Partilhar

Quanto tempo dura um terçol

Quanto tempo dura um terçol

Um terçol é uma protuberância na pálpebra, interna ou externa, que surge pela inflamação de alguma glândula sebácea; normalmente é produzida pela proliferação de bactérias que geram uma infecção. Embora não costumem ser uma infecção grave, os terçóis são bastante incômodos além de contagiosos. Por isso, é importante saber como eliminar um terçol para reduzir o inchaço o quanto antes. Então quem tem terçol sempre pergunta quanto tempo ele dura, em umComo explicamos mais sobre isso.

Também lhe pode interessar: Como prevenir um terçol
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante saber identificar um terçol corretamente e, para isso, deve saber que é uma espécie de protuberância vermelha idêntica a um furúnculo ou espinha que pode aparecer tanto no exterior ou interior da pálpebra superior como inferior. Esta protuberância pode ser bastante dolorosa para o paciente e, entre outros sintomas, causa incômodos, inchaço e vermelhidão nas pálpebras, lacrimação constante e formação de crosta na pele ao redor.

Quanto tempo dura um terçol - Passo 1
2

É importante referir que a duração de um terçol pode variar muito em função da pessoa, ou seja, não se pode determinar concretamente quanto dura um terçol. O que é normal acontecer é o terçol melhorar em cerca de uma semana ou 10 dias, que é quando a protuberância acaba por desaparecer definitivamente do olho.

3

Ainda assim, em alguns casos pode demorar mais tipo e um terçol pode permanecer durante meses, mas não é habitual e deve consultar um médico sem falta caso o terçol dure tanto tempo ou se, por exemplo, se torne em uma condição recorrente. No entanto, o melhor é se precaver e se notar que passadas 48 horas, o terçol não começar a melhorar, origina dores intensas ou inchaço e a vermelhidão se estende para outras zonas do rosto, deve consultar o seu médico o quanto antes para que lhe receite o tratamento adequado.

4

Habitualmente, a protuberância drenará e desaparecerá passados cerca de 4-5 dias, sobretudo se tomarmos as medidas adequadas para eliminar um terçol. Algumas das medidas mais eficientes e que lhe ajudarão a acelerar a sua curação são:

  • Aplicar calor sobre a zona para que o terçol se desenvolva mais rápido e expulse o pus e a gordura que há no seu interior.
  • Aplicar pomadas antibióticas seguindo atentamente as instruções da bula. Lembre-se que estas deverão ser sempre prescritas por um médico.
  • Aplicar compressas umedecidas em uma infusão de camomila durante 10 minutos várias vezes ao dia.
  • Evitar o uso de produtos de maquilhagem ou cosméticos que possam agravar a infeção e originar outros incômodos mais graves.
Quanto tempo dura um terçol - Passo 4
5

Além das medidas anteriores, também é possível favorecer a curação de um terçol fazendo uso de outros remédios caseiros que pode pôr em prática facilmente. Descubra-os todos no artigo como curar um terçol com remédios caseiros e aplique-os seguindo os conselhos que lhe mostramos.

6

Lembre-se que os terçóis são altamente contagiosos e que será fundamental que redobre as precauções e, enquanto a infeção persistir, não partilhe toalhas, roupa, lençóis ou qualquer objeto que aumente o risco de contágio, e procure lavar as mãos antes e depois de mexer nos olhos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo dura um terçol, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se o terçol demorar muitos dias a desaparecer, consulte o seu médico.

Escrever comentário sobre Quanto tempo dura um terçol

O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
Fabiana Vilas Boas de Lima
Eu peguei terços muito ruim adem Muito o olho eu Não posso prega Terço ontem
renata cota
boa noite me chamo Renata é a primeira vez que tenho terçol e começo com uma simples coceira e eu gostaria de saber como eu faço pra amenimizar essa coseira
Editor umComo.com.br
Oi Renata!

Confira como tratar um terçol com essas dicas: https://saude.umcomo.com.br/artigo/com-tratar-um-tercol-1253.html
A sua avaliação:
Izabelle
Terçol não é contagioso!!!
Luciene
Apareceu em mim um terçol estou mais de 1 ano ele n dói nem nada.. Ele é bem pequeno, queria saber se pode ser algo grave ou não?
Gabriela
O meu é bem pequeno tbm mas me incomoda, fui no medico faz um tempo e ele disse para fazer compressa e usar uma pomada só que caso demorasse uma ou duas semana no máximo é preciso uma cirurgia para tirar por ele ser interno que no caso é tipo por dentro do olho
juliana
Minha filha de 1 ano está a 3 meses com um caroço vermelho igual ao ter sol será oq e.... E pq não saiu ainda? Obrigada!
Gabriella Spanic
Uma vez tive terçol e durou quase um ano ele secava mas ficava uma pelota dura na pálpebra, ai sempre inflamava e aumentava ai UA amiga disse que era uma inflamação no cílio e que podia fura com uma aguha esterelizada cheguei em casa esterelizei no fogo e álcool ai furei em cima do cílio inflamado dei uma apertaa e saiu pus e sangue duro,foi horrível ai passei UmA pomada antibiótica nunca mais apareceu nesse olho,ai assou muito tempo e on em saiu no outro olho tomara que não fique igual o outro,mas sei que ele só saa quando vazar o pus.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Grabiella, muito obrigada por partilhar conosco a sua experiência!
VERA
Meu terçol não sara, por 3 meses ele não estoura,doí o tempo todo fui no oftal eles só pedem pra fazer compressa nada mais. Tudo isso aconteceu depois da maternidade, será que tem alguma coisa a ver?
Sara Viega
Olá Lahis, é melhor consultar o seu médico, pois pode não se tratar de um terçol e sim de outra condição. De qualquer forma, se quiser pode experimentar estes remédios caseiros para tratar um terçol: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-um-tercol-com-remedios-caseiros-1464.html.
Lahis
o meu Terçol ja tem mais de 1 ano ele nao tem axpecto de inflamação, mais quando apalpo a regiao dos olhos, aindo o sinto , e de vez enquando ele inflama tbm . . . . ja fui ha medicos mais nao tive uma resposta, nem diagnostico algum !
Sara
Olá Leda, desde já agradeço o seu comentário. Experimente alguns destes remédios caseiros para tratar o terçol: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-um-tercol-com-remedios-caseiros-1464.html.

Quanto tempo dura um terçol
1 de 3
Quanto tempo dura um terçol

Voltar ao topo da página