menu
Partilhar

Como tratar os espasmos musculares

Como tratar os espasmos musculares

Os espasmos musculares são convulsões involuntárias que dão lugar a uns movimentos rápidos chamados tiques. Estes movimentos têm lugar nos músculos que geralmente se acham sob o controle da vontade. Tratam-se de piscadas ou caretas, torções da boca em um determinado momento ou a presença de um piscar constante, entre outros tipos de espasmos. Também existem as cãibras, que são um tipo de espasmos que são acompanhados de dor e não apresentam tiques. Estas costumam atacar as coxas, os braços e as panturrilhas. Devem-se a uma má circulação do sangue, motivo pelo qual costumam acontecer em pessoas de certa idade. Neste artigo de umComo.com.br contamos como tratar os espasmos musculares.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como prevenir as cãibras musculares
Passos a seguir:
1

Quando a causa dos espasmos é uma má circulação sanguínea, é preciso tratar a causa. Geralmente deve-se a alguma doença do aparelho circulatório e o mais recomendável é que consulte um especialista o quanto antes para que lhe receite o melhor tratamento.

2

No geral, tanto os espasmos musculares como as convulsões podem ser reduzidos em adultos através de massagens de água morna feitas com as mãos e posteriormente envolvendo o local.

3

Outro remédio para o tratamento dos espasmos para que acabem consiste em aplicar uma compressa úmida e quente em cima da zona afetada. Deverá deixar cerca de 10 minutos e alterná-la com outra compressa fria, deixando-a também, durante 10 minutos sobre a zona afetada. Desta forma consegue-se estimular a circulação sanguínea e relaxar o músculo afetado. Neste sentido, é importante manter um período de repouso de 2 ou 3 dias. A realização de esforços podem produzir um aumento dos espasmos musculares.

4

Quanto às cãibras, que acontecem nas coxas, braços e panturrilha, elas devem ser acalmadas com a aplicação de massagens feitas com muito vigor e sempre na direção do coração. Se quer saber como aliviar as cãibras com remédios caseiros, não perca este artigo e coloque em prática os conselhos.

5

Além disso, se os espasmos persistirem e, inclusive, aumentarem, não hesite em consultar o seu médico para que o examine e determine se são sintoma de alguma anomalia nos músculos, ossos ou tecidos. Em alguns casos, é necessário recorrer à cirurgia para por fim às cãibras, pelo que o especialista deverá determinar o melhor a fazer em cada caso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar os espasmos musculares, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
24 comentários
Cesar fortes
Meu pai teve um acidente e perdeu todos os movimentos começou a recuperar mas a perna direita está com muitos espasmos fazendo wue sente dores na anca e no ombro direito .gostaria de saber com diminuir os espasmo da perna
A sua avaliação:
Maelmo Ferreira
Ass vezes sinto dores na escadeira, que me encomodam, principalmente, quanto me deito. O que posso fazer? Grato
sonia
tenho a tendinite muito atacada no cotovelo e ombro direito, e tem uns 20 dias que estou tendo espasmos musculares no braço e axilas, o que será isto?
edsom passos
Estou fazendo tratamento para hepatite C com simeprevir e sofosbuvir e estou sentindo espasmos muscular es ,principalmente a noite, que devo fazer?
Tathiana santos
Boa noite minha mãe tem 60 anos e depoisde um AVC que ela teve ela começou a ter espasmos o lado esquerdo todo se repuxa com força estamos fazendo tratamento com o neuro não apresentou nada na resonancia ela toma medicamentos que isso médico passou e nada ainda tem os espasmos não é todo dia umas 2vezes na semana e depois some ela ficou umas duas semanas sem ter nada essa semana voltou a ter sempre quando está dormindo estamos desesperados querendo uma solução para isso tem cura?
Adriano da Silva Soares
Eu sinto muitas dores nas costas e pescoço, sinto um estalos nas costas e ombros e uma formigaçao nas pernas isso me incomoda nuito o que devo fazer
natalia
Espasmos tem ave com ansiedade ??
eugenia
tenho espasmos muscular desde pequena queria saber se tem algum medicaçao sofro muito
Fabio de Moura Ferreira
Tenho espasmos musculares por todo o corpo,sou ex usuário de cocaína :o que devo fazer,estou sofrendo muito.
ruzineide
como tratar do espasmo muscular
wanderley
sou paraplégico e tenho espasmo muito forte na perna ,tomo baclofen ,mas mesmo assim continua forte ,alguém tem outro medicamento melhor q de resultado
Márcia
Wanderley, bom dia! Também sou paraplégica e estou tendo muito espasmos. Também estou tratando com baclofen e até agora não vi resultado. Ontem mesmo fui ao médico e ele aumentou a dosagem para ver se melhora. Boa sorte !
JOÃO MOTA
JÁ ALGUM TEMPO VENHO SENTINDO UMAS CONSTRAÇÕES MUSCULAR PRINCIPALMENTE NAS PERNAS AS VEZES COMEÇA FRACO E VAI FINCANDO FORTE ME CAUSANDO MUITAS DORES NOS MEUS PÉS ACHO QUE ESSES ESPASMO SÃO CAUSADO PELA MINHA MENTE TEM COMO TRATAR E QUE REMÉDIO DEVO TOMAR
ROSINEIA
MEU PAI TEM 84 ANOS ESTA FRACO ESTA EM TRATAMENTO COM ANTIBIOTICO TIENAN E AGORA COMEÇOU COM UM PEQUENO ESPASMO.SERÁ QUE DO MEDICAMENTO?
Libânia
meu filho tem espasmos musculares mais ou menos 2 anos, trata com neuropsiquiatrica mais a mente está ótima, mais nao vejo melhora nos espasmos,quando dorme como voce um anjo, os espasmos somem.Ao acorda começa tudo outra vez. obrigada. Ele tem 29 anos...
Usuário anônimo
construa musculo?????que espasmo muscular ?????
RICARDO
QUANTO A TENDINITE ,EM MEU CASO ; EPICONDINITE EM AMBOS OS BRAÇOS , COMO TRATAR , SE A COMO ???OBRIGADO
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Ricardo, obrigada pelo comentário :) Pode ver aqui como tratar uma tendinite: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-uma-tendinite-1945.html
fabio lessa
Como perde massa gorda e ganhar musculo
José Ricardo
Com a conscientização da higiene alimentar o despertar pelos orgânicos temos muito a ganhar, pense nisso!!!
Sara Viega
Olá Cristiano! O que você disse é bem verdade, deve-se emagrecer de forma saudável, aqui podem ver algumas dicas para o conseguir: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-perder-peso-de-forma-saudavel-8517.html
cristiano reis
Este prodtto nao faz milagres. Ele ajuda aumentado potencialmente os resultados, mas quem usa deve praticar atividades fisicas regulares e se adequarem a uma dieta baoanceada. E bom ressaltar que dietas radicais funcionam apenas nos primeiros dias, e o arganismo logo se adequa a ele fazendo com que vc nao perca peso. Por isso comece tirando umas 500 calorias de sua atual alimentacao a cada mes, este e o melhor jeito de se perder peso.u

Como tratar os espasmos musculares
Como tratar os espasmos musculares

Voltar ao topo da página