Banana engorda?
Muitas pessoas se perguntam se a banana engorda, mas essa dúvida se deve a um mito que se espalhou. No entanto, agora está claro que as bananas não engordam e podem ser consumidas a qualquer hora. As bananas têm 95 calorias a cada 100 gramas e muitos nutrientes. No umCOMO vamos explicar mais sobre isso, além de contar quais são os benefícios de comer banana.
Banana engorda?
Banana NÃO engorda. Existe até uma variante que é mais doce, o que significa que fornece mais açúcares, mas isso não quer dizer que a pessoa terá ganho de peso significativo. Pelo contrário, pessoas que sofrem de diabetes ou obesidade podem consumi-la, uma vez que não existem evidências científicas que relacionem a ingestão desta fruta com o excesso de peso.
No que diz respeito à banana das Ilhas Canárias, em particular, a Associação das Organizações de Produtores de Banana das Ilhas Canárias (ASPROCAN), indicou que esta variedade contém pectina, bem como fibra solúvel que aumenta a presença de mucina nas paredes dos intestinos, o que permite que a pessoa sinta maior saciedade. Ao se sentir satisfeita, a pessoa tem menos necessidade de consumir outros alimentos que possam fornecer grandes quantidades de calorias. Por outro lado, as bananas são de fácil digestão, o que significa que os alimentos com alto teor calórico podem ser eliminados mais facilmente do corpo.
A banana não só não engorda, mas também fornece muitos nutrientes essenciais para uma boa saúde em geral, como o potássio, o que explica por que os atletas costumam consumi-la após os treinos. O potássio é um mineral que facilita a regulação da pressão arterial e contribui para o bom funcionamento dos músculos e do sistema nervoso.
Além disso, um estudo realizado sobre os efeitos da suplementação com amido de banana nativo sobre o peso corporal e a sensibilidade à insulina em pacientes obesos com diabetes tipo 2, fazendo uma comparação através de um desenho cruzado, concluiu que os pacientes que receberam suplementação com amido de banana nativo perderam mais peso corporal do que quando eles estavam no tratamento de controle. Além disso, após o consumo deste suplemento, os níveis plasmáticos de insulina foram reduzidos, apoiando assim o uso desta suplementação de fibra alimentar.
Durante muitos anos acreditou-se que a banana engordava e até muitos nutricionistas espalharam essa falsa crença, mas não é verdade, atualmente se sabe que ela não leva ao ganho de peso.
Calorias de banana
Quanto às calorias da banana, ela fornece 95 calorias a cada 100 gramas. Se a banana for pequena, o número de calorias pode diminuir. Deve-se observar que essas calorias não são vazias, mas contêm nutrientes.
Nesse sentido, se as calorias contiverem nutrientes podem ajudar a reduzir o peso, pois fornecem fibras que promovem a perda de peso. Por outro lado, a banana não fornece gordura, o que é favorável. Resumindo, é bom comer banana à noite e durante o dia.
Benefícios da banana
À medida que a banana amadurece, o amido se transforma em maior quantidade de açúcares, mas seus minerais e vitaminas permanecem estáveis, por isso preserva fósforo, ferro, cálcio, manganês e vitaminas, como as do grupo B. Esses são alguns dos benefícios que podemos obter desta fruta:
- Graças a todas estas propriedades, considera-se que o risco de câncer no cólon pode ser reduzido, uma vez que algumas bactérias que estão presentes no intestino necessitam destes nutrientes para proteger o cólon.
- Da mesma forma, considera-se que ajuda a reduzir a pressão arterial, devido ao seu teor de potássio.
- Previne dores de artrite e reumatismo, graças às vitaminas do grupo B.
- Mantém os níveis de colesterol regulados, devido ao seu conteúdo de fibras.
- Contribui para o bom funcionamento do aparelho digestivo, prevenindo doenças de origem gastrointestinal, como úlceras, azia, gastrite, diarreia e náuseas.
- Funciona como um remédio eficaz para curar úlceras estomacais, devido à presença de leucocianidina, que cobre a mucosa e combate a inflamação a nível digestivo.
- É ideal para cicatrizar feridas causadas por queimaduras ou feridas, quando aplicado topicamente.
- A casca de banana pode ajudar a aliviar picadas de insetos, aplicando a parte interna da casca na área afetada.
- Previne a acidose, ou acidez no sangue, já que a banana é alcalina.
- Contém antioxidantes abundantes, que ajudam a prevenir o aparecimento de diversos tipos de câncer.
- Ajuda a combater a constipação, devido às suas fibras e frutooligossacarídeos.
- É um alimento importante na prevenção e tratamento da anemia, pois promove a produção de hemoglobina.
- Ajuda o corpo a recuperar do cansaço e melhora a resistência, fornecendo energia, graças ao potássio, vitamina B e hidratos de carbono.
- Previne cólicas, pois é fonte de magnésio e potássio, que repõe os minerais perdidos após a transpiração.
- Permite eliminar cálculos renais e nefrites, graças ao fato de ser fonte de potássio e quase não conter sódio, portanto, pessoas que retêm líquidos também podem consumi-la.
Com todos esses dados, é preciso lembrar que a afirmação de que a banana engorda o abdômen, as pernas ou qualquer outra parte é falsa, pois ajuda a manter o peso e facilita os processos digestivos, evitando patologias.
Agora que você sabe se banana engorda, veja neste outro artigo como congelar banana.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Banana engorda?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.
- Ble-Castillo, JL, Aparicio-Trápala, MA, Francisco-Luria, MU, Córdova-Uscanga, R., Rodríguez-Hernández, A., Méndez, JD, & Díaz-Zagoya, JC (2010). Efeitos da suplementação com amido de banana nativa sobre o peso corporal e a sensibilidade à insulina em diabéticos obesos tipo 2. Jornal internacional de pesquisa ambiental e saúde pública, 7(5), 1953–1962. https://doi.org/10.3390/ijerph7051953