Outros Alimentos benéficos para a saúde

Batata doce prende o intestino?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 20 novembro 2023
Batata doce prende o intestino?

A batata doce não prende o intestino, pelo contrário, pode ajudar as pessoas que sofrem de constipação para evitá-la, isso porque esse tubérculo traz muita fibra para o organismo, embora algumas pessoas pensem que prende o intestino. Por mais que muitos duvidem disso, a batata doce não engorda pois, em um nível nutricional, é muito equilibrada.

Além disso, possui infinitas propriedades benéficas. No umCOMO, diremos tudo sobre se batata doce prende o intestino, como comê -la para evitar constipação, assim como te diremos que outros alimentos com um efeito laxante você pode consumir para ir ao banheiro sem problemas.

Também lhe pode interessar: Abóbora prende o intestino?

Índice

  1. A batata doce prende o intestino ou não?
  2. Como comer batata doce para soltar o intestino
  3. Comidas que soltam o intestino

A batata doce prende o intestino ou não?

A batata doce não prende o intestino. Este é um tubérculo também conhecido como batata, nasce de uma planta trepadeira e a estação ideal para colheita é entre o outono e o inverno.

A maioria dos nutrientes da batata doce são carboidratos, com açúcares simples, especialmente quando estão em seu ponto de maturação. Embora doce, a carga glicêmica é de apenas 7, isso significa que a glicose cruza a corrente sanguínea lentamente, fazendo com que não represente um perigo, porque não gera aumento da insulina. No entanto, as pessoas que sofrem de diabetes devem consumir a batata doce com cautela.

Sua cor alaranjada indica que é rica em vitamina A e que contém betacarotenos, elementos indispensáveis ​​para a boa saúde, para a pele e para o desenvolvimento ósseo. Além disso, fornece vitamina B1, B2, B5, B6 e Vitamina C. Por outro lado, também é uma fonte de potássio, manganês, ferro e cobre. É rico em metionina, um aminoácido essencial. Graças à alta presença de antioxidantes e, principalmente, fibra, é que a batata doce não prende o intestino.

Batata doce prende o intestino? - A batata doce prende o intestino ou não?

Como comer batata doce para soltar o intestino

A batata doce pode ser consumida assada ou cozida, embora nesta última forma de preparo, alguns de seus nutrientes possam ser perdidos, de modo que a recomendação mais certa é o consumo de batata doce assada.

Para prepará-la, você só precisa pegar uma bandeja refratária e passar um pouco de gordura. A batata doce, embora já seja vendida limpa, deve ser escovada um pouco mais e lavada com água, para remover qualquer resíduo, especialmente se tiver sido comprada no mercado.

É aconselhável fazer pequenas fendas ao redor, com um garfo, para que o calor do forno penetre bem. Coloque na bandeja e deixe cozinhar por aproximadamente 50 minutos. Ao fim deste tempo, a casca estará assada e crocante. A parte de dentro ficará bem macia. Muitas vezes, não é necessário inverter o lado. Você também pode jogar um pouco de suco quando estiver pronta.

Muitas pessoas geralmente sabem simplesmente degustam batata doce usando uma colher; no entanto, você também pode adicionar um toque de azeite extra virgem e uma pitada de sal. Pessoas que amam seu gosto doce, geralmente acentuam-o com um pouco de açúcar mascavo, mel ou canela moída. A deliciosa batata doce também pode ser usada para fazer outros pratos, como purê, creme, pão, bolachas, tortilhas e até biscoitos, sem medo de sofrer de constipação, porque já foi esclarecido que a batata doce ou a batata não prende o intestino.

Descubra neste outro artigo se Pode congelar batata doce.

Batata doce prende o intestino? - Como comer batata doce para soltar o intestino

Comidas que soltam o intestino

Além da batata doce, outros alimentos laxantes que podem ajudar a combater a constipação são os seguintes:

  • Alcachofra: tem um ótimo teor de fibras, o que é útil para as pessoas evacuarem mais facilmente.
  • Sementes de linho: elas contêm fibras e ácidos graxos que facilitam a purificação do organismo. Elas podem ser consumidas inteiras ou moídas. Elas também podem ser adicionadas a outras receitas culinárias.
  • Leguminosas: elas contêm fibras e promovem o trânsito intestinal.
  • Grãos integrais: permite o movimento intestinal.
  • Maça: permite que o corpo desintoxique mais rapidamente. Contém pectina e isso permite que o intestino esvazie rapidamente.
  • Água de coco: combate a retenção de líquidos, reidrata e permite que você vá ao banheiro.
  • Sementes de chia: essas sementes são um poderoso laxante natural, que promove o movimento do intestino.

É importante destacar que todos os alimentos laxantes, mesmo quando naturais, devem ser tomados com cautela, pois em excesso eles podem ser prejudiciais, incluindo trigo ou farelo de aveia. O consumo desses alimentos não deve ser demasiado, pois pode causar desconforto gastrointestinal, como diarreia, dor na barriga, irritação intestinal, flatulência, entre outros.

É sempre recomendável praticar um estilo de vida saudável, tomar água suficiente, consumir alimentos ricos em fibras e fazer exercícios. Se o problema da constipação for forte ou persistir, é melhor ir a um médico especialista para que ele analise as causas e indique uma dieta personalizada.

Agora que você sabe se a batata doce prende o intestino, descubra como cozinhar batata doce.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Batata doce prende o intestino?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Batata doce prende o intestino?