Partilhar

Anti-inflamatórios naturais para a tendinite

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Anti-inflamatórios naturais para a tendinite

Sofre de tendinite? Há algumas profissões ou hobbies (como o esporte ou o dança) que podem forçar demais alguns tendões do nosso corpo e provocar a inflamação dos mesmos fazendo, assim, que se sofra desta condição conhecida como tendinite. Além de tratá-la de maneira médica e tradicional, deve saber que também pode ser aliviada com alguns remédios naturais que facilmente pode encontrar em sua casa. Neste artigo de umComo vamos descobrir os anti-inflamatórios naturais para a tendinite que são mais eficientes e que conseguirão um grande alívio das dores.

Também lhe pode interessar: Remédios naturais para a tendinite

Causas da tendinite

Existem alguns fatores de risco que podem provocar a inflamação dos tendões, ou seja, a tendinite. Desde trabalhos específicos até maus gestos, a seguir vamos indicar algumas das causas principais da tendinite:

  • Forçar demais os músculos ou os tendões: sobretudo em profissionais do esporte, em dançarinos ou em pessoas que trabalham com computadores (ao clicar constantemente no mouse).
  • O estresse também pode provocar que os tendões se inflamem porque endurece os músculos e as extremidades e pode provocar que o líquido não circule bem e fique acumulado.
  • Um traumatismo também é motivo para ocorrer tendinite.

As zonas do corpo que costumam passar de forma mais habitual esta inflamação são os pulsos, os joelhos, os ombros ou os calcanhares.

Anti-inflamatórios naturais para a tendinite - Causas da tendinite

Frio e calor

Um dos anti-inflamatórios naturais para a tendinite mais eficientes e simples de aplicar é o gelo. Combinando uma temperatura fria com uma quente, consegue-se reduzir a inflamação devido ao contraste térmico. Por isso, uma boa forma de tratar a tendinite é usar gelo e um pano molhado com água quente; terá que aplicar primeiro o gelo envolvido em um pano durante 15 minutos e, depois, aplicar o calor durante mais 15 minutos.

O mais recomendável é, para reduzir o desconforto rapidamente, repetir este processo durante 4 vezes ao dia para conseguir diminuir a inflamação do tendão e sentir menos dor.

Anti-inflamatórios naturais para a tendinite - Frio e calor

Gengibre

Um dos produtos naturais mais adequados para tratar as inflamações é o gengibre, pois atua como um analgésico e um anti-inflamatório natural. Além disso, é também uma das melhores alternativas naturais ao Ibuprofeno, por isso está totalmente indicado para tratar a tendinite.

Existem diferentes maneiras de incluir o gengibre em seu dia a dia, mas uma das mais adequadas é preparar uma infusão com a raiz desta planta durante 10 minutos e depois coar a bebida para que fique só a água. Se quiser, pode adicionar um pouco de mel para adoçar o sabor para que fique mais agradável. Mas se não gosta muito de infusões, também pode consumir pó de gengibre ou cozinhá-lo e misturar em suas receitas.

Anti-inflamatórios naturais para a tendinite - Gengibre

Cúrcuma

Assim como acontece com o gengibre, a cúrcuma é um anti-inflamatório natural que funciona perfeitamente para poder reduzir a tendinite e para que a inflamação diminua de forma considerável. A cúrcuma é uma especiaria de cor alaranjada que sai do caril e está formada de um componente que se conhece como "curcumia" que é capaz de bloquear a dor, além de reduzir o inchaço.

Uma boa forma de incorporar cúrcuma em sua rotina é adicioná-la em suas receitas mas, se preferir, também pode optar por acrescentar 2 colheres de chá diluídas em um copo de água e tomar dois copos por dia. Outra maneira é ir a uma loja de produtos naturais e comprar cápsulas de cúrcuma. Neste artigo de umComo revelamos a você como usar a cúrcuma em remédios caseiros.

Anti-inflamatórios naturais para a tendinite - Cúrcuma

Cataplasmas de argila

Outro anti-inflamatório natural para a tendinite são os cataplasmas de argila, um remédio popular que sempre se usou para reduzir as inflamações ou os inchaços. Pode usar tanto argila vermelha como verde porque ambas têm propriedades para ativar a circulação do sangue e conseguir que as inflamações se reduzam.

Para fazer os cataplasmas terá que misturar a argila em água morna até que apareça uma massa espessa, mas maleável para espalhar pelo seu corpo. O mais adequado é que, com a ajuda de suas mãos ou de um pincel, aplique esta massa pela zona onde tem a tendinite e deixe que atue durante 20 minutos, aproximadamente. Passado este tempo, terá que lavar bem a zona e repetir este procedimento 2 vezes por semana.

Anti-inflamatórios naturais para a tendinite - Cataplasmas de argila

Camomila

A camomila é também uma planta perfeita para tratar as inflamações e conseguir lutar contra as dores das articulações e as lesões tanto dos músculos como dos tendões. Por este motivo, é uma alternativa natural perfeita para tratar a tendinite e aliviar o desconforto.

A melhor forma é preparar uma infusão de camomila e tomá-la 2 vezes ao dia mas, se não gostar, pode molhar uma compressa com esta bebida e aplicar na zona inflamada durante 20 minutos. Pode repetir este processo todas as vezes que quiser já que, aplicada na pele, a camomila não tem efeitos colaterais.

Neste artigo de umComo propomos a você mais remédios naturais para a tendinite.

Anti-inflamatórios naturais para a tendinite - Camomila

Prevenir a tendinite

Uma vez que já tenha aliviado a tendinite com estes tratamentos naturais, é importante que saiba como pode prevenir e evitar que volte a aparecer com alguns conselhos como os que propomos a você a seguir:

  • Evite movimentos repetitivos: se não tem outra forma que não seja repeti-los, aconselhamos a você que vá fazendo intervalos e mova as articulações com outros movimentos diferentes para conseguir trabalhar toda a zona.
  • Pré-aqueça antes de fazer exercício: seja esporte ou dança, é importante pré-aquecer as articulações para evitar qualquer gesto ruim que possa induzir à inflamação dos tendões.
  • Calçado cômodo: uma das zonas do corpo que mais sofrem de tendinite são os calcanhares, por isso, é aconselhável que use um calçado cômodo que permita a liberdade de movimentos do pé.
Anti-inflamatórios naturais para a tendinite - Prevenir a tendinite

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Anti-inflamatórios naturais para a tendinite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Anti-inflamatórios naturais para a tendinite

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Sandro santos
Vou por em pratica. Em quantos dias eu tenho resultados.
Editor umComo.com.br
Oi Sandro! Os resultados variam de pessoa para pessoa e de caso para caso.
A sua avaliação:
FELISMINO SANTOS
Colocarei em pratica.
Editor umComo.com.br
Oi Felismino! Não esqueça de contar sua experiência aqui.
A sua avaliação:
silvana maria da costa silva
eu gostei das dicas vou fazer pra ver se eu tenho um pouco de alivio
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvana! Espero que as dicas deem certo! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
carlos antunes
Muito interessante, vou pôr em pratica algumas das sugestões e depois pronuncio-me.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Carlos, muito obrigada pelo seu comentário espero que resulte com você! Continue acompanhando a nossa página :)

Anti-inflamatórios naturais para a tendinite
1 de 8
Anti-inflamatórios naturais para a tendinite

Voltar ao topo da página