Como evitar o contágio do terçol
O terçol é uma das infecções que aparecem normalmente nos olhos, devido à inflamação de alguma glândula sebácea da pálpebra. Um dos fatos que cabe destacar do terçol é que é contagioso, por isso quando aparecem devemos tomar determinadas medidas durante os dias que dura o terçol. Neste artigo do umCOMO damos alguns conselhos sobre como evitar o contágio do terçol.
Passos a seguir:
Em primeiro lugar, destacamos que o terçol é sim contagioso, ainda que algumas pessoas afirmem o contrário. É por isso que devemos realizar determinadas ações preventivas com o objetivo de evitar o contágio do terçol para que as pessoas com quem convivamos não sejam também afetadas.
Desta forma, na hora de realizar os tratamentos indicados para eliminar o terçol, usaremos sempre gazes esterilizadas e descartáveis, em vez de panos, toalhas ou lenços de tecido.
Também será fundamental lavar-nos muito bem as mãos antes e depois de tocar os olhos, para evitar que a infeção causante do terçol prolifere ou piore. É que uma das causas pelas quais surge o terçol está diretamente relacionada com a higiene.
Ao mesmo tempo, quando nos apareça um terçol devemos ter umas toalhas de banho só para nós, ou seja, não compartilhá-las com outras pessoas para, assim, prevenir o contágio. Também será necessário lavá-las adequadamente para que não fiquem restos da infecção ocular.
Do mesmo modo, não é aconselhável maquilar-se quando se padece de um terçol e é fundamental não compartilhar produtos cosméticos como máscaras de cílios, delineadores, etc. para evitar o contágio do terçol.
Siga tomando estas medidas por mais alguns dias mesmo que ache que o terçol já tenha desaparecido, porque ainda podem ficar restos da infecção e ser contagioso. Não se pode prever nem calcular com exatidão, mas em umComo explicamos mais sobre quanto tempo pode durar um terçol.
Na maioria dos casos, conseguiremos eliminar um terçol com um simples tratamento e muita paciência, bem como também é possível tratar de curar um terçol com remédios caseiros. Se depois de umas duas semanas o terçol não desaparecer, visite o seu oftalmologista ou médico especialista para que lhe examine.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o contágio do terçol, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.