Partilhar

Como curar uma distensão na panturrilha

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como curar uma distensão na panturrilha

As pessoas que praticam esporte de maneira habitual são mais propensas a sofrer uma distensão na panturrilha. Um mau gesto ou uma sobrecarga muscular podem causar o rompimento no qual o músculo fica em tensão durante um tempo, que pode ir de poucos minutos e se estender até algumas semanas. Se você sofre de distensão na panturrilha tem que saber que basta ser paciente para esperar que volte ao lugar. Claro que, pode acelerar o processo com uma série de técnicas que neste artigo de umComo revelamos a você. Continue lendo e poderá saber como curar uma distensão na panturrilha em casa e com muita paciência.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma distensão peitoral
Passos a seguir:
1

Quando uma panturrilha se contrai é porque o músculo travou devido à excessiva tensão na área. Deste modo, a panturrilha fica rígida mantendo os tendões e as fibras musculares tensas, provocando uma dor intensa na zona. Os motivos que provocam a distensão da panturrilha são vários; a seguir detalhamos a você os mais comuns:

  • Ter começado a trabalhar o músculo sem antes ter aquecido ou alongado o corpo.
  • A falta de potássio também pode fazer o seu músculo se contrair ao fazer exercício. O motivo é que este nutriente é fundamental para tratar as células do corpo e transmitir a energia necessária para trabalhar o físico. Neste artigo pode descobrir os alimentos ricos em potássio.
  • Quando temos um nervo irritado também podemos contrair a panturrilha; a irritação pode vir de uma hérnia discal ou de um período de estresse.
  • Por sobrecarga do músculo. Pode ter exercitado demais a zona, que atingiu o seu limite e isso pode ter causado a distensão.
Como curar uma distensão na panturrilha - Passo 1
2

Para curar uma distensão na panturrilha pode seguir uma série de recomendações que ajudarão você a atenuar a dor e a acelerar o processo de recuperação. Deve ter em conta que esta lesão pode se prolongar de poucos minutos a, inclusive, um mês; por isso recomendamos a você que tenha paciência e que siga este processo que conseguirá aliviar o seu mal-estar.

  • Para aliviar a panturrilha é importante fazer alongamentos. Não tem que forçar, mas tem que pressionar e sentir um pouco de dor, assim poderá fazer com que o músculo volte ao seu lugar.
  • Também é importante fazer massagem na zona para conseguir reposicionar o músculo e aliviar a tensão que está sofrendo; lembre-se que a distensão na panturrilha dá-se porque as fibras musculares estão tensas, por isso é importante relaxar com uma massagem.
  • O repouso deve ser o seu melhor aliado para poder aliviar uma distensão na panturrilha. O músculo deve descansar e recuperar, por isso não faça esporte nem exercício e tente ficar o máximo que puder em uma posição cômoda e relaxada.
  • Adicionar bananas ou alimentos ricos em potássio à sua alimentação é totalmente recomendado para incentivar a que as células trabalhem para reparar a lesão.
Como curar uma distensão na panturrilha - Passo 2
3

Além do que acabamos de indicar, também pode tratar com remédios naturais uma distensão na panturrilha já que alguns ingredientes da natureza podem ajudar a aliviar os sintomas e a acelerar a recuperação muscular. Entre os remédios que existem, estes são os mais eficientes para tratar a distensão na panturrilha:

  • Cavalinha: tem um alto conteúdo em sílice, um componente perfeito para ajudar a reparar os tecidos do corpo que se encontrem em mau estado. Tome 2 infusões diárias de cavalinha e sentirá como o seu corpo se recupera aos poucos.
  • Infusão de casca de salgueiro: ajuda a aliviar a dor pois tem um alto conteúdo em salicina. Pode tomar uma infusão feita com a casca seca do salgueiro e reduzirá o incômodo produzido pela contração da panturrilha.
  • Óleo de onagra: é também um aliado para tratar a distensão na panturrilha pois tem propriedades anti-inflamatórias. O aconselhável é esfregar a zona fazendo uma massagem suave com este óleo essencial que ajudará você a aliviar o músculo.
Como curar uma distensão na panturrilha - Passo 3
4

Uma vez tenha que conseguido curar uma distensão na panturrilha, é importante saber o que fazer para prevenir que esta lesão volte a ocorrer quando você treinar. É importante continuar praticando exercício, desde que esteja completamente curado, mas se aquecer antes de treinar e alongar depois de cada sessão, assim manterá os músculos em perfeita forma para continuar com a sua rotina de exercícios.

Também é importante adicionar alimentos que contenham altos níveis de potássio para se assegurar de que suas células musculares estão protegidas por dentro. É importante não forçar quando fizer esporte e que preste atenção ao seu corpo quando ele diz para parar; também se recomenda intercalar o treinamento (um dia sim, um dia não) para evitar sobrecarregar seu corpo e sofrer com um treinamento exagerado.

Como curar uma distensão na panturrilha - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma distensão na panturrilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como curar uma distensão na panturrilha

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
gilson
Boa tarde. Participo de corrida de rua e a mais ou menos um mês ao treinar sentir a panturrilha no outro dia procurei o médico o mesmo me receitou fisioterapia pois bem como tinha uma corrida de 16 km em 5 fisioterapia me sentir melhor e fui a corrida. depois voltei ao treinar e senti de novo e agora nao estou massagendo e tomando antiflamatorio mas a dor persiste mas lendo o site vou mesmo repousar e parar com os treinos.Vcs tem uma outra dica que possa ajudar-me a recuperar-me mais rapido. obrigado.
Débora
Ontem estava fazendo exercícios aeróbicos na academia (aula de step), e num movimento comum senti muita dor na panturrilha, uma espécie de ''pedrada''. Desde então as dores só aumentaram, parei o exercício, fiz massagem no local, mas mesmo assim não consigo firmar o pé no chão. Li vários artigos sobre estiramento muscular da panturrilha, como identificar o nível da lesão? Qual médico devo procurar? Um clínico geral está habilitado? Devo realizar uma ultrassom?
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Débora! Apenas o médico poderá examinar sua panturrilha e saber o que aconteceu. O médico de clínica geral saberá o que fazer. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Antonio Mauricio de Campos
Achei interessante vou tentar curar minha dor na panturrilha. Depois informo o resultado
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Que bom saber que achou o assunto interessante! Ficamos aguardando o seu feedback. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Nubia
Bom dia ! Segunda dia 30/06 cai na frente do meu comércio e torci o pé direito , senti um estralo , fui no outro dia no ortopedista e como estou grávida de 7 semanas ele não tirou raio x , e nem passou medicação a não ser paracetamol de 500 ml , e pediu para que coloco-as uma tala na perna que começa da minha panturrilha , ele pediu para que eu reiterasse a tala dois dias depois na quarta a noite j estava sentindo um incômodo na minha panturrilha na quinta de manhã pedi pro meu marido retirar pq já estava incomodando muito a dor na minha panturrilha hoje é domingo já voltei no medico na dando ele pediu para fazer uma ultra-som pq suspeitou de tranbose , mas na ultrassom não constou nada , hoje domingo dia 05/07 ainda sinto muito dor na minha panturrilha dores fortes quando fico de pé , se deixo minha perna suspensa no bando ou no travesseiro na cama não sinto dor forte do uma dor leve , vocês poderiam me ajudar por favor , pq já não sei mas o que faço é cada médico fala e faz uma coisa diferente , Porém não vejo resultado meuncorscao passou uma pomada de cataflam e estou fazendo compressa com água quente , mas nem isso estar resolvendo desde já agradeço a atenção de vocês li o artigo e vou fazer algumas coisas que citaram a cima uma delas é comer banana
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Nubia, espero que com estas dicas você consiga se sentir melhor. Muito obrigada pelo seu comentário e visita no site :)

Como curar uma distensão na panturrilha
1 de 5
Como curar uma distensão na panturrilha

Voltar ao topo da página