Partilhar
Partilhar em:

Como se livrar de dores musculares da panturrilha

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (2584 votos)
57 comentários
198 vezes partilhado

A panturrilha é um músculo localizado na parte de trás da perna inferior. Este é formado por dois músculos, o gastrocnêmio e o sóleo. Este músculo tem uma função importantíssima que é bombear o sangue de volta ao coração. Cerca de 70% do sangue situa-se nos membros inferior na posição de repouso. As dores nos músculos da panturrilha poderão acontecer num curto período de tempo e são curáveis. São várias as causas das dores musculares da panturrilha, algumas dessas causas poderão estar relacionadas com lesões esportivas, à falta de minerais, devido ao frio, má circulação sanguínea ou à fadiga. O tratamento das dores musculares da panturrilha depende da gravidade da lesão muscular. De seguida, mostramos-lhes alguns tratamentos que poderá fazer para se livrar das dores musculares da panturrilha.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a dor muscular
Instruções:
1

descanso às suas pernas, sem executar tarefas que exijam pressão sobre esta zona. Deverá fazê-lo continuadamente até que a dor e a sensibilidade do músculo desapareça. Não force a zona de maneira alguma, pois poderá piorar a dor.

2

Poderá aplicar uma compressa fria ou gelo sobre a área afetada, cerca de 3 ou 4 vezes ao dia, durante cerca de 15 minutos. Coloque o gelo ou a compressa fria sobre um pano ou toalha e aplique sobre a pele, durante pelo menos 20 minutos.

Fonte: williamsportmassagem.blogspot.com
3

Se tiver um inchaço na zona, poderá colocar uma banda elástica de compressão à volta da perna, para diminuir o inchaço nessa área.

4

Para diminuir o inchaço, poderá também colocar as pernas numa posição elevada, sempre acima do nível do coração.

Fonte: pt.wikinoticia.com
5

Se o inchaço ou a dor persistirem, poderá recorrer a medicação, como paracetamol ou aspirina. No entanto, se depois de tomar a medicação a dor ou inchaço persistirem, será sempre melhor consultar um médico especialista.

6

Se pretender fazer exercício físico, poderá usar compressas de calor para aliviar rapidamente a dor nas panturrilhas.

7

Só poderá fazer exercícios de alongamento, quando a dor ou inchaço diminuírem. Quando o fizer, faça leves exercícios de alongamento, para não forçar demasiado.

8

Para diminuir o inchaço ou as dores musculares, também pode mergulhar os músculos afetados em água quente com sais de Epsom. Estes sais tiram os resíduos e as toxinas dos músculos, aliviando o inchaço e as dores.

9

10

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como se livrar de dores musculares da panturrilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Para evitar as dores musculares na panturrilha, deverá fazer regularmente exercício físico nessa zona. Isto fará com que fique mais forte e preparado para qualquer esforço súbito.
  • Se o inchaço e as dores persistirem, deverá consultar um médico especialista, para um tratamento apropriado para a sua lesão.
Comentários (57)

Escrever comentário sobre Como se livrar de dores musculares da panturrilha

57 comentários
MAIRE
SINTO MUITA DOR NAS PANTURRILHAS O QUE FAZE?
Vanessa Lopes
Oi Maire! Você já experimentou alguma das nossas dicas?
A sua avaliação:
oscar
dor na panturrilha estou 3 dia cem correr
Vanessa Lopes
Oi Oscar! Você já experimentou alguma dessas dicas?
A sua avaliação:
eduardo
estou sentindo muita dor na panturrilhas ld direito e esquerdo, o que devo fazer?pois ja e a segunda ves ,por fazer muito esforso
A sua avaliação:
telma estevao
Uk Faso pra curar?
A sua avaliação:
Gilberto Machado
Quero receber artigos novos em meu email.
Roberto de Abreu
Sou um corredor, corro 30km por semana, tive uma dor no começo da pantorrilha, fiquei trinta dias sem correr, voltei a correr, doeu novamente,o que fazer.
Gilberto Machado
tenho dor na panturrilha já faz uns quatro anos, fiquei até oito meses sem correr, quando voltei a correr a dor retornou, fico chateado por não poder mais correr devido essa dor dolorosa, o que fazer para a cura definitiva.
Arlindo Coelho
Estou com fortes dores e alguns caroços na panturrilha da perna direita
Rafa Fink
Bom, no meu caso é meio que uma dor genética, do frio, mas quando faço coisas com a perna também me dói! Seria uma dor que "caminha"?
Jean Carlos
Tenho etnia de disco e toda vez q faço alguma atividade física irradia para membros inferiores na maioria das vezes na panturrilha ou na coxa q devo fazer para melhorar não consigo mais jogar futebol qual tratamento devo seguir?
VANI F.B
QDO EU SUBU SUBIDA ENTAO MINHAS PANTOEEILHAS DOEM E A AS DARES VAI SUBINDO ATE AS COXAS DO LADO DE TRAS DAS PERNAS O QUE FAZER

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
Fonte: pt.wikinoticia.com
1 de 4