Partilhar

Como saber se a chia está estragada

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se a chia está estragada

As sementes de chia são saudáveis, versáteis e convenientes. São inúmeros os benefícios da chia, para que serve, tal como a forma com que você pode consumi-la, podendo ser acrescentada em inúmeros pratos e modos de preparo. Além disso, ainda tem um longo prazo de validade, que no entanto - o que acontece com a maioria dos alimentos muito saudáveis - a chia pode facilmente estragar caso não seja bem conservada. Neste artigo, umComo explica como saber se a chia está estragada e também da dicas de como armazenar a chia.

Também lhe pode interessar: Para que serve a chia

Quanto tempo a chia leva para estragar

Isso depende de quando ela foi colhida e a forma com que foi armazenada, no entanto, estima-se que a chia em média possui três meses de validade, que podem ser estendidos se você as guarda bem. Geralmente as chias que são embaladas em locais devidos, longe da luz, de preferência, duram mais tempo. Certifique-se da validade antes de adquirir o produto.

Como conservar a chia

A chia, por ser naturalmente rica em antioxidantes, leva um bom tempo até apodrecer ou estragar, desde que você a conserve longe da luz, do ar e do calor, de preferência em locais que não sejam potes transparentes. Não triture a chia se for armazená-la depois, as suas fibras solúveis concentram-se na casca, que se perdem na trituração, deixando a semente muito mais desprotegida.

Assim que for aberta, a semente e o pote devem ser guardados longe da luz e da umidade. A geladeira é um bom lugar para guardá-la, pois o seu sistema por si só já retira parte da umidade do ar. Além do que, no frio a semente de chia se conserva por mais tempo. Em forma de óleo, o mais recomendado é conservá-lo na geladeira.

Como saber se a chia está estragada

É difícil saber se a semente de chia está realmente estragada, uma vez que o sabor e a consistência praticamente não mudam, tal como a aparência. Em geral, quando mal guardada, é comum o relato de consumidores de que há "bichinhos" se desenvolvendo nas sementes de chia. Procure apenas guardá-la da forma devida e não deixar usar depois do prazo de validade. Lembrando que a geladeira é o local mais recomendado para armazenar sementes de chia, evitando por mais tempo que elas estraguem ou apodreçam. Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a chia está estragada, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como saber se a chia está estragada

2 comentários
Sirlene
Pode consumir chia vencida?
Marcia
Eu acho que minhas sementes estão com cheiro forte de mofo, não tem bichinhos, será que está estragada?

Como saber se a chia está estragada
Como saber se a chia está estragada

Voltar ao topo da página