menu
Partilhar

Como saber se a chia está estragada

Como saber se a chia está estragada

As sementes de chia são saudáveis, versáteis e convenientes. São inúmeros os benefícios da chia, para que serve, tal como a forma com que você pode consumi-la, podendo ser acrescentada em inúmeros pratos e modos de preparo. Além disso, ainda tem um longo prazo de validade, que, no entanto, como acontece com a maioria dos alimentos naturais, pode facilmente estragar caso não seja bem conservada. Se você se pergunta se a chia tem validade, nós já adiantamos que sim! Neste artigo do umCOMO te explicamos como saber se a chia está estragada e também damos dicas de como armazená-la para conservá-la corretamente e evitar problemas no consumo.

Também lhe pode interessar: Para que serve a chia

Como conservar a chia

A chia, por ser naturalmente rica em antioxidantes, leva um bom tempo até apodrecer ou estragar, desde que você a conserve longe da luz, do ar e do calor. Não triture a chia se for armazená-la depois. As suas fibras solúveis concentram-se na casca, que se perdem na trituração, deixando a semente muito mais desprotegida.

Se você comprar as suas sementes de chia embaladas em saco plástico, por exemplo, uma vez abertas é ideal que você passe-as para um pote de vidro bem limpo e vedado, que não deixe as sementes em contato com o ar ou umidade. Lembre-se também de não deixar em contato direto com o sol.

Ao fazer isso é importante que você use uma etiqueta para colocar a data de abertura do pacote e também a data de validade do alimento, assim você pode controlar se já está aberto há muito tempo e saber quando o consumo não é mais indicado.

A geladeira é um bom lugar para guardar as sementes de chia, pois o seu sistema por si só já retira parte da umidade do ar. Além do que, no frio a chia se conserva por mais tempo. Em forma de óleo, o mais recomendado é conservá-lo na geladeira, não em temperatura ambiente.

De todas as formas, ainda que a suas sementes de chia estejam dentro da validade, se você observar mudança de cor, consistência ou presença de pequenos insetos dentro do pote, descarte-as.

Chia tem validade?

Como já contamos na introdução, chia tem validade, agora quanto tempo ela vai durar depende de quando ela foi colhida e a forma com que foi armazenada. No entanto, estima-se que a chia, em média, possui três meses de validade, que podem ser estendidos se você a armazena bem. Geralmente as chias que são embaladas em locais adequados e ficam abrigadas da luz do sol, preferencialmente, duram mais tempo. Também é importante certificar-se da validade antes de adquirir o produto. Dê sempre preferência àqueles que tem validade mais longa na embalagem.

Como saber se a chia está estragada - Como conservar a chia

Como saber se a chia está estragada

É difícil saber se a semente de chia está realmente estragada, uma vez que o sabor e a consistência praticamente não mudam, tal como a aparência, porém, isso não é impossível de acontecer.

Como já dito anteriormente, se você observar mudanças de cor e consistência é ideal descartá-la. Em geral, quando é mal armazenada, é comum o relato dos consumidores de que aparecem "bichinhos", pequenos insetos, em meio às sementes de chia, por isso procure apenas guardá-la da forma devida e não deixar para usar depois do prazo de validade.

Benefícios da chia

De acordo com o estudo Benefícios da Chia[1], o alimento é rico em cálcio, magnésio, proteínas e vitaminas do complexo B. Entre os seus benefícios estão:

  • diminuição do colesterol;
  • controle da glicemia;
  • redução da pressão arterial;
  • auxílio na boa formação óssea;
  • prevenção do envelhecimento precoce;
  • rica em ômega 3 - bom anticoagulante natural;
  • função antiinflamatória e cardioprotetora;
  • aumento do nível de saciedade e de energia.

Contraindicações da chia

Ainda que os benefícios da chia sejam muitos, não são todas as pessoas que estão aptas ou têm indicação para consumi-la.

Por ser muito rica em fibras, não é indicado o seu consumo por pessoas que estão com diarreia ou com o intestino solto por algum motivo. Assim como, pela mesma razão, não está apta para pacientes que tenham diverticulite ou síndrome do cólon irritável.

Como dito, entre os seus benefícios, a chia apresenta a função de diminuição da pressão arterial. Por isso, não está indicada para pacientes hipotensos, já que pode baixar ainda mais a pressão destas pessoas.

Outra contraindicação da chia é que, por ser rica em Ômega 3, ela é um ótimo anticoagulante natural, por isso pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes não devem ingeri-la.

Por controlar a glicemia, isto é, ajudar a reduzir níveis de açúcar no sangue, o consumo de chia também não está indicado para pessoas que fazem uso de remédios para diabetes.

A importância de ingerir chia hidratada

Algo muito importante a ser levado em consideração a respeito da chia é que antes de comê-la é indicado deixá-la de molho na água limpa. Essa semente tem em sua composição o que chamamos de mucilagem, uma substância que quando entra em contato com a água converte-se em uma gelatina e aumenta de tamanho.

Para evitar danos ao estômago e ao esôfago, o ideal é que é a chia seja hidratada antes do consumo pelo período de aproximadamente 30 minutos. Ao ingeri-la em sua versão seca, se a pessoa toma água ou algum outro líquido em seguida a chia pode se expandir e obstruir o esôfago, o que pode representar perigo à saúde.

Além disso, a chia quando consumida sem ser hidratada previamente pode causar constipação, isto é, prender o intestino e deixar o indivíduo com dificuldade para evacuar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a chia está estragada, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Referências
  1. KLEIN, Leoni. "Benefícios da chia: uma revisão". 2015. Artigo (Graduação) – Curso de Nutrição, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/1193>. Acesso em: 13 de janeiro de 2021.

Escrever comentário

3 comentários
A sua avaliação:
Walter
A semente de chia estava funcionando bem há 6 meses de uso, mas a última que eu comprei está com problema quando boito ela de molho na agua prá hidratar depois de ums 4 horas e começa e ficar com gosto ruim parece que azeda e isso não acontecia e o resultado para combater a prisao de ventre ficou comprometido
Sirlene
Pode consumir chia vencida?
Marcia
Eu acho que minhas sementes estão com cheiro forte de mofo, não tem bichinhos, será que está estragada?
Como saber se a chia está estragada
1 de 2
Como saber se a chia está estragada

Voltar ao topo da página