Como tratar um tendão inflamado
A tendinite é uma condição muito comum em pessoa que realizam trabalhos físicos, movimentos inadequados de forma repentina e inclusivamente em quem caminha mais do que devia com o calçado menos indicado. Estes cenários podem fazer que um ou vários, dos muitos tendões do nosso corpo se inflamem, ocasionando dor e desconforto que, se não for atendida a tempo, podem se converter em lesões mais graves. Por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como tratar um tendão inflamado para que consiga recupera o mais depressa possível.
Passos a seguir:
Praticar esportes de impacto com frequência, ter um trabalho que implique esforço físico (por exemplo, pedreiros, pessoal de limpezas, etc), fazer movimentos ou posturas inadequadas durante grande parte do dia, ou caminhar longas distâncias com sapatos que não oferecem um adequado suporte ao pé, são alguns dos cenários que nos podem conduzir a uma inflamação de tendões.
A primeira coisa a fazer é detectar os sintomas de um tendão inflamado. A dor e ardor no tendão, desconforto para realizar determinados movimentos, sensibilidade ao tato. Em casos de tendinite mais severas estes sintomas podem aumentar a sua intensidade.
Se se trata de uma inflamação considerável, é sempre melhor recorrer a um médico para descartar qualquer tipo de complicação e para receber um tratamento e analgésico adequado. No entanto, a maior parte das medidas para tratar de um tendão inflamado devem ser tomadas em casa.
Comece por suprimir qualquer atividade física que tenha impacto no seu tendão. Por exemplo se o desconforto é no joelho ou no tornozelo evite os esportes de impacto, como correr ou caminhar mais rapidamente. É necessário que o tendão "descanse" para que se possa desinflamar. Se a lesão é devido ao seu trabalho é importante que detectar que esforço ou postura estamos assumindo para a corrigir e evitar aumentar o desconforto.
Tomar um analgésico anti-inflamatório é parte imprescindível do tratamento, pois ajudará a melhorar a situação. Pode optar por um de venda comercial como o Ibuprofeno, uma pílula a cada 8 horas. Em casos de tendinite severa o seu médico poderá recomendar-lhe um produto mais forte, mas esta é uma decisão que está na sua mente.
Durante pelo menos 4 dias deverá aplicar um tratamento frio na zona. Pegue uma compressa gelada e envolva na zona em que se encontra o tendão por 20 minutos, no mínimo duas vezes ao dia, isto ajudará a reduzir a inflamação e aliviar a dor.
Em alguns casos também pode ser recomendado, depois de a inflamação reduzir, tratamentos de calor que consistem em mergulhar a zona em que o tendão está inflamado durante 20 minuto em água quente.
Enquanto estiver lesionado é muito importante evitar movimentos que possam causar danos ou piorar o seu quadro clínico. Também é necessário seguir o tratamento à letra para que a inflamação reduza. Não se esqueça que a supervisão médica é muito importante, sobretudo em casos de tendinite grave.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar um tendão inflamado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.