menu
Partilhar

Como saber se a chia está estragada

Por Nicolas Santos. Atualizado: 13 janeiro 2021
Como saber se a chia está estragada

As sementes de chia são saudáveis, versáteis e convenientes. São inúmeros os benefícios da chia, para que serve, tal como a forma com que você pode consumi-la, podendo ser acrescentada em inúmeros pratos e modos de preparo. Além disso, ainda tem um longo prazo de validade, que, no entanto, como acontece com a maioria dos alimentos naturais, pode facilmente estragar caso não seja bem conservada. Se você se pergunta se a chia tem validade, nós já adiantamos que sim! Neste artigo do umCOMO te explicamos como saber se a chia está estragada e também damos dicas de como armazená-la para conservá-la corretamente e evitar problemas no consumo.

Também lhe pode interessar: Para que serve a chia

Como conservar a chia

A chia, por ser naturalmente rica em antioxidantes, leva um bom tempo até apodrecer ou estragar, desde que você a conserve longe da luz, do ar e do calor. Não triture a chia se for armazená-la depois. As suas fibras solúveis concentram-se na casca, que se perdem na trituração, deixando a semente muito mais desprotegida.

Se você comprar as suas sementes de chia embaladas em saco plástico, por exemplo, uma vez abertas é ideal que você passe-as para um pote de vidro bem limpo e vedado, que não deixe as sementes em contato com o ar ou umidade. Lembre-se também de não deixar em contato direto com o sol.

Ao fazer isso é importante que você use uma etiqueta para colocar a data de abertura do pacote e também a data de validade do alimento, assim você pode controlar se já está aberto há muito tempo e saber quando o consumo não é mais indicado.

A geladeira é um bom lugar para guardar as sementes de chia, pois o seu sistema por si só já retira parte da umidade do ar. Além do que, no frio a chia se conserva por mais tempo. Em forma de óleo, o mais recomendado é conservá-lo na geladeira, não em temperatura ambiente.

De todas as formas, ainda que a suas sementes de chia estejam dentro da validade, se você observar mudança de cor, consistência ou presença de pequenos insetos dentro do pote, descarte-as.

Chia tem validade?

Como já contamos na introdução, chia tem validade, agora quanto tempo ela vai durar depende de quando ela foi colhida e a forma com que foi armazenada. No entanto, estima-se que a chia, em média, possui três meses de validade, que podem ser estendidos se você a armazena bem. Geralmente as chias que são embaladas em locais adequados e ficam abrigadas da luz do sol, preferencialmente, duram mais tempo. Também é importante certificar-se da validade antes de adquirir o produto. Dê sempre preferência àqueles que tem validade mais longa na embalagem.

Como saber se a chia está estragada - Como conservar a chia

Como saber se a chia está estragada

É difícil saber se a semente de chia está realmente estragada, uma vez que o sabor e a consistência praticamente não mudam, tal como a aparência, porém, isso não é impossível de acontecer.

Como já dito anteriormente, se você observar mudanças de cor e consistência é ideal descartá-la. Em geral, quando é mal armazenada, é comum o relato dos consumidores de que aparecem "bichinhos", pequenos insetos, em meio às sementes de chia, por isso procure apenas guardá-la da forma devida e não deixar para usar depois do prazo de validade.

Benefícios da chia

De acordo com o estudo Benefícios da Chia[1], o alimento é rico em cálcio, magnésio, proteínas e vitaminas do complexo B. Entre os seus benefícios estão:

  • diminuição do colesterol;
  • controle da glicemia;
  • redução da pressão arterial;
  • auxílio na boa formação óssea;
  • prevenção do envelhecimento precoce;
  • rica em ômega 3 - bom anticoagulante natural;
  • função antiinflamatória e cardioprotetora;
  • aumento do nível de saciedade e de energia.

Contraindicações da chia

Ainda que os benefícios da chia sejam muitos, não são todas as pessoas que estão aptas ou têm indicação para consumi-la.

Por ser muito rica em fibras, não é indicado o seu consumo por pessoas que estão com diarreia ou com o intestino solto por algum motivo. Assim como, pela mesma razão, não está apta para pacientes que tenham diverticulite ou síndrome do cólon irritável.

Como dito, entre os seus benefícios, a chia apresenta a função de diminuição da pressão arterial. Por isso, não está indicada para pacientes hipotensos, já que pode baixar ainda mais a pressão destas pessoas.

Outra contraindicação da chia é que, por ser rica em Ômega 3, ela é um ótimo anticoagulante natural, por isso pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes não devem ingeri-la.

Por controlar a glicemia, isto é, ajudar a reduzir níveis de açúcar no sangue, o consumo de chia também não está indicado para pessoas que fazem uso de remédios para diabetes.

A importância de ingerir chia hidratada

Algo muito importante a ser levado em consideração a respeito da chia é que antes de comê-la é indicado deixá-la de molho na água limpa. Essa semente tem em sua composição o que chamamos de mucilagem, uma substância que quando entra em contato com a água converte-se em uma gelatina e aumenta de tamanho.

Para evitar danos ao estômago e ao esôfago, o ideal é que é a chia seja hidratada antes do consumo pelo período de aproximadamente 30 minutos. Ao ingeri-la em sua versão seca, se a pessoa toma água ou algum outro líquido em seguida a chia pode se expandir e obstruir o esôfago, o que pode representar perigo à saúde.

Além disso, a chia quando consumida sem ser hidratada previamente pode causar constipação, isto é, prender o intestino e deixar o indivíduo com dificuldade para evacuar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a chia está estragada, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Referências
  1. KLEIN, Leoni. "Benefícios da chia: uma revisão". 2015. Artigo (Graduação) – Curso de Nutrição, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/1193>. Acesso em: 13 de janeiro de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Sirlene
Pode consumir chia vencida?
Marcia
Eu acho que minhas sementes estão com cheiro forte de mofo, não tem bichinhos, será que está estragada?

Como saber se a chia está estragada
1 de 2
Como saber se a chia está estragada

Voltar ao topo da página