Partilhar
Partilhar em:

Por que tenho manchas roxas nas pernas? - Causas comuns e raras

Por que tenho manchas roxas nas pernas? - Causas comuns e raras

As equimoses, conhecidas popularmente como manchas roxas, ocorrem quando os vasos sanguíneos se rompem e extravasam o sangue para camadas mais superficiais da pele. As manchas roxas podem ter diversas causas, desde batidas que provocam lesões a até mesmo doenças mais graves - se elas forem muito frequentes, é bom ficar atento. É comum que as pessoas não se lembrem de terem batido a perna em algum lugar e se surpreendam com uma mancha roxa na perna que aparentemente surgiu do nada. No umCOMO vamos desvendar a questão “por que tenho manchas roxas nas pernas?” e propor soluções para essa situação incômoda.

Também lhe pode interessar: Sintomas da má circulação nas pernas

Manchas roxas nas pernas: causas comuns

Manchas roxas e estresse

Apesar de muitas pessoas relacionarem as manchas roxas nas pernas a quadros de estresse, para os médicos essa ligação não é tão óbvia. Como o estresse altera os níveis hormonais do corpo humano, é possível que esse desbalanceamento deixe as veias mais sensíveis e suscetíveis a uma ruptura. É por isso que as mulheres estão mais sujeitas a manchas roxas: as alterações hormonais são mais frequentes entre indivíduos do sexo feminino, devido aos ciclos de ovulação e menstruação.

Manchas roxas doloridas na pele

Portanto, é raro que essas manchas apareçam espontaneamente quando se passa por um quadro de nervosismo intenso. As manchas roxas são geralmente causadas por traumas. Sobretudo em pessoas de pele mais clara, as manchas roxas doloridas aparecem após o choque entre algum objeto e uma parte do corpo. Em geral elas doem porque o impacto do objeto com a pele pode ter sido forte e machucado a musculatura da região.

As manchas roxas nas pernas que aparecem e somem geralmente são provocadas por esse tipo de evento e não são sinal de problema sanguíneo ou cardíaco. Contudo, essas manchas podem ser um problema estético a depender das perspectivas pessoais de cada um. Se você achar que suas manchas roxas são feias, confira como tratar hematomas com remédios caseiros para que elas desapareçam rapidamente.

Outras causas comuns para o surgimento de manchas roxas nas pernas são falta de vitamina C, consumo de medicamentos corticosteróides, uso abusivo de remédios como a Aspirina e baixos níveis de plaquetas no sangue. Lembramos que a opinião profissional é indispensável e você deve procurar um médico sempre que possível - no entanto, também é possível adotar medidas para prevenir manchas roxas.

Casos raros de manchas roxas nas pernas

As equimoses em geral não são causadas por nenhum problema raro. É mais provável que as manchas roxas no corpo sejam causadas por algum problema no sangue do que por problema de coração. Entretanto, caso você já apresente algum problema cardíaco e esteja observando frequentes manchas roxas na pele, procure seu cardiologista para uma verificação.

Entre os casos que relacionam as manchas roxas nas pernas a problemas sérios, temos a leucemia. O câncer geralmente é causado por uma multiplicação irregular das células, logo, a leucemia é um câncer que atinge as células que formam o sangue.

Entre os diversos sintomas da leucemia, como sensação de cansaço e falta de apetite, encontram-se também a proliferação de manchas roxas pelo corpo. Essas manchas roxas não doem no corpo às vezes e em outros casos doem. É necessário procurar um especialista para realizar um exame de sangue e verificar se há alguma multiplicação anômala de células sanguíneas.

Contudo, não há motivo para pânico: a leucemia é um tipo de câncer raro e, se descoberto ainda no início, pode ser tratado. Além disso, é provável que suas manchas roxas nas pernas sejam causadas por problemas já expostos acima, como batidas em móveis ou falta de vitamina C. Se você é do tipo desligado, procure estar mais atento ao caminhar e observe se as manchas roxas continuam surgindo. Procure incluir mais alimentos ricos em vitamina C à sua alimentação, como laranjas, tangerinas e acerolas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que tenho manchas roxas nas pernas? - Causas comuns e raras, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Vá ao médico ao menos anualmente para realizar uma verificação completa de seu organismo. O médico irá lhe passar alguns exames simples e básicos, como de urina, fezes e sangue, que irão ajudá-lo a verificar se seu corpo não está sendo acometido por nenhum distúrbio.
  • Caso você não goste de frutas, compre tabletes efervescentes de vitamina C na farmácia e consuma-os regularmente. Além de prevenir o aparecimento de manchas roxas nas pernas, a vitamina C também melhora a imunidade.
Comentários (1)

Escrever comentário sobre Por que tenho manchas roxas nas pernas? - Causas comuns e raras

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Júlio Pinto
Tenho problema de alergia, toce e problema respiratorio
Letícia Lima
Olá, Júlio! Nesse caso, é melhor procurar um médico.

Por que tenho manchas roxas nas pernas? - Causas comuns e raras
1 de 2
Por que tenho manchas roxas nas pernas? - Causas comuns e raras