Partilhar

Como cortar o efeito da cafeína - Detox e efeitos no organismo

Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 7 fevereiro 2019
Como cortar o efeito da cafeína - Detox e efeitos no organismo

Cortar o efeito da cafeína com açúcar ou leite? Nenhum dos dois. Neste artigo do umCOMO sobre como cortar o efeito da cafeína você vai entender o que pode te ajudar naqueles dias em que você exagerou na dose e como o café e produtos com cafeína agem no seu organismo. Em caso de excesso de cafeína e insônia, é preciso ter paciência e ler essas dicas com truques simples que podem te ajudar. Não pira, respira!

Também lhe pode interessar: Alimentos com cafeína

Efeitos da cafeína no organismo

A cafeína é um poderoso estimulante do sistema nervoso que quando consumido com moderação tem efeitos considerados positivos e ajudam a dar energia para o dia-a-dia:

  • Euforia;
  • Estímulos cerebrais: criatividade e euforia;
  • Aumento do rendimento físico.

No entanto, assim como tudo na vida, ela deve ser sabiamente consumida com moderação. Caso contrário, poderíamos, sim, considerar que cafeína faz mal sob determinadas circunstâncias.

Excesso de cafeína

Apesar de ser variável para cada pessoa e organismo, geralmente os efeitos da cafeína passam a ser prejudiciais quando extrapolam 300 mg por dia, aproximadamente 4 xícaras de café. No entanto, algumas pessoas são mais sensíveis, principalmente as que não tomam frequentemente e podem sentir efeitos com até mesmo 1 xícara de café ou chá.

Os sintomas mais comuns do exagero de cafeína (a partir de 500 mg) são:

  • Aceleração cardíaca;
  • Náuseas e enjoo;
  • Insônia;
  • Dor de cabeça ou enxaqueca;
  • Ansiedade;
  • Irritabilidade;
  • Espasmos e tremores musculares.

Entenda todos os efeitos em:Faz mal tomar muito café?

Também é importante sempre considerar que a cafeína pode reagir e causar efeitos com certos medicamentos e substâncias como teofilina, alguns antibióticos, equinácea (suplemento de ervas), por exemplo. É por isso que é muito recomendável conversar com um médico antes de introduzir qualquer medicamento ou substância nova à sua rotina.

Como acabar com o efeito da cafeína

Excesso de cafeína, o que fazer? Se você exagerou na dose de café, energético ou cafeína em cápsula é muito difícil receitar algo para parar imediatamente o efeito da cafeína, mas é verdade que algumas medidas podem te ajudar:

Tome muita água

A cafeína também tem um efeito diurético que desidrata o nosso corpo se não for bem controlada. Tome muita água, isso ajuda na recuperação de minerais que o seu corpo pode ter perdido na desidratação por cafeína fazendo com que você se sinta melhor.

Consuma vitamina C

Assim como no caso da água, a vitamina C ajuda na reposição de importantes minerais para o nosso bem estar. Sendo assim, vale a pena apostar na ingestão de frutas e alimentos ricos em vitamina C.

Respire fundo e relaxe

O excesso de cafeína pode gerar estresse e ansiedade. Por mais difícil que pareça, é muito importante acreditar que neste momento você só está se sentindo assim pelo exagero na cafeína. Para combater esse sintoma, ao invés de apelar para medicamentos, você precisa encontrar a técnica que esteja ao seu alcance e aquela que você se sinta melhor. Você pode tentar alguma destas:

Pratique exercícios físicos moderados

A prática de exercícios físicos pode ajudar a queimar toda a energia acumulada, mas ao mesmo tempo aumenta os batimentos cardíacos, o que pode piorar um pouco o sintoma de palpitação. O segredo para que os exercícios te ajudem em uma crise de excesso de cafeína é praticá-los de uma maneira que te ajudem a relaxar e não a te deixar ainda mais estimulado. Ou seja, pratique aquilo que você faz regularmente, sem exagerar.

Açúcar corta efeito da cafeína?

Não, ambos são ingredientes estimulantes. Na verdade, muitos especialistas em café desaprovam a combinação de café com açúcar simplesmente pela experiência sensorial, com a premissa de que o bom café deve ser saboreado sem intervenções no paladar.

Leite corta o efeito da cafeína?

Não. O que acontece é que se acaba tomando quantidades menores de café, uma vez que ele está misturado com o leite, mas o leite não tem a capacidade de parar o efeito da cafeína. O café com leite tem mais calorias do que o normal. O mesmo vale para quem se pergunta se leite corta o efeito do energético.

Insônia por causa da cafeína, o que fazer?

Para quem dorme no horário considerado normal, durante a noite, recomenda-se que a cafeína seja consumida no máximo até às 17h para evitar a insônia por cafeína. Como já deu para ver, a desintoxicação de cafeína ocorre forma lenta e progressiva e nunca é imediata. No caso da insônia, é preciso ter paciência e evitar tudo aquilo que te estimule a pensar demais como assistir televisão e mexer no celular, por exemplo. Por se tratar da noite, vale apostar em infusões relaxantes, uma boa leitura e lembrar-se que se trata de apenas um momento e vai passar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar o efeito da cafeína - Detox e efeitos no organismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Bibliografia
  • www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16930802
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23107346
  • https://academic.oup.com/carcin/article/21/6/1157/2896318

Escrever comentário sobre Como cortar o efeito da cafeína - Detox e efeitos no organismo

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Jorge Paiva
Como cortar o efeito da pilula de cafeina?

Como cortar o efeito da cafeína - Detox e efeitos no organismo
Como cortar o efeito da cafeína - Detox e efeitos no organismo

Voltar ao topo da página