Os terçóis

Como evitar o contágio do terçol

Como evitar o contágio do terçol
Imagem: detusalud.com

O terçol é uma das infecções que aparecem normalmente nos olhos, devido à inflamação de alguma glândula sebácea da pálpebra. Um dos fatos que cabe destacar do terçol é que é contagioso, por isso quando aparecem devemos tomar determinadas medidas durante os dias que dura o terçol. Neste artigo do umCOMO damos alguns conselhos sobre como evitar o contágio do terçol.

Também lhe pode interessar: O que é o terçol
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, destacamos que o terçol é sim contagioso, ainda que algumas pessoas afirmem o contrário. É por isso que devemos realizar determinadas ações preventivas com o objetivo de evitar o contágio do terçol para que as pessoas com quem convivamos não sejam também afetadas.

2

Desta forma, na hora de realizar os tratamentos indicados para eliminar o terçol, usaremos sempre gazes esterilizadas e descartáveis, em vez de panos, toalhas ou lenços de tecido.

3

Também será fundamental lavar-nos muito bem as mãos antes e depois de tocar os olhos, para evitar que a infeção causante do terçol prolifere ou piore. É que uma das causas pelas quais surge o terçol está diretamente relacionada com a higiene.

4

Ao mesmo tempo, quando nos apareça um terçol devemos ter umas toalhas de banho só para nós, ou seja, não compartilhá-las com outras pessoas para, assim, prevenir o contágio. Também será necessário lavá-las adequadamente para que não fiquem restos da infecção ocular.

5

Do mesmo modo, não é aconselhável maquilar-se quando se padece de um terçol e é fundamental não compartilhar produtos cosméticos como máscaras de cílios, delineadores, etc. para evitar o contágio do terçol.

6

Siga tomando estas medidas por mais alguns dias mesmo que ache que o terçol já tenha desaparecido, porque ainda podem ficar restos da infecção e ser contagioso. Não se pode prever nem calcular com exatidão, mas em umComo explicamos mais sobre quanto tempo pode durar um terçol.

7

Na maioria dos casos, conseguiremos eliminar um terçol com um simples tratamento e muita paciência, bem como também é possível tratar de curar um terçol com remédios caseiros. Se depois de umas duas semanas o terçol não desaparecer, visite o seu oftalmologista ou médico especialista para que lhe examine.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o contágio do terçol, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Nayra
Estou na dúvida, pois li em outros depoimentos que terçol não é contagioso.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nayra! O terçol é contagioso sim, pode saber mais sobre ele aqui: http://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-e-o-tercol-4726.html
José
Poderiam ter explicado melhor o modo como ocorre o contágio.
Raul
Olá, Sara Viega. Confesso estar confuso com a informação de que terçol é contagioso. Li informação contrária dada por 3 oftalmologistas explicando minuciosamente porque o terçol não é contagioso. Gostaria de saber com que argumento ou baseada em qual conhecimento médico/biológico você afirma que o terço é contagioso. Agradeço sua atenção.
Imagem: detusalud.com
Como evitar o contágio do terçol