menu
Partilhar

Como eliminar uma micose no rosto (pitiríase)

Como eliminar uma micose no rosto (pitiríase)

A pitiríase é uma infecção fúngica bastante comum que causa manchas na pele. Essas manchas podem ser de diversas cores, entre branco, amarelo, laranja e marrom. Justamente por isso, a doença é chamada de pitiríase versicolor. Costuma acarretar em coceira na pele. Essa enfermidade é muito comum durante o verão. Dados apontam que cerca de 40% da população de países tropicais e de áreas temperadas possui pitiríase. A doença pode afetar pessoas independente de sexo, raça e idade, no entanto, costuma afetar mais jovens e adultos que suam com maior frequência e possuem a pele mais oleosa. Neste artigo do umCOMO você vai conhecer um pouco mais sobre a pitiríase e saber como eliminar uma micose no rosto. Continue lendo para saber mais!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como se manifesta a pitiríase rósea

Causas da micose no rosto

A pitiríase é causada por fungos do gênero Malassezia, que já se encontra na flora microbiana natural pele humana. Ele está alojado comumente em locais que tendem a acumular mais gordura acumulada no corpo, como couro cabeludo, rosto, pescoço, tronco e braços. Pelo fato do fungo já estar presente na pele, a pitiríase não é uma doença contagiosa. O problema começa quando há a proliferação desenfreada do micro-organismo.

Alguns fatores de risco da pitiríase:

  • Pele oleosa;
  • Alterações hormonais (decorrentes do uso de anticoncepcional, por exemplo);
  • Excesso de suor;
  • Sistema imunológico deficiente ou enfraquecido;
  • Clima quente e úmido.

Os fungos no rosto podem ser transmitidos de várias formas, através do contato de pele com pele, através dos animais domésticos infectados ou objetos contaminados com o fungo.

Quanto tempo dura uma micose de pele?

O tempo que dura uma micose de pele varia bastante. Em uma pessoa, a doença pode parar de se alastrar com cerca de dez dias. Em outra, pode demorar meses.

Leia também: Como se manifesta a pitiríase rósea

Tratamento para pitiríase

O tratamento mais comum para a pitiríase é ministrando pomadas para micose ou comprimidos orais antifúngicos, que podem ser receitados por um médico ou por um farmacêutico. No caso de pitiríase no couro cabeludo, um shampoo específico para o tratamento de micose pode ajudar. Esse tipo de micose, de maneira geral, não gera complicações na saúde do paciente, mas costuma incomodar muito pela estética afetada. A maioria dos casos tem cura, mas uma pequena minoria pode responder mal aos tratamentos e pode precisar recorrer à raspagem da lesão.

Sugestão: Como tratar a pitiríase rósea

Como tratar uma micose de pele corretamente

Veja abaixo como proceder o tratamento da micose de pele para que ele seja o mais eficaz possível.

  • Limpe a zona afetada com suavidade, com sabão facial sem perfume. O uso de sabões com aroma pode exacerbar os sintomas, gerando comichão e descamação.
  • Aplique uma fina camada de creme antifúngico. Existem muitos cremes que contêm estes ingredientes que se podem comprar sem receita.
  • Aplique o creme antifúngico suavemente ao redor da zona afetada. Evite um curativo nessa zona, porque podem gerar umidade e estimulam a propagação do fungo.
  • Pergunte ao seu médico a possibilidade de usar um creme tópico mais forte, se os cremes de venda livre não funcionam. Os cremes como o terbinafina ou o ciclopirox erradicam rapidamente a micose facial.
  • Tome medicamentos antifúngicos orais caso sejam receitados pelo seu médico. Os medicamentos orais são prescritos quando outros métodos de tratamento não funcionam.

Sugestão: Tipo de micose de pele no rosto

Remédio caseiro para micose no rosto

Outra alternativa são os remédios caseiros para micose de pele. Confira como fazer uma infusão de folha de mandioca para auxiliar no tratamento:

  1. Prepare a infusão com 1 xic de água quente e 3 folhas de mandioca;
  2. Espere a água esfriar;
  3. Limpe a pele com um sabonete neutro, específico para o rosto;
  4. Aplique a solução no rosto com a ajuda de um disco de algodão. Repita esse procedimento 3 vezes ao dia;
  5. Caso a pele fique muito seca após o uso da infusão, faça uso de um hidratante específico para o rosto.

Atenção: jamais beba o chá de folha de mandioca pois ele é tóxico.

Para mais dicas de receitas de remédios caseiros para micoses na pele, confira nosso outro artigo "Remédio caseiro para micose de pele - totalmente natural!"

Como disfarçar micose no rosto

Enquanto a micose não vai embora, uma boa opção para disfarçar micose no rosto é utilizando maquiagem. Em alguns casos aonde a micose não é de coloração rósea, vermelha ou amarronzada, ela pode ajudar de verdade a evitar constrangimentos. Para acertar na cor do corretivo, sugerimos que você dê uma olhada no artigo sobre como usar a paleta de corretivos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar uma micose no rosto (pitiríase), recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Lave a roupa de vestir e a roupa da cama todos os dias para evitar a propagação da micose.
  • Lave as mãos para evitar a propagação dos esporos dos fungos.
  • Consulte o seu médico dentro de um mês se o tratamento não tiver êxito.
  • Procure ajuda médica se a pele afetada começar a drenar, inchar ou tiver febre.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
maria
Bom dia, como eliminar uma micose do rosto?
Humberto
Usei inicialmente, Nitrato de Miconazol, não deu resultado.\por último Acetato de Dexametasona, pareceu ter melhorado ao término do creme tudo voltou em maiores proporções.Qual o creme mais indicado para Pitiríase ou \micose no Rosto?
jose
qual remedio bom pla fugo no rosto
Hnberto
Usei recentemente, Acetato dexametasona, porém possui corticoide, como tenho setentão,os médicos não aconselham uso contínuo. Por isso busco outro que solucione mais rapidamente.
A sua avaliação:
Jessica
Eu queria saber como cuida o nariz do meu filho pq esta com micose.
A sua avaliação:
Carmem
eu usei uma mistura caseira de 1 colher de café de enxofre em pó com 1 colher de sopa de óleo amêndoas (ou Johnson). Misture bem e passe na área afetada,
Humberto
Obteve resultado satisfatório?
A sua avaliação:
Catarina Rodrigues
tenho tido micose facial a mais de 3 anos e nao fico sem usar um creme de nome micozema que faz muito bem o problema eh que quando paro de usar o cremo volta tudo de novo,o que fazer?
A sua avaliação:
Jucineide
tem quase um mes que estou com duas impingem perto da boca e ja passei muitos remedios,pomadas , remedios caseiros; mesmo assim nao vejo melhora. ajudem-me por favor.
nega
Como ilumina uma micose no rosto parecida com uma ipija
Maria Melo
Minha mãe tem uma micose (eu acho né) na região frontal perto da sombrancelhas, tenho medo de atingir o olho dela já usei várias pomadas sem resultado , o que eu faço estou preocupada ela é acamada com 82 anos , me ajude por favor ! Obrigado
Rosa Maria
Fiz todos os tratamentos para este tipo de muco se e nada de eliminar. Todas as partes q ia melhorando ia criando outra em outro lugar e meu rosto já esta cheio de marcas desta micose. Gostaria de enviar uma foto.
angelica
quero um remédio para micose labial com urgência meus lsbios estar muito feio estar doendo de mais
carlos
Isso é Herpis

Como eliminar uma micose no rosto (pitiríase)
Como eliminar uma micose no rosto (pitiríase)

Voltar ao topo da página