casos de intoxicação alimentar, inclusive, são o resultado de ovos infectados com essa bactéria. Mesmo que em casa também deva haver esse cuidado, ele precisa ser redobrado ao ingerir alimentos em estabelecimentos comerciais. Isso principalmente porque os ovos infectados podem contaminar outros ovos.

3

Além disso, ovos infectados com salmonella não podem ser diferenciados dos ovos saudáveis, mais uma razão, para evitar o seu consumo, embora os que estejam com a sua casca quebrada ou com rachaduras possuam mais chances de possuírem a bactéria e, por isso, devem ser rejeitados. Porém, diferente dos ovos podres, que possuem um cheiro bem ruim e forte, os infectados não apresentam odor diferente. E mais, muitos ovos são contaminados ainda quando estão em processo de formação, tornando a identificação ainda mais difícil.

4

Embora qualquer pessoa possa ser infectada com a salmonella, é mais perigosa em crianças, idosos e pessoas que sofrem de imunodepressão (sistema imunológico fraco). Já quem pensa em ingerir ovos crus para ajudar a desenvolver os músculos deve saber que quando eles ainda não estão cozidos são menos eficientes. Isso porque quando crus, o organismo não consegue absorver toda a sua biotina, nutriente responsável por diferentes benefícios do alimento, inclusive para reparar os tecidos, colaborando com a hipertrofia muscular.

Comer ovo cru faz mal à saúde? - Passo 4
5

Quanto à gema, ela deve estar dura porque se não estiver significa que não foi cozido o suficiente para eliminar uma possível bactéria que tenha. Os ovos devem ser cozidos até que cheguem à temperatura de 65 graus, sendo que a gema só se torna firme ao atingir os 60 graus. Também é importante consumir os ovos dentro do prazo de validade, descartá-los caso apresentem cheio ou aspecto diferente do comum. Em casa, eles devem ser guardados na geladeira e não devem ser lavados nessa hora, apenas ao serem consumidos. Caso contrário, eles perdem uma película que os envolvem e que os protegem da contaminação de microrganismos dentro da geladeira.

Aproveite e descubra também se comer ovo todos os dias faz mal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Comer ovo cru faz mal à saúde?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Comer ovo cru faz mal à saúde?

O que lhe pareceu o artigo?

Comer ovo cru faz mal à saúde?
1 de 2
Comer ovo cru faz mal à saúde?

Voltar ao topo da página