Partilhar

Como curar micose de unha

Como curar micose de unha
Imagem: clinicahealthy.com.br

A micose nas unhas, conhecida também como onicomicose, é um problema bastante comum e costuma afetar normalmente as unhas dos pés, embora também possa ocorrer nas unhas das mãos. Ocorre com mais frequência nas unhas dos pés devido ao ambiente quente e úmido, ideal para a proliferação dos fungos. Todos nós podemos contrair fungos, especialmente se formos esportistas, idosos, sofrermos de HIV ou de diabetes. Assim que se deteta o aparecimento de micose de unha, é bastante importante tratá-la o mais rápido possível, para evitarmos assim a de outras pessoas em casa e principalmente de outras unhas. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como curar micose de unha.

Também lhe pode interessar: Como curar uma micose na virilha
Passos a seguir:
1

Existem várias formas de contágio de micose, mas as mais comuns são as seguintes:

  • Utilização de alicates de cutículas, lixas ou tesouras não esterilizadas. Por isso, quando for ao salão de beleza, certifique-se que a sua esteticista tem estes instrumentos todos esterilizados.
  • Utilização de peças em comum com outras pessoas, como botas ou luvas.
  • Andar descalço em pisos públicos ou úmidos.
2

A micose de unha manifesta-se através de uma modificação da cor da unha, ficando mais amarelada, um engrossamento da mesma, o que a deforma e por conseguinte a torna mais fácil. Mas, para que consiga detetar corretamente se tem fungos nas unhas, veja o nosso artigo.

3

Caso detete algum dos sinais descritos no passo anterior, deve consultar o seu médico o mais rápido possível. Tratar de imediato a micose de unha, irá reduzir as probabilidades de a infeção voltar a aparecer de novo e de ter que remover a unha cirurgicamente.

4

Dependendo da gravidade do problema, o seu médico irá receitar-lhe o tratamento mais indicado para o seu caso. Assim, pode-lhe ser receitado medicamentos de uso tópico, como pomadas ou cremes, medicamentos de uso oral, em cápsulas e comprimidos ou esmaltes anti-fúngicos.

5

Para além de seguir as indicações do seu médico, pode completar o tratamento com alguns remédios caseiros. Por suas propriedades anti-fúngicas e antimicrobianas, o alho é um ótimo remédio caseiro para o tratamento da micose de unha. Para isso, deverá colocar um dente de alho dentro do vidro de clorexidina (Mertiolate) e aplicar a mistura na unha afetada 3 vezes ao dia.

Como curar micose de unha - Passo 5
Imagem: farmadelivery.com.br
6

Para além disso, também poderá colocar os seus pés de molho numa solução de água com vinagre, todas as noites antes de ir dormir durante cerca meia hora. A acidez do vinagre ajuda a diminuir o pH das unhas, o que por sua vez impedirá a proliferação dos fungos.

Como curar micose de unha - Passo 6
Imagem: bluebutterflyconsulting.net
7

Deve também ter alguns cuidados especiais com a sua unha afetada, como:

  • Deixar ao máximo os seus pés respirarem, utilizando sempre que possa calçado aberto, como chinelos.
  • Evitar calçado justo ou apertado demais.
  • Depois do banho, da piscina ou de qualquer atividade que deixe seus pés molhados, secar de imediato muito bem entre os dedos.
  • Não retirar a cutícula, uma vez que esta tem a função de proteger a unha de fungos e bactérias.
  • Não utilizar tesouras, lixas ou alicates de cutículas não-esterilizados.

Leia também: Como usar óleo de melaleuca para as unhas - MICOSE e fortalecimento

Como curar micose de unha - Passo 7
Imagem: nailmove.com
8

E se foi afetado por micose no rosto ou na virilha, confira os nossos conselhos para os respetivos tratamentos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar micose de unha, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Lembre-se que na presença dos sintomas de micose de unha, a primeira coisa a fazer é consultar o seu médico.

Escrever comentário sobre Como curar micose de unha

49 comentários
Antonio Filho
Água com vinagre, 30 minutos para curar micose dos dedos do pé. Quanto de vinagre para 1 litro de água?
Roseli
como curar a micose de unha, eu sou manicure e gostaria de saber oque fazer , para ajudar as minhas clientes com esse problema.
Cláudinha
Olha, eu tomei comprimidos para eliminar micose e também usava espalte antimicose, sumia depois voltava. Cansei de gastar..Estou passanto merthiolate com alho.. Devo passar com algodão ou aplicar com a tampa do merthiolate mesmo? Aguardo! Bjus
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Claudinha! Você deve passar o Merthiolate com alho com algodão sim. Obrigada pelo seu comentário!
Nega
Olho posso amassado lo pra colocar no metiolate e quantas vezes devo passar ao dia
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Nega! Pode passar esse remédio 3 vezes ao dia, tal como indica no artigo. Obrigada pelo comentário!
Francisca izaira de Souza dias
Tenho micose na unha da mão o que fazer
Célia Darc Vasconcelos
To com micose em todas unhas da mãos ,e já tem 6 meses que to fazendo tratamento, quando as minhas estão todas boas,volta tudo de novo a micose,,,que faço
adriana
Gostaria de saber um remédio para micose na pele em volta da unha das mão. Por favor.
Marcos
Gostaria de saber sobre a medicaçao Terbinafina , pois andei pesquisando e parece ser uma boa opçao de tratamento p micose em unhas !
Heloisa Damaceno
Olá! Estou com uma micose na unha do dedão do pé direito há 3 anos. Ela sempre me incomodou, mas quando eu a vi pela primeira vez estava prestes a dar a luz à minha filha. Depois que ela nasceu mamou por 1 ano e 11 meses e só a desmamei porque estou grávida novamente. Por todos esses motivos, não tomei remédio, mas a micose está crescendo e eu tenho medo que ela chegue na raiz da unha. Alguma dica eficiente e segura hepara tratar a micose durante a gestação e no período da amamentação. Vou ficar aguardando ansiosa peia resposta. Grata. Heloisa
Isadora
OI, Heloisa. Ao menos para controlar durante sua gravidez, você deveria fazer o banho de vinagre com agua todos os dias e passar oleo de cravo nas unhas dos pes, mesmo aquelas que você considera saudaveis. O oleo de cravo você pode comprar ou fazer em casa. Use sandalia abertas. Quando for usar sapatos fechados faça sempre uma boa limpeza neles, por dentro, claro, utilizando vinagre diluido em um pouco de agua. Troque as meias diariamente. O alho é muito bom também. Só não concordo com o Merthiolate. Existem outras formas de preparacao do alho para aplicar nas unhas. Com perseveranca você vai vencer os fuegos. Forca!
tEREZA mARLENE rOJAS
tENHO MICOSE NA UNHA DO PÉ, COMO FAÇO PARA CURAR?

Como curar micose de unha
Imagem: clinicahealthy.com.br
Imagem: farmadelivery.com.br
Imagem: bluebutterflyconsulting.net
Imagem: nailmove.com
1 de 4
Como curar micose de unha

Voltar ao topo da página