PARTILHAR

Quais são os sintomas da Aids

Quais são os sintomas da Aids
Imagem: epsa-online.org

A infeção da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) dá-se pelo HIV, um vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos. O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma, secreção vaginal ou através da transfusão de sangue contaminado. O portador do vírus pode, mesmo sem apresentar quaisquer sintomas, transmitir o vírus, por isso, é extremamente importante o uso de camisinha em todas as relações sexuais. Durante a infeção inicial, a pessoa infetada pode apresentar sintomas semelhantes aos de uma gripe, passando um breve período de tempo doente. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba quais são os sintomas da Aids.

Também lhe pode interessar: Dá para pegar aids em banheiros públicos?
Passos a seguir:
1

Na primeira fase ocorre a incubação do HIV, ou seja, o tempo de exposição ao vírus até ao surgimento dos primeiros sintomas da doença. Este período é chamado de infeção aguda e pode variar de 3 a 6 semanas. Nesta fase, os sintomas são muito parecidos aos de outras doenças, como uma gripe, por isso, na maioria dos casos passa despercebido. Os primeiros sintomas podem ser:

  • Febre;
  • Dor de garganta;
  • Tosse seca;
  • Mal estar.
2

Na próxima fase da doença ocorre uma forte interação entre as células de defesa e as constantes e rápidas mutações do vírus. Este período pode durar durante muitos anos e é chamado de assintomático. As células de defesa do organismo começam a funcionar com menos eficácia até serem completamente destruídas pelo vírus HIV. O organismo começa a ficar cada vez mais fraco e vulnerável a outras infeções comuns. Nesta fase os glóbulos brancos do sistema imunológico (linfócitos T CD4) reduzem significativamente, chegando a ficar abaixo de 200 unidades. Os principais sintomas mais comuns são:

  • Febre persistente (a febre indica uma reação inflamatória do organismo que está a responder ao vírus HIV, que está a mover-se para a corrente sanguínea e a multiplicar-se);
  • Erupções cutâneas (podem ser como furúnculos, com algumas zonas rosas nos braços ou também no tronco do corpo, acompanhadas por coceira);
  • Músculos doridos, dores nas articulações e inchaço dos gânglios linfáticos (os linfonodos fazem parte do sistema imunológico do corpo e tendem a ficar inflamados quando há uma infeção);
  • Fadiga;
  • Diarreia (pode durar mais de 1 mês);
  • Perda de peso (este é um sinal que a doença está mais avançada e também pode ser devido à diarreia);
  • Tosse seca prolongada;
  • Suores noturnos;
  • Alterações das unhas (espessamento, curvatura das unhas, divisão das unhas ou descoloração);
  • Candidíase oral ou genital;
  • Cefaleia.
3

Devido à baixa imunidade do organismo, aparecem doenças oportunistas, atingindo-se assim o estado mais avançando da doença, a Aids. Podendo sofrer de hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose, entre outras.

4

É de extrema importância prevenir a Aids, para cuidar da sua saúde e da do seu parceiro(a). Por isso, veja o nosso artigo sobre como prevenir a Aids.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da Aids, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
ANTONIO
Gostaria de uma informação sou portador do virus HIV desde 2012 quando foi detectado, tenho feito acompanhamento e consulta constante faço CD4 a cada tres meses e o resultado tem sido bom acima de 1100 e nao detectado. Mas uma coisa que tem me incomodado muito são as coceiras pelo corpo formando até feridas e as vezes aparece furunculos. Isso pode ser sintomas da AIDS? Espero orientação obrigado. antonio
Quais são os sintomas da Aids
Imagem: epsa-online.org
Quais são os sintomas da Aids

Voltar ao topo da página ↑