Como curar micose de unha
A micose nas unhas, conhecida também como onicomicose, é um problema bastante comum e costuma afetar normalmente as unhas dos pés, embora também possa ocorrer nas unhas das mãos. Ocorre com mais frequência nas unhas dos pés devido ao ambiente quente e úmido, ideal para a proliferação dos fungos. Todos nós podemos contrair fungos, especialmente se formos esportistas, idosos, sofrermos de HIV ou de diabetes. Assim que se deteta o aparecimento de micose de unha, é bastante importante tratá-la o mais rápido possível, para evitarmos assim a de outras pessoas em casa e principalmente de outras unhas. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como curar micose de unha.
Passos a seguir:
Existem várias formas de contágio de micose, mas as mais comuns são as seguintes:
- Utilização de alicates de cutículas, lixas ou tesouras não esterilizadas. Por isso, quando for ao salão de beleza, certifique-se que a sua esteticista tem estes instrumentos todos esterilizados.
- Utilização de peças em comum com outras pessoas, como botas ou luvas.
- Andar descalço em pisos públicos ou úmidos.
A micose de unha manifesta-se através de uma modificação da cor da unha, ficando mais amarelada, um engrossamento da mesma, o que a deforma e por conseguinte a torna mais fácil. Mas, para que consiga detetar corretamente se tem fungos nas unhas, veja o nosso artigo.
Caso detete algum dos sinais descritos no passo anterior, deve consultar o seu médico o mais rápido possível. Tratar de imediato a micose de unha, irá reduzir as probabilidades de a infeção voltar a aparecer de novo e de ter que remover a unha cirurgicamente.
Dependendo da gravidade do problema, o seu médico irá receitar-lhe o tratamento mais indicado para o seu caso. Assim, pode-lhe ser receitado medicamentos de uso tópico, como pomadas ou cremes, medicamentos de uso oral, em cápsulas e comprimidos ou esmaltes anti-fúngicos.
Para além de seguir as indicações do seu médico, pode completar o tratamento com alguns remédios caseiros. Por suas propriedades anti-fúngicas e antimicrobianas, o alho é um ótimo remédio caseiro para o tratamento da micose de unha. Para isso, deverá colocar um dente de alho dentro do vidro de clorexidina (Mertiolate) e aplicar a mistura na unha afetada 3 vezes ao dia.
Para além disso, também poderá colocar os seus pés de molho numa solução de água com vinagre, todas as noites antes de ir dormir durante cerca meia hora. A acidez do vinagre ajuda a diminuir o pH das unhas, o que por sua vez impedirá a proliferação dos fungos.
Deve também ter alguns cuidados especiais com a sua unha afetada, como:
- Deixar ao máximo os seus pés respirarem, utilizando sempre que possa calçado aberto, como chinelos.
- Evitar calçado justo ou apertado demais.
- Depois do banho, da piscina ou de qualquer atividade que deixe seus pés molhados, secar de imediato muito bem entre os dedos.
- Não retirar a cutícula, uma vez que esta tem a função de proteger a unha de fungos e bactérias.
- Não utilizar tesouras, lixas ou alicates de cutículas não-esterilizados.
Leia também: Como usar óleo de melaleuca para as unhas - MICOSE e fortalecimento
E se foi afetado por micose no rosto ou na virilha, confira os nossos conselhos para os respetivos tratamentos.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar micose de unha, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
Conselhos
- Lembre-se que na presença dos sintomas de micose de unha, a primeira coisa a fazer é consultar o seu médico.