Benefícios da fruta

Cereja engorda?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 30 agosto 2023
Cereja engorda?

É uma deliciosa fruta vermelha da época e, em princípio, a cereja não engorda, desde, claro, que esteja incluída em uma alimentação variada e equilibrada e tendo em conta que a sua ingestão deve ser limitada. É preciso lembrar que a cereja tem muitos benefícios para a saúde e para o bom funcionamento do organismo como um todo e é um alimento cuja ingestão calórica não é excessiva.

Mesmo assim, se você está seguindo uma dieta para emagrecer e quer saber todos os detalhes se cereja engorda para incluí-la ou excluí-la dos seus cardápios, neste artigo do umCOMO você tem todas as informações que precisa.

Também lhe pode interessar: Propriedades da melancia

Índice

  1. Cereja engorda ou emagrece?
  2. Quantas calorias tem uma cereja
  3. Benefícios da cereja

Cereja engorda ou emagrece?

Mais de 80% da composição da cereja é água, segundo a informação da Base de Dados Espanhola de Composição de Alimentos (BEDCA)[1] e também, a presença de gordura nela é insignificante (0,5 g/100 g). Esses são dois dos parâmetros que servem de apoio para afirmar que a cereja, em quantidade moderada, não é um alimento que contribui para o ganho de peso.

Um detalhe importante é também o fato de a cereja, apesar do seu agradável sabor adocicado, ter um índice glicémico baixo, situando-se nos 22, o que significa que a sua contribuição de açúcares simples para o organismo é bastante limitada.

Uma pessoa saudável, que segue uma alimentação variada e que pratica algum exercício físico, pode incluir cereja nas suas refeições, comendo-a pura, como sobremesa ou lanche da manhã (ideal para atletas), ou nas diferentes preparações possíveis como: batida, suco, gaspachos ou molhos originais, desde que se trate de uma ingestão moderada, a cereja não acrescenta quilos a mais.

Neste artigo explicamos Como fazer cereja em calda.

Cereja engorda? - Cereja engorda ou emagrece?

Quantas calorias tem uma cereja

Apesar de tudo o que foi dito, há um ponto chave para saber se a cereja engorda ou não e é a quantidade de calorias que ela faz chegar ao corpo. Para se ter uma ideia, 100 gramas de cerejas representam uma ingestão aproximada de 66 kcal, segundo dados da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN)[2].

Em comparação com outras frutas, a cereja fica em um ponto intermediário. É verdade que outras frutas vermelhas, como o morango ou a framboesa, têm menos calorias (cerca de 40 kcal/100 gramas), mas outras frutas, como a banana, o figo ou o abacate, excedem em muito as calorias da cereja.

Nesse sentido, é preciso lembrar que a ideia de que a cereja engorda não é verdadeira, pois um consumo esporádico e não excessivo é perfeitamente compatível com um corpo invejável.

Cereja engorda? - Quantas calorias tem uma cereja

Benefícios da cereja

  • São muitas as boas propriedades da cereja que a tornam um alimento, em geral, benéfico para a saúde dada a sua rica composição em nutrientes essenciais. A primeira coisa que se deve saber é quais são as vitaminas que a cereja possui, pois é especificamente a vitamina C e a pró-vitamina A que conferem à fruta vermelha seu alto poder antioxidante.
  • As vitaminas e também os polifenóis e flavonóides, especialmente as antocianinas, fazem da cereja uma excelente aliada no combate aos radicais livres, sendo, por isso, boa para retardar o envelhecimento do corpo a nível celular. Incluí-la na dieta ajuda a manter a pele mais lisa e jovem.
  • Além disso, como já indicamos, ajuda a manter um peso correto tanto pelas calorias moderadas como pelo bom teor de fibras, com efeito saciante e aliado do bom trânsito intestinal.
  • Estima-se que a cereja tenha propriedades anti-inflamatórias, por isso pode ser boa para prevenir ou aliviar problemas e desconfortos musculares e articulares.
  • A cereja é uma das frutas que geralmente as pessoas com diabetes podem consumir (desde que não haja contraindicação médica), pois está incluída no grupo das frutas de baixo índice glicêmico.
  • Além disso, sua contribuição em gorduras é praticamente inexistente, por isso é boa para ajudar a manter os lipídios no sangue nos níveis corretos, incluindo o colesterol. Por esta razão, a cereja é considerada boa para prevenir e controlar a hipertensão e as doenças cardiovasculares.
  • Potássio, magnésio ou fósforo também são alguns dos minerais que contêm e que fazem a cereja ser considerada boa para manter o cérebro e as funções cognitivas em boas condições.

Em resumo, pode-se dizer que consumir cereja, em quantidade normal e dentro de uma alimentação balanceada, proporciona importantes benefícios à saúde. Mesmo assim, é preciso lembrar que a ingestão de cereja pode ser contraindicada se você for alérgico a algum de seus componentes e também se sofrer de alguma doença relacionada ao trânsito intestinal.

Agora que você sabe se cereja engorda, veja mais informações neste artigo sobre Cerejas: propriedades e benefícios.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cereja engorda?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Referências
  1. Base de Dados Espanhola de Composição de Alimentos (BEDCA). Disponível em: https://www.bedca.net/bdpub/
  2. Fundação Espanhola de Nutrição (FEN). Disponível em: https://www.fen.org.es/storage/app/media/flipbook/mercado-alimentos-fen/008/index.html#p=9
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cereja engorda?