Pitiríase rósea de Gillbert

Como tratar a pitiríase rósea

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 2 julho 2018
Como tratar a pitiríase rósea

A Pitiríase rósea é uma erupção aguda da pele, benigna, que possui uma evolução conhecida e distintiva. A pitiríase rósea é uma doença comum da pele que provoca uma erupção. Esta erupção costuma desaparecer por si mesma sem tratamento. Pode demorar para ver a erupção ao redor de 6 a 8 semanas. Mas por vezes, a erupção dura bem mais tempo. A pitiríase rósea é uma doença exantemática autolimitada de causa desconhecida que apresenta lesões maculopapulares de cor rosa-salmão em áreas próximas às extremidades e no tronco, onde se distribuem de forma paralela às linhas da fenda.

Passos a seguir:
1

O quadro típico da pitiríase rósea inicia-se com uma lesão arrendondada ou oval de 4-8 cm única, geralmente situada no tronco, de cor rosa-salmão, discretamente descamativa e às vezes levemente pruriginosa, chamada "medalhão". Pode ser acompanhada de sintomas gerais leves: astenia, anorexia, odinofagia, cefaleia e artralgias.

Como tratar a pitiríase rósea - Passo 1
2

Deve definir-se com detalhe o consumo de fármacos, já que alguns podem produzir uma erupção similar (omeprazol, captopril, naproxeno, terbinafina, isotretinoina, metronidazol, sais de ouro). Não há alterações específicas nos exames de laboratório, que só se utilizam para realizar o diagnóstico diferencial com outros processos (NICE, 2010). Por exemplo, sorologias ou exame de KOH à procura de escamas.

3

A pitiríase rósea é uma doença que requer uma detalhada explicação a respeito de sua causa, contágio, possíveis tratamentos e prognóstico já que produz grande preocupação ao paciente e a seu meio familiar.

4

Normalmente não precisa de tratamento algum já que é uma doença autolimitada e não há evidências sólidas para recomendar algum. Em alguns casos podem ser utilizados corticoides tópicos de potência baixa ou média, ou anti-histamínicos orais para aliviar a ardência se for intensa, não combinados.

Como tratar a pitiríase rósea - Passo 4
5

Alguns autores apontam benefícios com aciclovir para tratar a pitiríase rósea e recomendam-no em casos potencialmente graves. Outros não encontraram evidências de suficiente relevância para recomendá-lo (Drago F, 2009; Chuh AA, 2002).

6

Em um ensaio clínico e na descrição de um caso encontrou-se uma melhoria das lesões com eritromicina, o que alguns autores atribuíram a uma hipotética ação anti-inflamatória ou imunomoduladora. Um ensaio mais recente com mais casos não encontrou benefício no tratamento da pitiríase rósea.

Sugestão: Como eliminar uma micose no rosto (pitiríase) - Tratamento e remédio caseiro

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a pitiríase rósea, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como tratar a pitiríase rósea