menu
Partilhar

Remédios caseiros para aliviar a dor de facão

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Remédios caseiros para aliviar a dor de facão
Imagem: detusalud.com

Após fazer esportes, todos sofremos alguma vez com essa dor muscular que popularmente conhecemos como dor de facão. Aparecem quando ocorrem microrrompimentos das fibras musculares devido a um superesforço ao realizar um exercício intenso ou prolongado demais. Ainda que uma vez que a dor de facão apareceu seja muito difícil combatê-la, é possível diminuir a sensação que ela provoca. Em umComo.com.br apresentamos-lhe alguns remédios caseiros para aliviar a dor de facão.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a dor muscular
Passos a seguir:
1

A aplicação de frio local na zona dolorida é uma boa forma de aliviar a dor de facão. Aproveite o momento do duche para aplicar um jato de água fria na área lesionada ou aplique compressas frias ou gelo enrolado para prevenir a inflamação.

Remédios caseiros para aliviar a dor de facão - Passo 1
Imagem: jsalfatedf.blogspot.com
2

Entre outros remédios caseiros para aliviar a dor de facão, os banhos com tomilho ou alecrim podem ser eficientes. Prepare um chá de uma destas duas ervas e jogue-o na água morna do banho. São componentes naturais que atuam como excelentes relaxantes musculares. Ao finalizar o banho, tente alternar durante uns minutos jatos de água quente com outros de água fria sobre a zona dolorida.

Remédios caseiros para aliviar a dor de facão - Passo 2
Imagem: saludpasion.com
3

Outro excelente relaxante muscular natural que é útil para aliviar as moléstias ocasionadas pela dor de facão é o óleo essencial de lavanda. Misture umas cinco gotas de óleo de lavanda com uma colher de sopa de óleo de amêndoas ou de azeite de oliva e massageie os músculos afetados de forma suave e sem pressionar a zona.

Remédios caseiros para aliviar a dor de facão - Passo 3
Imagem: theflamingcandle.com
4

Muitas vezes a dor é mais intensa e vem acompanhada de inflamação muscular. Nestes casos, é conveniente a aplicação de uma pomada anti-inflamatória na zona afetada. Esfregar e massagear a zona com uma pomada adequada melhora a circulação do sangue e permite que os pequenos rompimentos das fibras musculares se regenerem com maior rapidez.

5

É importante levar em consideração que para que a dor de facão desapareça o mais rápido possível, é necessário continuar com o exercício de forma progressiva. Mas tente que seja um exercício moderado e não tão intenso ou prolongado quanto os que a produziram.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para aliviar a dor de facão, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para aliviar a dor de facão
Imagem: detusalud.com
Imagem: jsalfatedf.blogspot.com
Imagem: saludpasion.com
Imagem: theflamingcandle.com
1 de 4
Remédios caseiros para aliviar a dor de facão

Voltar ao topo da página