Abóbora engorda? - Conheça suas calorias


A abóbora não engorda por si só, portanto, não engorda desde que seja consumida em uma preparação saudável. É um alimento de baixa caloria, rico em fibras, água e vitaminas, e é por isso que é usado em dietas de emagrecimento e para manter um peso saudável.
100 gramas de abóbora têm aproximadamente 26 quilocalorias. Se você quiser saber mais sobre se a abóbora engorda ou emagrece, suas calorias e se é bom comê-la à noite, continue lendo este artigo do umCOMO, no qual respondemos a essas perguntas.
Abóbora engorda ou emagrece?
A abóbora não engorda se consumida em uma preparação saudável. Ela tem poucas calorias e é rica em fibras, água, vitaminas, antioxidantes e minerais, por isso pode ajudar nas dietas de perda de peso. Seu alto teor de água e fibras proporciona saciedade e ajuda a controlar melhor o apetite.
No entanto, seu efeito depende de como é consumido, pois a preparação pode aumentar a ingestão de calorias. Então, a abóbora assada ou cozida engorda, e o que dizer da abóbora frita ou em receitas doces? A abóbora assada ou cozida, simples ou com apenas ingredientes de baixa caloria, não engorda. Por outro lado, se adicionarmos muito queijo com alto teor de gordura ou outros ingredientes com alto teor calórico, a abóbora em si não engordará, mas o restante da preparação sim. Por outro lado, se a fritarmos, ela também contribuirá com mais calorias do que se for grelhada ou assada, pois o teor de gordura do óleo aumenta as calorias. Da mesma forma, em sobremesas ou receitas doces, a adição de açúcares e outros ingredientes aumenta as calorias do próprio prato.
Portanto, devemos levar em conta o preparo da abóbora se quisermos seguir uma dieta específica e, também, devemos ter em mente qual é o nosso gasto calórico (como é o nosso metabolismo atual, se sofremos de alguma doença relacionada, se fazemos muito ou pouco exercício, etc.).
Recomendamos que você leia este outro post sobre a abóbora prende o intestino?

Quantas calorias tem a abóbora
100 gramas de abóbora contêm, em média, aproximadamente 26 quilocalorias. Considera-se que 100 gramas têm uma variação de aproximadamente 15 kcal a 46 kcal[1]. Ela é pobre em calorias e rica em fibras, o que a torna ideal para dietas balanceadas ou controle de peso. Além disso, o valor nutricional aproximado de 100 gramas de abóbora crua é o seguinte
- Calorias: 26 kcal
- Proteína: 1 g
- Gordura: 0,1 g
- Carboidrato: 6,5 g
- Fibra: 0,5 g
- Açúcares: 2,8 g
- Vitamina A: 8500 UI
- Vitamina C: 9 mg
- Potássio: 340 mg
- Cálcio: 21 mg
Também recomendamos que você conheça estas informações: Como saber se a abóbora está ruim.

A abóbora tem açúcar? Este é o seu índice glicêmico
Também se pergunta com frequência se a abóbora aumenta a glicose, pois isso tem influência tanto nos casos de diabetes quanto no aspecto de engordar ou não. A verdade é que a abóbora tem poucos carboidratos, mas os tem, portanto, há um aumento da glicose no sangue, mas isso não é excessivo, desde que comamos quantidades adequadas desse alimento.
Na verdade, o índice glicêmico da abóbora é de 65,0, portanto, é considerado um alimento de IG médio. A carga glicêmica da abóbora é igual a 4,5, o que a classifica como um alimento de baixo IG.
Pode comer abóbora de noite?
Sim, comer abóbora à noite pode ser uma boa opção. A abóbora tem poucas calorias, é rica em fibras e contém nutrientes como as vitaminas A e C, que auxiliam a digestão e ajudam a manter a sensação de saciedade. Além disso, seu baixo teor de carboidratos a torna adequada para um jantar leve sem causar digestão pesada antes de dormir, desde que comamos uma quantidade adequada e não excessiva.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Abóbora engorda? - Conheça suas calorias, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.
- Ceclu, Liliana & Nistor, Oana & Mocanu, Gabriel. (2021). Pumpkin – health benefits. 241-246. ResearchGate. (Noviembre de 2021). Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/356287046_Pumpkin_-_health_benefits
- Guía de índice glucémico. Calabaza. Disponible en: https://glycemic-index.net/es/calabaza/