PARTILHAR

Qual é a diferença entre HIV e AIDS

Qual é a diferença entre HIV e AIDS
Imagem: portaldeangola.com

São muitas as pessoas que usam os termos HIV e Aids como sinônimos ao falar do vírus que ataca o sistema imunológico, debilitando-o até não responder mais aos agentes externos ou invasores. No entanto, entre estas siglas existem diferenças importantes que apontam a diferentes estados desta doença. Não sabia? Em umComo.com.br explicamos a você, com detalhe, qual é a diferença entre HIV e Aids.

O que é o HIV?

A diferença entre HIV e Aids é bastante importante.

Quando uma pessoa está exposta ao vírus da imunodeficiência humana e se contagia com o mesmo, então este paciente tem HIV. Ao falar em HIV, falamos do vírus como tal, isto quer dizer que nem todos os pacientes que possuem HIV tem necessariamente Aids.

O HIV é o estado inicial desta doença, caracterizado por uma etapa assintomática, por isso são muitos os pacientes que vivem durante anos com esta condição sem suspeitar da sua existência. Apesar da ausência de sintomas, depois que o vírus incuba no nosso corpo, o mesmo pode ser detectado através de um exame de sangue destinado a identificar este problema.

Atualmente, graças aos avanços na medicina, um paciente que é diagnosticado com HIV a tempo pode viver sem desenvolver posteriormente a Aids. Mas, o que é a Aids exatamente?

O que é a AIDS?

O HIV possui quatro etapas:

  • Período de janela: etapa que passa entre o contágio e o aparecimento do vírus, calculada em três meses.
  • Etapa assintomática: tempo durante o qual a pessoa é portadora do vírus sem apresentar os sintomas do mesmo. Pode durar anos.
  • Etapa sintomática prematura e média: o paciente começa a apresentar os primeiros sintomas de HIV devido ao debilitamento do sistema imunológico. Fadiga, erupções cutâneas e presença de condições como herpes ou candidíase são próprias deste período.
  • Etapa avançada ou tardia: é neste período onde o paciente começa a sofrer do que conhecemos como Aids.

A Aids ou síndrome da imunodeficiência adquirida é a etapa da doença caracterizada pelo aparecimento de sintomas avançados do HIV. É conhecida como uma etapa tardia onde se apresentam sinais que evidenciam a deterioração do sistema imunológico diante do avanço do vírus. Sendo assim, o paciente manifestará um debilitamento importante acompanhado de diversas doenças.

Diferença entre HIV e AIDS

Com todas as características explicadas anteriormente, é mais simples detectar a diferença entre HIV e Aids. Um paciente com HIV é portador do vírus da imunodeficiência humana mas não tem necessariamente Aids, a não ser que se encontre em uma etapa tardia da doença.

Como prevenir esta condição?

O HIV é considerada uma doença de transmissão sexual, pois o contato sexual sem proteção com uma pessoa infectada continua sendo a maior forma de contágio no mundo. No entanto existem outras vias que podem nos expor ao vírus, motivo pelo qual a conscientização social é a base fundamental para sua prevenção.

No nosso artigo como prevenir a Aids poderá encontrar todas as recomendações para evitar o contágio deste vírus.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre HIV e AIDS, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Marne
Tenho na família e conhecidos, pessoa que adquiriram o HIV, SIDA OU AIDS, por isso gostaria sempre de estar atualizado com notícias dessa doença! Muito obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marne, nesses links poderá encontrar mais informação acerca desses assuntos: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=sida http://relacoes.umcomo.com.br/search/index/cat/10674/q/doen%C3%A7as%20sexualmente Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando! :)
ivone
pra curar todas doenças limpe-alcalinize organismo com dieta vegana organica
luciane
descobri a uma semana que tou com hiv o que devo fazer
Qual é a diferença entre HIV e AIDS
Imagem: portaldeangola.com
Qual é a diferença entre HIV e AIDS

Voltar ao topo da página ↑