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Comer miojo faz mal para a saúde?

Comer miojo faz mal para a saúde?

Miojo é o nome conhecido para macarrão instantâneo. O pacotinho que permite uma refeição "saborosa" em três minutos é item indispensável na dispensa de muita gente e frequente nos hábitos alimentares de tantos outros. Não é raro aparecerem questionamentos quanto aos malefícios do produto que é tão popular entre crianças e adultos. Para te ajudar com essa dúvida, o umCOMO buscou informações para chegar a uma conclusão se, afinal, comer miojo faz mal para a saúde?

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Do que é feito o miojo?

O tipo de macarrão que é considerado miojo tem um nome específico: lámen (rámen) e é originário do Japão. O produto "miojo" já recebeu prêmios como o de "maior invenção do século 20", no Japão e tem até museu em sua homenagem.

A praticidade do item é o que faz do miojo algo tão popular. Além de ser querido por estudantes, já foi verificado que o miojo tem grande procura em locais como prisões e pode ser uma forma de variar o cardápio até no espaço, através de uma versão embalada a vácuo que não necessita água quente.

A massa do miojo chega quadradinha e durinha naquele formato porque é pré-cozida e frita antes de ser embalada, é por isso que o preparo é mais rápido do que um macarrão convencional. Essa masa tem a composição básica de farinha de trigo e gordura vegetal e aditivos que podem variar de acordo com a marca mas em geral são sal, ovo em pó, reguladores de acidez, carbonato de sódio e potássio, estabilizantes, fosfato de sódio e corante.

Já o tempero do pacotinho, que é o responsável pela variedade de sabores do miojo, é feito basicamente de caldos dos alimentos, sal, açúcar, realçadores de sabor e substâncias químicas conservantes.

Quais são os perigos do miojo para a saúde?

Se você busca um resposta exata para a questão "comer miojo faz mal para a saúde?", a resposta mais prática seria SIM, o miojo pode prejudicar a sua saúde. É claro que um pacote de miojo na larica da madrugada não é o que vai te matar, mas te explicamos agora porque você deveria pensar duas vezes antes de consumir macarrão instantâneo toda semana.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o limite de sódio a ser consumido por um adulto diariamente não pode passar 4 gramas (1 colher rasa de café). Acontece que uma porção de macarrão instantâneo ultrapassa essa dose de sal diária, já que o estudos indicam que o miojo com tempero tem cerca de 16% mais sódio do que a quantidade recomendada por dia.

Além do excesso de sódio, o miojo é uma fonte de calorias desnecessárias. Enquanto uma porção de macarrão convencional beira as 315 calorias, o miojo tem mais que 100 calorias a mais. Some o fato de ser rico em glutamato monossódico e ele se torna um forte candidato a desencadear dores de cabeça e enxaquecas em quem tem pré-disposição.

Não bastasse a gordura utilizada na composição e para pré-fritar o macarrão, ele tem óleo de palma, um produto que rende polêmicas quanto às suas consequências para a saúde e também para o meio ambiente.

Com base nos dados nutricionais, os perigos do miojo para a saúde alertados por médicos, nutricionistas e cientistas são:

  • Tendência a desenvolver síndrome metabólica
  • Aumento da pressão arterial
  • Contribui para o colesterol ruim
  • Problemas cardíacos
  • Problemas renais
  • Ganho de peso
  • Risco de enxaqueca e dor de cabeça

Alternativas saudáveis ao miojo

Como comentado anteriormente, não é um miojo que vai te matar, mas sim o hábito de consumir sempre. Se você é praticamente um dependente químico desse tipo de alimento, comece a impor limites para o consumo mensal. Que tal começar por um pacotinho ao mês e ir reduzindo?

O ideal é que você nem tenha na dispensa. Prefira um pacote de macarrão tradicional, além da saúde, é uma forma de economizar, já que ele rende bem mais e fica pronto também em questão de minutos. Para deixar mais parecido com o seu querido miojo, opte por espaguete com os fios mais fininhos ou macarrão tipo "cabelinho de anjo".

Se você tem miojo na sua casa e não quer se livrar dele, deixar de usar o pacotinho de tempero já faz uma boa diferença para a saúde. Substitua o tempero pronto por vegetais temperados com alho, azeite e especiarias da sua preferência.

Algumas sugestões de receitas fáceis e práticas usando macarrão ou lámen que são mais gostosas e saudáveis do que miojo são:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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