PARTILHAR

Quanto tempo preciso esperar para fazer o teste de HIV

Quanto tempo preciso esperar para fazer o teste de HIV

O vírus de imunodeficiência adquirida ou HIV é uma das doenças de transmissão sexual mais conhecidas e perigosas, visto que os pacientes com este problema podem desenvolver a Aids, entrando assim na etapa terminal da doença em que o sistema imunológico apresenta danos severos. A detecção prematura do vírus pode ajudar a prevenir o aparecimento da Aids, por isso é importante que depois de uma relação de risco com suspeita de um possível contágio, façamos os testes apropriados para determinar se o vírus está ou não presente em nosso corpo. Em umComo.com.br explicamos a você quanto tempo precisa esperar para fazer o teste do HIV.

Também lhe pode interessar: Como se transmite o HIV

O que fazer depois de uma relação sexual de risco?

Se a relação sexual de alto risco aconteceu contra a sua vontade, é fundamental ir imediatamente a um centro médico para um exame completo. A atuação imediata de uma equipe médica especializado poderia reduzir os possíveis riscos presentes nestes encontros.

No caso de relações sexuais esporádicas, é fundamental lembrar a importância do uso do preservativo. A camisinha é o único método anticoncepcional capaz de prevenir o contágio do HIV e de outras doenças de transmissão sexual, por isso o seu uso é imprescindível.

Quanto tempo esperar para fazer o teste do HIV

Infelizmente, o resultado que permite conhecer se você tem o vírus da imunodeficiência adquirida não pode ser feito de forma imediata depois de uma relação sexual de alto risco.

Como qualquer outro vírus, o HIV tem um tempo determinado para ser detectado no nosso organismo por meio de um exame de sangue onde são medidos os anticorpos do nosso organismo perante o vírus. Esta etapa inicial da doença é conhecida como janela imunológica, o tempo que passa entre o contágio e o aparecimento do vírus.

Esta janela pode ser diferente em cada pessoa, variando entre 2 e 8 semanas. Como este tempo não é exato, podem ocorrer falsos negativos, por isso os especialistas indicam que deve esperar 3 meses após a relação ou relações de alto risco para fazer o teste do HIV e obter um resultado confiável.

Quanto tempo preciso esperar para fazer o teste de HIV - Quanto tempo esperar para fazer o teste do HIV

É preciso esperar 3 meses em todos os casos?

Não, cada paciente é diferente porque cada circunstância é diferente. Como explicamos no primeiro passo, no caso de uma relação de alto risco e contra a sua vontade, ou seja, uma violação, deve ir imediatamente a um hospital para que os médicos façam os testes apropriados. Neste momento informarão a você sobre o que deve fazer em um futuro próximo para descartar a presença de uma DST que coloque em risco a sua saúde.

Além disso, em alguns casos específicos é possível que o médico peça para repetir novamente o teste após 6 meses do primeiro, pois existem pacientes em que a janela imunológica pode ser maior, ou cujo estilo de vida é de alto risco para o contágio de doenças como o HIV.

Seguir as indicações do seu médico é importante para garantir os melhores resultados no teste para detectar o vírus da imunodeficiência adquirida.

Prevenção e informações úteis

Se você tem uma vida sexualmente ativa e mantém encontros com diferentes pessoas, ou se está em um grupo de alto risco para o contágio desta doença, é fundamental aplicar todas as medidas possíveis para a sua prevenção.

Também o convidamos a ler dois artigos de interesse sobre esta condição com informações que convêm conhecer:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo preciso esperar para fazer o teste de HIV, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
julio
Fiz uma tatuagem mais não sei se o tatuador trocou a agulha quanto tempo devo esperar para fazer o teste de hiv
Quanto tempo preciso esperar para fazer o teste de HIV
1 de 2
Quanto tempo preciso esperar para fazer o teste de HIV

Voltar ao topo da página ↑